Há exatamente um ano, Piracicaba entrava no seleto rol das cidades do país capacitadas a realizar transplantes de coração. A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) foi a responsável pela realização dessa primeira operação cirúrgica, fato até então inédito no município e na região.
Com essa conquista, Piracicaba passou a ser a quarta cidade do interior paulista a realizar esse tipo de procedimento (as outras três são Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto). A partir de então, a equipe cardíaca do Hospital - que atende no Instituto Cardiovascular de Piracicaba (IC) - já realizou outros três transplantes de coração.
O transplante, realizado no dia 20 de maio de 2012, foi considerado um sucesso pela equipe médica. O Paciente que tinha cansaço até para tomar banho passou a ter uma vida normal, inclusive voltou trabalhar com pedreiro.
“O projeto desse primeiro transplante cardíaco só se concretizou após termos conseguido formar no HFC uma equipe multidisciplinar comprometida com o projeto, transplante cardíaco não se faz sozinho, se faz em equipe”, afirmou o cirurgião Marcus Vinicius Ferraz de Arruda, coordenador da Cirurgia Cardíaca do HFC.
A equipe do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba atua desde fevereiro de 2002 e realiza anualmente 300 cirurgias, das mais diversas complexidades, tais como revascularização do miocárdio, troca de válvula, aneurisma de aorta, implante de marca-passo e transplante cardíaco.