Equipamento para classificação de veículos em pistas automáticas agora com caixa em alumínio e aço inox
Com 40% do market share nacional e 70% do paulista, a Techno Supply coloca no mercado o upgrade do equipamento para classificação de veículos em pistas automáticas das praças rodoviárias de pedágio. Os modelos em aço para os braços mecânicos, que liberam a passagem taxada nas estradas, deverão ser substituídos pelos fabricados em alumínio e aço inox.
A Techno Supply disponibilizou a comercialização do novo equipamento com tecnologia própria em outubro. Chile e Peru também possuem o mesmo sistema para cobrança de pedágios com a marca piracicabana.
“Nós modificamos o material do qual são feitos os equipamentos para classificação de veículos em pistas ´sem parar´ para aumentar a durabilidade e melhorar a design do equipamento”, relata Carlos Alberto Recchia, coordenador de vendas do braço de negócios do Grupo Quadix – Techno Supply, Thesa Segurança e Automação, TSMP Manutenção Preditiva e Quarcum.
A classificação de veículos consiste em um sistema de sensores instalados entre a pista de rodagem, que verifica qual o tipo de veiculo para a cobrança de pedágio. “O sistema pode diferenciar um carro de um caminhão, um caminhão de um treminhão, um carro com ou sem reboque ou um ônibus de um caminhão”, exemplifica Luigino Rigitano, gestor da Quadix.
Além da classificação do veículo, o sistema também serve para iniciar e encerrar a transação de cobrança e encerrar. Quando o carro passa pela via automática todo um processo de informação é iniciado: primeiro detecta-se o veículo; segundo, o sistema lê o tag que é instalado no para-brisa do veículo; terceiro, o veículo é identificado por tipo; quarto, verifica-se a correspondência da classificação com o código no tag; quinto, o sistema gera a cobrança; sexto, fecha-se a transação de cobrança; o procedimento é finalizado com a abertura da cancela para a passagem do veículo.
A Techno Supply comercializa o sistema automático para praças rodoviárias há mais de dez anos. O projeto teve pesquisa e desenvolvimento realizados pela Thesa, unidade da Quadix especializada em soluções para segurança, controle e automação.
PIONEIRISMO
O market share do Grupo Quadix para automatização do classificação de veículos para cobrança automática de pedágio nas estradas tem o pioneirismo de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo.
A Thesa é a empresa da Quadix desenvolvedora do projeto das cancelas de pedágio automatizado e responsável por sua constante evolução. O mecanismo é comandado e interligado a scanners, que têm funcionamento semelhante a cortinas de luz. Feixes infravermelhos, emitidos do transmissor para o receptor, são bloqueados por um objeto que os interropem e um sinal é enviado para o sistema, que desencadeia uma resposta.
No caso dos scanners de pedágio, assim que o automóvel passa pelas barreiras (cortinas de luz), um sinal é enviado para o sistema, que informa a identificação do veículo e rastreamento do tag (equipamento instalado dentro do carro), liberando a cancela para passagem e pagamento do pedágio via fatura emitida por empresa privada.