Benza Quebranto, espetáculo que é fruto da pesquisa de campo da artista-pesquisadora Bianca Bazzo Rodrigues com benzedeiras do Rio Grande do Norte, será apresentado neste final de semana na Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre.
As apresentações acontecem no sábado (10), às 20h, e no domingo (11), às 18h. Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia.
Para a criação do espetáculo que utiliza a dança como linguagem, Bianca, que tem direção artística de Lara Machado, foi a campo ouvir as rezas e orações, observando os gestos e as folhas de ramos utilizadas durante os rituais de cura.
A prática do benzimento no Brasil, saber popular, mistura raízes africanas, indígenas e europeias. Benza Quebranto mostra o cotidiano dessas benzedeiras e conta que as prática é passada de geração para geração. Porém, o espetáculo revela que essa prática pode ser deixada de lado com a modernidade que vem chegando às terras mais distantes.
A apresentação tem 30 minutos de duração, seguida de um bate-papo com o público sobre o trabalho de criação, a pesquisa e a vivência de campo.