Mercado industrial corre para atender normas fiscalizadas pelo MTE; NR-12 também é exigência para pequenos e grandes negócios
O Complexo Corumbá (MS) é a sexta planta da mineradora Vale atendida pela Thesa Segurança e Automação, com objetivo de adequação à norma nacional que dita como fazer a segurança de máquinas operatrizes, a NR-12. As unidades da Vale em Tubarão (ES), Itabira, Mariana e Brucutu (MG) e Carajás (PA) já foram ajustadas em trabalho coordenado pela Thesa.
“Desde a última atualização da NR-12, em dezembro de 2010, há uma corrida para atender o que pede o governo. Isto porque, a partir desta data houve um período de tolerância para as adequações e, em 2013, o cerco apertou e estão ocorrendo as fiscalizações”, informa o gestor da Thesa, Matheus Chequito.
A NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, abrange grandes empresas, mas também pequenos negócios, como padarias.
“De multinacionais a um simples açougue, ou até mesmo uma oficina com uma única prensa, todos devem atender à norma. E as penalizações são variadas, mas o grande temor dos industriais é o MTE lacrar suas portas”, relata o gestor da Thesa.
VALE
A Thesa Segurança e Automação, unidade do Grupo Quadix, emitiu aproximadamente 200 laudos para máquinas operatrizes e transportadoras da unidade da Vale, em Corumbá (MS). As análises foram entregues à mineradora em dezembro e, além de baseadas na NR-12, contemplam, também, a RAC-7, norma interna da Vale mais exigente que a do próprio Ministério do Trabalho.
A emissão de um laudo para NR-12 com padrão Thesa compreende a produção do inventário de máquinas com TAG (uma espécie de RG da máquina), registro com foto, informações do processo da máquina e trabalho de campo, o que inclui entrevistas com os operadores, mapeamento fotográfico e análise do funcionamento da máquina.
“O trabalho que fazemos reúne conhecimento da engenharia das áreas de elétrica e mecânica, mais o know-how que temos sobre a NR-12. Nossa consultoria é teorizada, diferente dos laudos que são um punhado de informações técnicas, baseados em respostas tipo sim e não, e que se tornam de difícil aplicabilidade para o industrial”, explica Matheus Chequito, gestor da Thesa.
A segunda fase do trabalho da Thesa na Vale de Corumbá é a implementação dos laudos realizados para a unidade. “Estes complexos têm como característica a grande distância das metrópoles e carência de mão de obra, outros desafios do trabalho executado por nós”, conta Marcos Theodoro, gerente da engenharia da Thesa.
THESA
A Thesa Segurança e Automação é uma das unidades do Grupo Quadix, de Piracicaba (SP), que inclui os negócios desenvolvidos pela Techno Supply, TSMP Manutenção Preditiva e Quarcum Technologies. Criada em 2007, a Thesa é especialista em soluções para segurança de máquinas em atendimento da NR-12 e possui conhecimento em controle e automação de máquinas. Além da área de segurança e automação, a Thesa está em processo de especialização para projetos na área de logística e CFTV (monitoramento por câmeras).
Os projetos com selo Thesa possuem ART do trabalho em curso e finalizado, contendo um book com todas as informações do projeto (desenhos mecânicos e elétricos, escopo inicial, levantamento de risco antes e pós, treinamento de segurança NR-12, orçamentos e ART). Todo o projeto é auditado pelo setor de engenharia Thesa, que conta com equipe de engenheiros e técnicos.
Além de assistir a Vale há três anos, Siemens, Barnes e Merck Sharp and Dohme também fazem parte da carteira fixa de clientes Thesa. A seleta clientela é cativa da unidade da Quadix porque a Thesa utiliza as normas internacionais e nacionais para a classificação e avaliação de riscos em máquinas, obtendo um laudo mais completo, tendo a NR-12 como principal norma a ser seguida, e possui tecnologia própria para projetos de proteções mecânicas, elétricas e fabricação de painéis inteligentes de monitoramento.
O escritório da Thesa está instalado à Avenida Vital Brasil, 495, Vila Areão, em Piracicaba (SP). Na web, outras informações sobre a unidade podem ser acessadas em thesa.com.br.
Legenda/foto: Trabalho em campo: funcionário da Thesa, Marcos Spadotto, realiza migração da tecnologia de segurança para máquina em chão de fábrica.