Fazemos acontecer

Música na Esalq apresentará recital de violão com Alessandro Penezzi

Publicado em 24 de Outubro de 2013.

O Projeto Música na ESALQ, concebido para valorizar e divulgar artistas por meio de apresentações musicais, trará aos que apreciam música de boa qualidade, um dos melhores violonistas da atualidade, o piracicabano Alessandro Penezzi. A apresentação do também compositor e arranjador, acontecerá em 31 de outubro, às 17h45, no Salão Nobre do Edifício Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Penezzi iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Atualmente, é multi-instrumentista e toca violão de sete cordas, violão tenor, cavaquinho, bandolim e flauta. Além da carreira artística, tem grande experiência como professor, recebendo convites para ministrar seus workshops e oficinas em festivais pelo Brasil afora.

Ao longo de sua carreira, Penezzi lançou três CDs – Abismo de Rosas (2001), com ilustres participações de Ulisses Rocha, Wagner Silva e outros; Alessandro Penezzi (2006), que contou com participações de Beth Carvalho, Yamandu Costa, Amélia Rabello e Arismar do Espírito; Sentindo (2008), que contou com as participações de Sizão Machado (baixo) e Alex Buck (bateria).

Em Dança das Cordas, seu primeiro CD totalmente autoral lançado este ano, o violonista exibe sua versatilidade e imprime sua marca como compositor. Nele, estão evidentes as referências a Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, ícones da criação violonística brasileira. Nos sambas, choros e valsas, nota-se a inspiração na obra de mestres como João Pernambuco, Garoto, Baden Powell e, até, o venezuelano Antonio Lauro presentes em suas composições. Dessa forma, para esse recital, Penezzi fará um programa autoral. Serão 12 músicas, das quais, 11 são de sua autoria.

Programa

Aniversário | Cordas ao vento | Nhô Quin | Acalanto pra Heitor | Crop Circle | Heleninha chegando | É chorando que se aprende | Frevaricando | Tem a tristeza | Valsa Crioula | Be-a-Baden (todas de autoria de Alessandro Penezzi) | e Quando me lembro, de Luperce Miranda.

O projeto

O “Música na ESALQ” surgiu com um prospecto para o Salão Nobre, para divulgar a música de concerto e criar um espaço para compartilhar momentos e intercâmbios culturais, além de estimular a formação de plateia universitária e integrar a comunidade interna e externa do Campus. O projeto acontece toda última quinta-feira de cada mês.

A entrada é franca. Informações pelo telefone (19) 3429-4597 ou pelo e-mail svcex@usp.br.

A realização é da ESALQ, por meio da Comissão (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).

A próxima apresentação ocorrerá em 28 de novembro, com o Sexteto de Violões, coordenado pelo instrumentista piracicabano Sergio Belluco.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br