Fazemos acontecer

Feimep tem atividade paralela para crianças

Publicado em 19 de Junho de 2013.

Crianças de 7 a 14 anos têm agora a oportunidade de participar da programação pedagógica do 4o Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), que acontece de 21 a 27 de julho. A ampliação das masterclasses se dá por meio de parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) com a Associação Amigos da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil (Amorfipi). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de junho no site www.feimep.com.br.

São 40 vagas, distribuídas entre violino, violoncelo e viola. Para a admissão, é necessário que os inscritos possuam conhecimento na área em que desejam estudar, sem necessidade de formação aprofundada.

Os professores colaboradores são provenientes do Equador. A violinista Nathaly de Los Ángeles Luna Campoverde e a violoncelista Cecilia Patricia Vaca Merino, ambas especialistas pelo Conservatório Salvador Bustamante Celi, da cidade de Loja. Há ainda Winfried Mitterer, pianista e regente de orquestra que está à frente da Escola de Música Sinfíny e da Camerata Arkos, ligada à Universidade Técnica de Loja.

A Amorfipi é uma entidade sem fins lucrativos que possui, entre os objetivos, promover a educação e a cultura musicais como forma de inclusão social. Atualmente, é a responsável pela Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de Piracicaba, que hoje possui 30 integrantes. Os alunos da associação também participarão das aulas ao lado dos selecionados.

Durante a semana de realização do Festival, além de frequentarem as masterclasses, as crianças passarão por ensaios diários de 90 minutos. Eles farão depois, com repertório e datas a serem definidos, uma apresentação no Teatro Erotídes de Campos, como resultado dos trabalhos.

Para a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, a vinda dos professores colaboradores trará maiores possibilidades às crianças de Piracicaba e região. “É uma parceria que chegou em boa hora, pois a Amorfipi possui a mesma filosofia que o Feimep, que é o de promover ações de inclusão por meio da musica erudita”, diz Rosângela.

JOVENS MÚSICOS – Estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios do brasileiros e de outros países também podem se inscrever na quarta edição do Feimep. Em 2013 são 100 vagas com 10 professores renomados do Brasil e do exterior em violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano.

Ficha de inscrição e procedimentos para o preenchimento das vagas estão no site oficial. Neste caso é preciso postar um vídeo no YouTube ou no Vimeo exibindo uma apresentação do candidato, com repertório de livre escolha e duração máxima de cinco minutos. Os aprovados serão divulgados em 5 de julho.

O Feimep é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, com patrocínio da Elring Klinger e apoio cultural da Associação Amigos Mahle e Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap).

A programação 2013 oferecerá aos inscritos uma programação pedagógica, com masterclasses, palestras e ensaios ministrados por um experiente e renomado corpo docente de diversas nacionalidades. Além disso, estão previstas apresentações artísticas, com concertos gratuitos de orquestras nacionais e internacionais.

SERVIÇO – 4° Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep). Inscrições: até 30 de junho pelo site www.feimep.com.br.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br