Fazemos acontecer

Salão de Humor abre 5 paralelas e recebe homenagem na Alesp

Publicado em 02 de Setembro de 2013.

O 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inaugura cinco mostras paralelas na Câmara de Vereadores, Poupatempo, Casarão do Turismo da Rua do Porto e Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. O tradicional evento das artes gráficas extrapola as fronteiras piracicabanas e segue para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na capital, onde serão homenageados seus idealizadores.

Em cartaz no prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba está a paralela Caricaturas Premiadas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com visitas até 30 de setembro. A mostra é exclusiva de caricaturas e traz figuras internacionais como Hugo Chávez, Barack Obama, Franz Kafka e Frida Kahlo. Também estão retratados Chico Buarque, Tim Maia, Emílio Santiago, Clementina de Jesus e Nando Reis.

A intenção é valorizar a instituição, que em junho de 2004 aprovou a lei instituindo o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores, exclusivo para caricatura. "A qualidade das caricaturas feitas no Brasil é reconhecida no mundo todo e em cada edição do Salão é possível conferir novas técnicas e tendência em fazer este tipo de humor", avalia Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) responsável pelo Salão.

Com o objetivo de atrair visitantes e moradores que frequentam as margens do Rio Piracicaba e a Rua do Porto, o Salão de Humor abre a exposição Clico!, Logo Rio, no Casarão do Turismo. Com visitas de 6 a 29 de setembro, a paralela reúne 30 fotografias de conteúdo humorístico produzidas pelo fotógrafo e jornalista Francisco Puñal Suárez.

“O humor está em todos nós. Convivemos com ele em todas as circunstâncias da vida. Agora, saber identificá-lo e levá-lo a uma imagem artística é uma tarefa que requer uma sensibilidade, um ponto de vista próprio, e saber algumas verdades do caráter do ser humano”, diz Puñal, cubano radicado na Espanha. Ele assina reportagens sobre o humor gráfico nos jornais hispânicos Siglo21 e Mundo Diário. “Uma boa fotografia humorística nos faz rir e pensar”, avalia Puñal.

No Espaço Poupatempo, a mostra em destaque a partir de quarta-feira (4) é Cartuns do Salão de Humor – Edição 2012, com destaque aos desenhos premiados e selecionados no 39º Salão. As visitas seguem até 4 de outubro. “Queremos que um novo público conheça e aprecie os desenhos expostos na edição 2012. O espaço não podia ser melhor, pois recebe diariamente um público bastante diversificado – piracicabanos e de cidades vizinhas – das mais diferentes classes sociais e econômicas, que circula no coração da cidade”, diz Edu Grosso.

A mostra Capivaras do Erasmo completa a lista de paralelas que serão abertas esta semana na cidade. Em destaque no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, ela traz uma seleção das melhores tiras criadas pelo cartunista Erasmo Spadotto, que em 2013 comemora duas décadas de trajetória artística, iniciada no Jornal de Piracicaba. A abertura será na quinta-feira (5), às 19h30, quando também ocorre a noite de autógrafos do livro Capivaras. As visitas vão até 13 de outubro.

PELA CAPITAL – Na Mostra do Acervo do Salão Internacional de Humor, com visitas até 14 de setembro na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o público pode conferir uma seleção de cartuns e charges de autores nacionais e internacionais premiados ao longo de 40 anos do evento piracicabano. Os fundadores da aclamada mostra das artes gráficas estarão no local nesta terça-feira (3), às 14h, para receber moção de aplausos do deputado estadual Roberto Morais (PPS).

“O visitante terá a oportunidade de conhecer os primeiros desenhos premiados do Salão, em suas primeiras edições. Naturalmente, a maioria abordando o regime ditatorial brasileiro, como a charge de Laerte Coutinho que faz referência a um conto criado pelo dinamarquês Hans Christian Andersen (1805/1875), em que o menino (sob tortura) admite que o rei estava vestido. Também há desenhos de artistas que passaram por Piracicaba e tiveram suas carreiras profissionais valorizadas ao serem premiados, como Glauco Vilas Boas e Chico Caruso”, explica Edu Grosso.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, agradece a  iniciativa de Roberto Morais e diz que “receber um título como este é motivo de orgulho e muito nos enobrece, pois demonstra o reconhecimento dos nossos esforços em entregar, a cada ano, um Salão de Humor de qualidade ao público e aos artistas participantes.”

Serviço – Caricaturas Premiadas do Salão de Humor, na Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua do Rosário, 833, Centro); até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Cartuns do Salão de Humor – Edição 2012, no Poupatempo (praça José Bonifácio, 700, Centro); até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Capivaras do Erasmo, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641, Centro); até 13 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h. Clico!, Logo Rio, no Casarão do Turismo (rua do Porto, 1.433); até 29 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Mostra do Acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na Alesp (av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo); até 14 de setembro. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2620 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br