Fazemos acontecer

Lindenberg implanta novo sistema de segurança em obra

Publicado em 15 de Agosto de 2013.
Foto: Alessandro Maschio / MBM Idéias

Investimento de quase R$ 300 mil vai garantir maior proteção em caso de queda de materiais; empresa concorre a prêmio do Seconci

Piracicaba, 14 de agosto de 2013 – A Construtora Adolpho Lindenberg investiu aproximadamente R$ 300 mil num sistema limitador para quedas de altura (SLQA) com rede de proteção, instalado há pouco mais de duas semanas no canteiro de obras do Lindenberg Timboril, empreendimento de altíssimo padrão que a empresa está construindo em Piracicaba.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Donato Menezes de Oliveira, o sistema consiste numa estrutura metálica na qual é afixada uma rede que envolve a laje que está sendo executada. “Essa estrutura é instalada no andar abaixo da laje em construção e a rede fica dois metros acima dessa laje. O objetivo é impedir a queda de qualquer material. Se isso acontecer, esse material escorrega pela rede e cai no andar de baixo”, explica.

Prêmio

Não são apenas a sofisticação arquitetônica e a alta tecnologia que fazem da Construtora Adolpho Lindenberg a grife da construção civil brasileira. Essa qualidade única começa pela organização e rigor no cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho em seus canteiros de obras. E essa excelência também foi trazida para Piracicaba, onde a empresa do grupo LDI está há exatos dois anos.

De acordo com o engenheiro Donato, a Construtora Adolpho Lindenberg, por meio do Lindenberg Timboril e de outras duas obras da empresa em São Paulo, está concorrendo à segunda edição do Prêmio

Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, na categoria Controle de Perigos e Riscos. O prêmio tem como objetivo dar visibilidade às melhores práticas em saúde e segurança do trabalho em canteiros de obras. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia que acontecerá em 23 de setembro, em São Paulo. “Estamos motivados por concorrer a este prêmio. Isso, sem dúvida, agrega valor à nossa marca e aos nossos produtos. Um prêmio sempre causa impacto no mercado”, avalia o engenheiro Donato.

Obra

Com entrega programada para 2015, o Lindenberg Timboril está sendo construído numa área de 7.000 metros quadrados do número 146 da avenida Armando Cesare Dedini, na parte mais nobre do bairro Nova Piracicaba. Serão três torres, com 25 andares cada uma, totalizando 125 apartamentos de altíssimo padrão, com 365, 278 e 213 metros quadrados. Mais de 70% deles já foram comercializados sob a coordenação da Frias Neto Consultoria de Imóveis.

Atualmente, quase 140 pessoas trabalham na obra, que está na fase da estrutura. “Esperamos iniciar a fase de alvenaria dentro de 15 dias”, afirma o engenheiro Donato Menezes de Oliveira. Ele calcula que a obra irá absorver 250 trabalhadores quando atingir seu auge, ou seja, quando serão executados simultaneamente trabalhos de estrutura, alvenaria, acabamento e instalações.

A construtora oferece as melhores condições de trabalho, segurança e higiene aos colaboradores. No refeitório instalado na obra, os operários tomam café da manhã, almoçam e desfrutam do café da tarde acompanhando a programação da TV num televisor de LCD.

Tecnologia

“Tecnologia, arquitetura e engenharia civil estão harmoniosamente integradas para proporcionar bem-estar e conforto aos que ocupam um Lindenberg”, afirma o engenheiro Charles Nader, responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Lindencorp, incorporadora do grupo LDI, do qual também faz parte a Construtora Adolpho Lindenberg.

No Timboril, o acionamento dos elevadores feito a partir da biometria é um sinônimo do que há de mais moderno para controle no acesso. Passando à estrutura do apartamento, a existência do caixilho entre o living e o terraço proporciona percepção de amplitude e integração entre os ambientes, com praticidade e comodidade.

A área privativa de cada apartamento é ligada a um gerador de energia, que é acionado automaticamente, e garante a alimentação tanto da iluminação quanto das tomadas. O sistema PEX em polietileno reticulado a ser implantado nas instalações hidráulicas elimina a necessidade da quebra de paredes e pisos para eventual manutenção das instalações.

“Outros dois diferenciais da Lindenberg, presentes no Timboril, são os pisos acústicos auto-nivelantes na circulação íntima e nos dormitórios, que garantem conforto acústico entre os apartamentos”, explica Nader. Também em relação aos pisos, o subsolo recebe pintura epóxi, um revestimento de alta qualidade que embeleza o ambiente e facilita extraordinariamente a limpeza do local.

A qualidade no projeto arquitetônico, com ambientes de dimensões generosas e a qualidade na construção, trazem tradicionalmente a valorização de um Lindenberg ao longo do tempo. (por Cristiane Sanches)

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br