Fazemos acontecer

Carnaval sem efeitos colaterais - Alimentação adequada e hidratação são essenciais para os foliões se livrarem da ressaca

Publicado em 27 de Fevereiro de 2014.
Foto: Divulgação
Carnaval é época de folia e diversão. No fim da festa, porém, o corpo paga as consequências pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Para ajudar a evitar a ressaca, o médico Moacir Augusto Dias, clínico geral e gastroenterologista do SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), dá dicas de alimentação para os foliões.
 
1 – Quais são os melhores alimentos para quem está de ressaca?
Água de coco: o álcool tem ação diurética e faz com que a pessoa perca muito potássio e sódio. Além de hidratar, água de coco repõe estes minerais.
Refrigerante de limão: estimula a produção da enzima ALDH, que metaboliza o álcool ingerido. Além disso, os refrigerantes são feitos à base de água e açúcar, que são essenciais para quem está com ressaca.
Banana e laranja: possuem potássio e sódio e diminuem as câimbras, cansaço excessivo e as dores musculares.
Macarrão, bolos e pães: alimentos ricos em carboidratos que, após serem digeridos, se transformam em açúcar para o corpo.
Ovo: o corpo produz acetaldeído, uma substância tóxica, quando detecta a presença de álcool no organismo. Em seguida, produz glutationa para evitar a intoxicação. O ovo é rico na proteína cisteína, que contém glutationa. Portanto, o ovo é aliado na cura da ressaca.
Tomates: são ricos em vitamina C, glutationa e potássio.
Espinafre: contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar os sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.
Atum em lata: ajuda a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.
Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos, que são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos. 
 
2 - O que deve ser evitado?
Chás e cafés: ambos têm ação diurética e desidratam ainda mais o corpo. Evite então o famoso café sem açúcar, que supostamente é recomendado para amenizar a dor de cabeça.
Molho branco e vermelho, queijos amarelos, frituras, leite e carne vermelha: após a ingestão de álcool, o PH do sangue fica mais ácido, então é recomendável evitar todos os alimentos ácidos e gordurosos.
 
3 – Quais as principais dicas para os foliões?
Se for ingerir bebida alcoólica durante o carnaval, o folião deve ter em mente que é de suma importância alimentar-se antes. Dessa forma, protege o estômago e proporciona uma resistência maior ao álcool. Beber bastante água também é uma dica a ser seguida.
A refeição mais indicada para a quarta-feira de cinzas é um prato de massa sem molho, pão, legumes, atum e frutas de sobremesa.
 
4 – No caso de ressaca, pode-se tomar paracetamol? Por quê?
Não. No caso de ressaca, não devemos fazer uso de paracetamol. Este medicamento deve ser usado com parcimônia, uma vez que se trata de medicação hepatotóxica, que ameniza a dor de cabeça, mas piora a situação do fígado.
 
5 – É verdade que a melhor forma de curar a ressaca é ingerindo bebida alcóolica?
Não. Isso é mito. Em hospitais, a solução utilizada na pessoa alcoolizada tem como base o álcool, mas isso somente aquelas que são dependentes químicas. Essa é uma forma de reduzir os sintomas de abstinência.
 
6 – Devo tomar soro caseiro?
Sim, pois ele é rico em sódio e a glicose, que ajudam a evitar a desidratação. As pessoas podem utilizar o soro caseiro (receita abaixo). Porém, mesmo com todas as medidas, é importante procurar um médico o quanto antes e evitar a automedicação.
 
Como fazer soro caseiro
Diluir em 1 (um) copo d'água filtrada com 1 (uma) pitada de sal e 3 (três) pitadas de açúcar, e misturar bem; 
O consumo deve ser diretamente proporcional ao número de evacuações.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br