Fazemos acontecer

Piracicaba participa da Etapa Final do Festival Sabor de São Paulo

Publicado em 28 de Junho de 2013.

O evento acontece no próximo final de semana na cidade de São Paulo e será aberto ao público

Piracicaba, 28 de junho de 2013 – A cidade de Piracicaba participará no próximo final de semana, dias 29 (sábado) e 30 (domingo) de junho, da Etapa Final do Festival Gastronômico Sabor de SP, que acontecerá no Parque da Água Branca na cidade de São Paulo.

Além do prato Imbruio Caipira, do chef Roberto Lourenço de Moraes, que representa a cidade de Piracicaba entre os 30 finalistas desta etapa, a Secretaria de Turismo de Piracicaba também estará com um estande expositivo para divulgar os atrativos turísticos da cidade. O público estimado pelos organizadores do Festival, para circular nos dois dias de evento, é de 25 mil pessoas.

Esta etapa encerrará o Festival Gastronômico Sabor de SP, que movimentou o setor gastronômico paulista desde o início de 2013. Foram realizadas seis etapas em diferentes regiões do Estado, para eleger por meio de degustação popular os 30 pratos finalistas, que poderão ser degustados neste evento final a preços populares. Os pratos finalistas são de 28 municípios paulistas, e se diferenciam principalmente pela utilização de produtos agropecuários produzidos em cada região.

Para estar presente na etapa final, a cidade de Piracicaba foi classificada na 6ª Etapa do Festival Sabor de São Paulo, que aconteceu no dia 8 de maio, no Senac Campinas. As outras cidades vencedoras de cada região são:

Etapa São Carlos: Araraquara, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos

Etapa Bauru: Agudos, Bauru, Duartina, Jaú e Marília

Etapa São José do Rio Preto: Araçatuba, Novo Horizonte, Poloni e São José do Rio Preto

Etapa Sorocaba: Itapetininga, Mairinque, Piedade, São Roque e Sorocaba

Etapa Santos: Cananéia, Iguape, Ilhabela, Santos e Ubatuba

Etapa Campinas: Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, Pirassununga e São Paulo

"Imbruio Caipira"

O prato Imbruio Caipira, classificado para a etapa final do Festival, é composto por uma mini pamonha recheada com o peixe dourado e servida com pirão do peixe. A criação do prato e decisão de inscrevê-lo no concurso foi do Chef Roberto de Moraes, juntamente com os proprietários do restaurante Coisas di Buteco, estabelecimento inaugurado em 2012 na cidade de Piracicaba.

"Iniciamos um processo de discussão sobre qual seria o prato que melhor representaria a região de Piracicaba surgindo de imediato a possibilidade de se criar um prato que contivesse a pamonha (mundialmente conhecida como procedente de Piracicaba), bem como a utilização de outro ingrediente típico de Piracicaba a ser utilizado como recheio da pamonha salgada. O nome saiu quase que de imediato e foi prontamente aceito" afirmou Norberto Antônio Lavorenti, um dos proprietários do Coisas di Buteco.

“A nossa surpresa iniciou com a classificação para a primeira fase, realizada em Campinas onde ficamos, pelas características regionais do prato, entre os 10 primeiros colocados. Surpresa maior ainda ocorreu com a classificação entre os 5 primeiros colocados da macrorregião de Campinas, o que possibilitou nossa ida para a fase final em São Paulo”, completa Lavorenti.

Etapa Final

O evento acontecerá no Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455, zona oeste da Capital), nos dias 29 e 30 de junho, das 11h às 20h, com entrada gratuita ao público. Haverá mostra de artesanato, de destinos turísticos, apresentações musicais, da padaria artesanal do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, e dos saborosos pratos paulistas finalistas.

No sábado, às 15 horas, se apresenta a Orquestra do Samba, do maestro João Bonanno, e às 17 horas o intérprete Jair Rodrigues. Já no domingo, às 15 horas, o som fica por conta da Big Band de Caraguatatuba, e às 17 horas o conjunto musical Demônios da Garoa.

Os 30 melhores pratos do Estado, escolhidos nas seis etapas anteriores, estarão à disposição para apreciação do público, a preços populares, nos dois dias do evento. Nesta etapa não haverá mais competição entre os pratos, e cada finalista será responsável por um stand para a confecção do seu prato.

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo também disponibilizará um estande, no espaço do evento, para que todas as cidades que possuem um prato finalista possam mostrar também suas belezas turísticas, estabelecendo um paralelo entre os atrativos gastronômicos e os atrativos turísticos convencionais.

O Festival Sabor de São Paulo é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela Revista Prazeres da Mesa com apoio educacional do Senac São Paulo, e tem como objetivo mapear os pratos típicos, produtos e matérias-primas que caracterizam a identidade gastronômica de cada região do interior de São Paulo, que é um dos pontos mais relevantes da atividade turística do Estado.

“Acreditamos na gastronomia como indutora de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, que completou “todas as receitas dos vencedores terão lugar garantido no Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP que será lançado pela Secretaria de Turismo em distribuído em agências de turismo, trade, órgãos vinculados ao setor e com direito a uma página na internet”.

“Ficamos felizes de Piracicaba estar entre as 30 receitas vencedoras, que terão lugar garantido no Guia Turístico-Gastronômico Sabor de São Paulo, que será lançado pela Secretaria de Turismo do Estado. Participar deste festival com um prato a base de pamonha, que já é uma marca da cidade, é uma excelente oportunidade de evidenciar o turismo gastronômico piracicabano para o Estado, o País e até internacionalmente”, afirmou Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba, que estará presente na etapa final do evento.

Após esta etapa final, o Festival Sabor de São Paulo lançará um grande guia gastronômico-turístico paulista, listando não somente os pratos classificados, mas também outras informações dos municípios. Para o coordenador Estadual de Turismo, Maurício Juvenal, o lançamento do guia se configura como uma grande oportunidade na divulgação dos roteiros gastronômicos paulistas. "Tendo em vista que, já a partir deste ano, receberemos grandes eventos mundiais, o guia se torna essencial na divulgação das delícias paulistas, consolidando o Estado como um grande destino gastronômico", explica.

SERVIÇO

Etapa Final - Festival Sabor de São Paulo
Entrada Franca e Pratos com Preços Populares
Dias 29 e 30 de junho, das 11h às 20h, no Parque da Água Branca em São Paulo
Avenida Francisco Matarazzo, 455
Saiba Mais: www.sabordesaopaulo.com.br

 

■ Com informações da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Legenda da foto: O prato Imbruio Caipira, classificado para a etapa final do Festival, é composto por uma mini pamonha recheada com o peixe dourado e servida junto com pirão do peixe

Mais informações para Imprensa:
Assessoria da Secretaria de Turismo de Piracicaba
Mariana Gandolfi - MTB 53.743
mgandolfi@piracicaba.sp.gov.br
(19) 3403.1270

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br