O solstício do inverno irá começar oficialmente às 2h04 desta sexta-feira, 21. No outro hemisfério da Terra os habitantes estarão vivenciando o inicio do verão. Isto acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27’ em relação ao plano da órbita que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam menos sobre o hemisfério sul e mais sobre o hemisfério norte.
A partir desta sexta-feira que trás a noite mais longa do ano – do por ao nascer do Sol serão 13h17 de escuridão – gradativamente os dias se tornarão mais longos e, consequentemente, as noites mais curtas. Em 22 de setembro, por ocasião do equinócio da primavera, a duração dos dias e das noites se igualará. A duração do inverno irá durar precisos 93 dias, 15 horas e 40 minutos.
Em nossa região o Sol nascerá nesta sexta-feira às 6h46 e se porá às 17h27. A passagem meridiana ocorrerá às 12h07. Para aqueles interessados em conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol está na constelação do Touro. No dia seguinte, 22, o Sol entra na constelação dos Gêmeos e fica até o dia 20 de julho. O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu.
É somente por ocasião dos equinócios – outono e primavera – que o Sol nasce exatamente a leste e se põe a oeste. A chegada do inverno trás noites propicias a observação dos astros.
Nesta época pontificam belas constelações como o Escorpião, Virgem, Leão, Cruzeiro do Sol e Carina entre outras. O planeta que está em evidencia é Saturno e uma visita a um observatório é uma oportunidade única para conferir a contemplação do planeta dos anéis, a maravilha do sistema solar.