As lojas do comércio de Piracicaba participantes das Campanhas Promocionais da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) para este ano irão comemorar o Dia do Cliente com descontos. No período de 9 a 14 de setembro, a campanha: Liquida Pira - iniciativa do Departamento de Promoções da entidade – irá incentivar as lojas a liquidarem seus produtos, com descontos reais e oferta de vantagens de compras ao consumidor.
A apresentação oficial e a entrega dos kits da campanha às empresas participantes foram realizadas durante palestra, na noite de ontem (2), no auditório da associação. Durante o período da campanha, as lojas participantes estarão identificadas com materiais, como: móbiles de teto, adesivos de vitrine, displays, cartazes, bexigas e indicadores. Os percentuais de descontos e as condições de pagamentos dos produtos serão definidos segundo critérios de cada empresa participante.
Segundo o diretor de Promoções da Acipi, Maurício Benato, a iniciativa visa fortalecer o comércio de Piracicaba. “No dia 16 de setembro, comemoramos o Dia do Cliente, por isso ele deve ser prestigiado nesse mês. A ideia surgiu baseada na importância de contemplar aqueles que mantêm nossos negócios durante ano todo”, explica.
Para que os empresários participantes possam aproveitar a oportunidade da campanha para aumentar suas vendas, o coordenador-geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Carlos Alberto Zem, ministrou uma palestra de orientação. Na oportunidade, o especialista abordou algumas das principais ações que o marketing oferece para potencializar as vendas no varejo.
Segundo Zem: “é importante que as ações de marketing sejam inseridas no contexto da campanha para que as operações do Liquida Pira funcionem”.
Uma das ações mencionadas pelo palestrante, no evento, diz respeito à observação do chamado: momento de verdade. “O momento de verdade se refere a todo e qualquer contato que o cliente desenvolve com a loja, desde o instante em que passa por ela. Esse momento pode ser: mágico, trágico ou normal”, explicou.
Para ilustrar, o especialista exemplificou: “o cliente pode passar pela fachada da loja, achá-la bonita e atraente. Ele teve um momento mágico. Também, pode entrar dentro da loja e ser mal-atendido, o que corresponde a um momento trágico”.
De acordo com Zem: “a campanha irá atrair pessoas para as lojas e é interessante que os lojistas estejas preparados para que os momentos trágicos possam ser evitados”. Ainda, segundo ele: “as relações no varejo tendem a criar experiências para o cliente. O modo como os produtos estão dispostos no ambiente da loja e a forma como os clientes serão tratados em seu interior contribuem para que essas experiências sejam negativas ou positivas”.
Serviço – A campanha: Liquida Pira acontece, no período de 9 a 14 de setembro, nas empresas aderentes das Campanhas ACIPI 2013. Mais informações pelo telefone: 3417- 1766, ramal 740. Para saber quais lojas estão participando, acesse: acipi.com.br
Legenda: Apresentação e entrega de kits foram realizados em evento na Acipi