Fazemos acontecer

Toque da Vida promoverá novas ações em pról da detecção precoce do câncer de mama

Publicado em 20 de Setembro de 2013.
Atividades serão desenvolvidas no mês de outubro em alusão ao movimento popular conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades

Após ter atraído cerca de 1.200 participantes na palestra ´Mitos e realidades sobre o câncer feminino´, realizada no mês de agosto no Clube de Campo de Piracicaba (CCP), o projeto Toque da Vida, coordenado pelo médico mastologista e oncologista ginecológico, Dr. Sérgio Bruno Barbosa, colocará em prática novas ações a favor da detecção precoce do câncer de mama. No próximo mês de outubro, além de nova palestra, acontecerá uma caminhada, cujo apoio de patrocinadores será revertido na realização de mamografias para atender parte da demanda reprimida de 3.800 exames do Sistema Único de Saúde (SUS). Para essa ação, o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) aguarda a inserção de novos colaboradores que queiram dispor para a aquisição de mamografias junto às clínicas credenciadas de Piracicaba com cota mínima de contribuição no valor de R$ 1.500,00.

Um oportuno encontro entre o FUSSP, Clube de Campo de Piracicaba (CCP) / Universo CCP Mulher e Instituto de Mama de Piracicaba (IMP), realizadores da primeira palestra do Toque da Vida em agosto, fez com que esta iniciativa tomasse corpo para a realização de outras atividades graças à dedicação e à força voluntária daqueles que participaram do evento na ocasião. Desta feita, além dos realizadores já fixados no projeto, demais segmentos da sociedade se envolveram nessa campanha de conscientização.

A programação terá início dia 06 de outubro, às 08h30, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), com a caminhada ´Toque da Vida na ESALQ´. A atividade, que marcará a abertura da programação da 56ª Semana Luiz de Queiroz, trará, pela primeira vez um acontecimento de cunho assistencial ao evento que agrega e promove uma agenda de atividades científicas, técnicas e culturais que mobilizam toda a população acadêmica e lideranças políticas e setoriais, culminando com a confraternização entre os ex-alunos da Escola. Além da caminhada, outros momentos estão programados para essa atividade física orientada como macroginástica e alongamento. A coordenação e aplicação desta ação estará sob responsabilidade dos profissionais da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), no gramado central da ESALQ.

Acontecerão, ainda, apresentações musicais com a ´Orquestra de Violas´ (somente de mulheres) e entrega simbólica dos exames de mamografia ao FUSSP que, posteriormente, se encarregará de distribuir as guias. O evento será encerrado com uma revoada de balões rosa. Para cumprirem o percurso e práticas esportivas os participantes, que deverão comparecer com alguma peça do vestuário em cor rosa,  receberão viseiras e água. O término está previsto para às 10h00.

Palestra

Seguindo a programação do Projeto Toque da Vida, dia 07 de outubro, Dr. Sergio Bruno, proferirá a palestra ´Alimentos da Alma´ em dois horários, às 15h00 e às 20h00, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central. Diferente daquela que fora apresentada em agosto no CCP, com abordagem técnica sobre as medidas que as mulheres devem tomar para prevenir o câncer de mama, desta feita, o palestrante tratará da questão sob aspecto emocional, ressaltando como a emoção está relacionada com a saúde. A exemplo da caminhada ‘Toque da Vida na ESALQ’, as palestras também agregarão apresentações artísticas com o Ballet do Clube de Campo de Piracicaba, Espaço de Dança Ventre Vida (danças do ventre e orientais) e com o grupo musical feminino Choro de Saia.

Os interessados em participar devem retirar os ingressos em pontos espalhados pela cidade ou na bilheteria do Teatro Municipal Erotides de Campos e trocá-los por um pacote de fraldas geriátricas, tamanhos do P ao GG.  Os postos de troca estão distribuídos nas unidades da Drogal (Avenida Independência, 2759, Rua Governador Pedro de Toledo, 926 e Avenida Dois Córregos, 641) e no Instituto de Mama de Piracicaba (Avenida Saldanha Marinho, 1029).

A realização é do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Instituto de Mama de Piracicaba (IMP), Clube de Campo de Piracicaba / Universo CCP Mulher, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre AM e FM, Drogal, Ampla, Secretaria Municipal de Sáude (SMS), Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Delta Supermercados, Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Conselho da Mulher Executiva do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi) e Conselho da Mulher Advogada da OAB Piracicaba.

A co-realização é das entidades assistenciais Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas, Fundação Jaime Pereira de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer (Funjape) e UNIAP.

Apoiadores: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Secretaria Municipal de Educação (SME), Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, Banco de Remédios de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Intermedici Piracicaba, Sest/Senat, Farmácia Accorsi Produtos Fitoterápicos, Escola de Mães Branca Motta de Toledo Sachs, Colibri - Associação Brasil Parkinson-Núcleo Piracicaba, Café Morro Grande, Monte Alegre Turismo, Marché Peugeot e Revista Trifatto.

Informações pelos telefones (19) 3403-1066, no Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP) ou 3403-1066, no Teatro Municipal Erotides de Campos.

Toque da Vida

O projeto nasceu em 2012 sob coordenação do Dr. Sergio Bruno Barbosa como uma  necessidade de transferir às pessoas acometidas pelo câncer a experiência acumulada durante 22 anos nas áreas de ginecologia / oncologia / mastologia na rede pública de saúde. O objetivo da iniciativa é de trabalhar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.

No ano passado, o mastologista realizou o primeiro encontro convidando 40 mulheres para um chá, 20 das quais iriam ser operadas e outras 20 já submetidas à cirurgia. Um segundo encontro nos mesmos moldes aconteceu em março deste ano porque por ele acreditar que a troca de experiências entre elas, bem como a exposição dos receios e expectativas durante uma reunião informal causa melhor efeito do que o próprio médico dizer entre as paredes do consultório que a paciente está curada. A terceira ação do projeto foi a palestra ‘Toque da Vida - Mitos e realidades sobre o câncer feminino’, que aconteceu  dia 6 de agosto, no Clube de Campo de Piracicaba. Essa quarta atividade que acontecerá na ESALQ e Teatro Municipal Erotides de Campos foi programada para acontecer no mês de outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama no mundo todo, porisso denominado ´Outubro Rosa´.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br