Fazemos acontecer

Livro em comemoração aos 65 anos do Nhô Quim é lançado oficialmente

Publicado em 26 de Agosto de 2013.

Aconteceu, na tarde do último sábado, 24, o lançamento oficial do livro “Nhô Quim – A história que eu Conheço”, escrito pelo jornalista Edson Rontani Júnior. O evento aconteceu no salão nobre da Biblioteca Municipal de Piracicaba, durante a premiação do 3º Concurso de Microcontos de Humor, e contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Durante o encontro, o autor realizou uma sessão de autógrafos e distribuiu exemplares gratuitamente. A publicação faz parte do 40º Salão de Humor e, ao longo da duração da exposição, ela terá distribuição dirigida.

Sobre o livro

No ano do centenário do E.C. XV de Novembro de Piracicaba, a mascote representativa do time ganha uma obra literária para celebrar os 65 anos de criação do “Nhô Quim”. O livro “Nhô Quim – A História que Eu Conheço” (Editora Riopedresense, Secretaria Municipal de Ação Cultural), de autoria do jornalista Edson Rontani Júnior, relata a história da criação do personagem em 1948, quando o XV disputava a Primeira Lei do Acesso, a qual daria a chance de um time subir para a divisão principal do futebol paulista. O alvinegro piracicabano venceu a disputa e, no ano seguinte, passou a jogar com os grandes times como Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

O livro dá ênfase a criação do pai do autor, Edson Rontani, que aos 15 anos passou a expor desenhos de um caipira representando o XV nas vitrines do Chalet Paulista, loja de materiais esportivos e loterias, situada na rua São José, ao lado da praça José Bonifácio. Ao longo de 48 anos, Rontani desenhou a mascote nos principais jornais de Piracicaba, sendo eles: Jornal de Piracicaba, Diário de Piracicaba e Tribuna Piracicabana. Mesmo se passando 16 anos após a morte de Edson Rontani e ter criado neste espaço de tempo uma lacuna nas charges esportivas, o Nhô Quim ainda hoje é reverenciado pelo piracicabano e não apenas pelo torcedor do XV de Novembro.

Em 2013, o personagem foi escolhido para compor o símbolo do Carnaval de Piracicaba pela Secretaria Municipal de Turismo e também foi estampado na divulgação da Banda da Sapucaia em desfile realizado pouco antes do carnaval.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br