Fazemos acontecer

Atividades celebram os dez anos do Centro Cultural Martha Watts

Publicado em 06 de Junho de 2013.
Foto: Fábio Mendes

O Centro Cultural Martha Watts (CCMW) completa dez anos de existência no dia 27 de junho. No entanto, as celebrações tem início neste sábado, 8, com a promoção de diversas iniciativas culturais, dentre elas: abertura de exposições, recitais e pinturas ao ar livre. Todos os eventos são gratuitos e ocorrem no próprio Centro Cultural, a partir das 9h. Na mesma data, por iniciativa do vereador Pedro Kawai, o CCMW também receberá uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores de Piracicaba. As atividades serão promovidas simultaneamente.

A programação comemorativa inclui a abertura da 1ª Mostra de Artes do IEP (Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista) “Que Arte me Inspira”, na Sala Monet; as exposições: “Seleção Canarinha: pra rir ou pra chorar”, no térreo; “Notas de Ascensão e Morte desde uma Terra Incógnita”, na sala Da Vinci, e “Paralela do 21° Salão Universitário de Humor/Meio Ambiente”, na sala Irineu Guimarães. As exposições poderão ser visitadas até o dia 28 de junho. Além disso, também serão promovidos o recital “Impressionismo Musical”, com a pianista Cecília Bellato; a peça teatral “Abraço e Poesia”, interpretada pelo grupo de teatro da Unimep, Cochichonacoxia, e a realização de pinturas ao ar livre com integrantes da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (Apap) e convidados. Na mesma data, às 14h, ocorre uma oficina de contos na sala 48 do bloco 9 do campus Taquaral da Unimep. Para esta última atividade, é necessário se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail ccmw@unimep.br

Também em celebração ao 10° aniversário, outros eventos estão programados ao longo de junho. São eles: Encontro com a Literatura – Poesia Feminina Portuguesa Moderna, no dia 12, às 15h30, no mini-auditório do CCMW (inscrições gratuitas pelo e-mail ccmw@unimep.br); abertura da exposição “100 Anos Rocha Netto”, no dia 28, às 19h, no Espaço Memória Piracicabana e, na mesma data, às 19h30, um bate-papo sobre o EC XV de Novembro de Piracicaba, com a participação de jornalistas esportivos, na sala Canadá do Colégio Piracicabano. Já no dia 29, está programado o bate-papo Conversa com o artista Gustavo Torrezan, sobre o tema “Biopolítica de Exposições de Arte”, às 10h, no mini-auditório do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

Histórico – Fundado em 1884, o Centro Cultural Martha Watts passou a receber esse nome em 27 de junho de 2003, quando a sede foi reinaugurada, em homenagem à missionária norte-americana Martha Watts. Até então, o local era utilizado como espaço de funcionamento do Colégio Piracicabano. No local, atualmente estão abrigados o Museu Professora Jaïr de Araújo Lopes, o Espaço Memória Piracicabana, as salas de exposições: Monet, Da Vinci e Irineu Guimarães, o laboratório de conservação documental, o Cepeme (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Metodismo e Educação) e o Memorial das Instituições Metodistas de Ensino.

O CCMW é responsável pela realização de distintas atividades culturais e de pesquisa, bem como monitorias e preservação de acervos históricos de Piracicaba. “O Centro Cultural integra diferentes expressões artísticas e valoriza a arte piracicabana: dá oportunidade aos artistas da cidade para expor suas obras e, além disso, por meio de visitas monitoradas, aproxima a população das manifestações artísticas e dos espaços de memória”, destaca a coordenadora do local, Joceli Lazier.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br