Mesmo sendo praticada por milhares pessoas há anos, ainda há muitas dúvidas sobre quais as recomendações necessárias para se tornar um adepto da modalidade. Abaixo, o professor Sânio Gomes, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, revela quais são os principais mitos e verdades sobre o yoga.
O Yoga não pode ser praticada por qualquer pessoa.
Mito. Levando em consideração que o yoga é um estado de consciência, não uma postura física, qualquer pessoa pode praticar a atividade – desde crianças e jovens até adultos e idosos. Nem sempre precisamos fazer asanas (posturas físicas) para estar de fato praticando yoga.
Yoga pode ajudar bastante na qualidade de vida, inclusive melhorar o ânimo.
Verdade. Além de melhorar o ânimo, o yoga diminui a ansiedade e promove benefícios físicos como diminuição das dores no corpo, aumento da força, da flexibilidade, do alongamento e da mobilidade.
Sentir dores durante a prática do yoga não pode ser considerado normal.
Verdade. Temos que tomar muito cuidado com as dores que sentimos quando praticamos exercícios. Se a dor surge no momento em que o exercício está sendo realizado, o professor deve auxiliar o aluno e indicar a diminuição da intensidade, pois pode causar lesões mais sérias futuramente. Se a dor surgir após a prática e persistir por 24 horas após o exercício, neste caso pode estar relacionado ao esforço físico. Trata-se do processo de gasto de energia e eliminação de resíduos.
Yoga é um bom aliado para emagrecimento.
Verdade. Principalmente se a prática for intensa e o aluno mantiver a alteração na frequência cardíaca.
Homens não praticam yoga.
Mito. O yoga pode ser praticado por todos, sem exclusão de sexo, idade ou condicionamento físico, mesmo os homens acreditando que a prática só traz benefícios para as mulheres.
É indicado praticar ao mesmo tempo os vários estilos do yoga.
Mito. Quando o aluno define um método deve permanecer. Só mude se você não se identificar com ele. Trocar de estilo constantemente compromete a evolução do praticante e deve ser evitado.
Estou acima do peso, mas mesmo assim posso praticar yoga.
Verdade. É possível praticar yoga mesmo estando acima do peso e os exercícios devem ser adaptados de acordo com as limitações físicas do praticante. É importante visitar um médico, fazer o exame ergométrico e receber a permissão para fazer a atividade física. Uma dica para quem quer perder peso é aliar o yoga a exercícios aeróbios como caminhada e bike.
Yoga ajuda a combater a insônia.
Verdade. Existem os asanas (posição corporal típica do yoga) do Hatha Yoga que são considerados terapêuticos e minimizam o problema.
Como eu tenho problemas respiratórios, não devo praticar yoga.
Mito. As técnicas respiratórias do yoga são muito utilizadas na reabilitação respiratória, ajudam na melhora da troca gasosa, eliminam o gás carbônico do sangue, promovem o equilíbrio do ácido básico do corpo, além de proporcionar um bom relaxamento, fortalecimento dos músculos expiratórios e aumento do aporte de oxigênio.
O yoga também previne doenças cardiovasculares.
Verdade. Mas não descarte em hipótese alguma fazer uma atividade aeróbia complementar, principalmente as que aumentam a frequência cardíaca.
Não tenho tempo de ir às aulas de yoga mais de duas vezes por semana e não vou obter os resultados esperados.
Mito. Para manter uma vida saudável e com qualidade de vida, recomenda-se ao praticante frequentar as aulas de duas a três vezes por semana, mas outras práticas como concentração e meditação, podem ser realizadas a qualquer momento do dia.
Criado em 2001 pelo cirurgião plástico e oncologista, Dr. Américo Marques, o Levitas Centro de Bem-Estar e Fisioterapia tem como objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos seus clientes, respeitando o perfil de cada um na busca pelo bem-estar e pensando a medicina de forma integrada. Para isso, apoia-se em uma linha de trabalho baseada em atividades físicas, tratamentos estéticos, fisioterápicos e nutrição. O Levitas conta com profissionais altamente capacitados e apresenta como diferencial de mercado o acompanhamento full time dos clientes por um time de educadores físicos e fisioterapeutas. Os serviços incluem atividades físicas como musculação, postural, caminhadas e corridas monitoradas ao ar livre no Parque do Ibirapuera, Yoga, tonificação, Mat Pilates, ginástica funcional, hidroginástica, dança, bike, alongamento, Studio Pilates, Power Plate, reabilitação esportiva e RPG, bem como atividades específicas para gestante e pessoas com osteopenia e osteoporose. Na área de Touch (estética) destaque para o tratamento da hiperbárica (exclusivo Levitas), drenagem linfática, massagem relaxante, modeladora, Shiatsu, pedras quentes, peeling, entre outras. O Centro de Bem-Estar conta com 1.200 clientes ativos, na faixa etária de 26 a 55 anos, sendo 63% composto por mulheres. O Levitas possui um dos mais altos índices de satisfação do mercado, 50% dos clientes frequentam o espaço há mais de 5 anos. Mais informações pelo website: www.levitas.com.br ou pelo telefone (11) 3054-7922.