Fazemos acontecer

Thesa finaliza sexto projeto de segurança em máquinas para a Vale

Publicado em 28 de Fevereiro de 2014.
Foto: Reginaldo Pagani.

Mercado industrial corre para atender normas fiscalizadas pelo MTE; NR-12 também é exigência para pequenos e grandes negócios

O Complexo Corumbá (MS) é a sexta planta da mineradora Vale atendida pela Thesa Segurança e Automação, com objetivo de adequação à norma nacional que dita como fazer a segurança de máquinas operatrizes, a NR-12. As unidades da Vale em Tubarão (ES), Itabira, Mariana e Brucutu (MG) e Carajás (PA) já foram ajustadas em trabalho coordenado pela Thesa.

“Desde a última atualização da NR-12, em dezembro de 2010, há uma corrida para atender o que pede o governo. Isto porque, a partir desta data houve um período de tolerância para as adequações e, em 2013, o cerco apertou e estão ocorrendo as fiscalizações”, informa o gestor da Thesa, Matheus Chequito.

A NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, abrange grandes empresas, mas também pequenos negócios, como padarias.

“De multinacionais a um simples açougue, ou até mesmo uma oficina com uma única prensa, todos devem atender à norma. E as penalizações são variadas, mas o grande temor dos industriais é o MTE lacrar suas portas”, relata o gestor da Thesa.

VALE
A Thesa Segurança e Automação, unidade do Grupo Quadix, emitiu aproximadamente 200 laudos para máquinas operatrizes e transportadoras da unidade da Vale, em Corumbá (MS). As análises foram entregues à mineradora em dezembro e, além de baseadas na NR-12, contemplam, também, a RAC-7, norma interna da Vale mais exigente que a do próprio Ministério do Trabalho.

A emissão de um laudo para NR-12 com padrão Thesa compreende a produção do inventário de máquinas com TAG (uma espécie de RG da máquina), registro com foto, informações do processo da máquina e trabalho de campo, o que inclui entrevistas com os operadores, mapeamento fotográfico e análise do funcionamento da máquina.

“O trabalho que fazemos reúne conhecimento da engenharia das áreas de elétrica e mecânica, mais o know-how que temos sobre a NR-12. Nossa consultoria é teorizada, diferente dos laudos que são um punhado de informações técnicas, baseados em respostas tipo sim e não, e que se tornam de difícil aplicabilidade para o industrial”, explica Matheus Chequito, gestor da Thesa.

A segunda fase do trabalho da Thesa na Vale de Corumbá é a implementação dos laudos realizados para a unidade. “Estes complexos têm como característica a grande distância das metrópoles e carência de mão de obra, outros desafios do trabalho executado por nós”, conta Marcos Theodoro, gerente da engenharia da Thesa.

THESA
A Thesa Segurança e Automação é uma das unidades do Grupo Quadix, de Piracicaba (SP), que inclui os negócios desenvolvidos pela Techno Supply, TSMP Manutenção Preditiva e Quarcum Technologies. Criada em 2007, a Thesa é especialista em soluções para segurança de máquinas em atendimento da NR-12 e possui conhecimento em controle e automação de máquinas. Além da área de segurança e automação, a Thesa está em processo de especialização para projetos na área de logística e CFTV (monitoramento por câmeras).

Os projetos com selo Thesa possuem ART do trabalho em curso e finalizado, contendo um book com todas as informações do projeto (desenhos mecânicos e elétricos, escopo inicial, levantamento de risco antes e pós, treinamento de segurança NR-12, orçamentos e ART). Todo o projeto é auditado pelo setor de engenharia Thesa, que conta com equipe de engenheiros e técnicos.

Além de assistir a Vale há três anos, Siemens, Barnes e Merck Sharp and Dohme também fazem parte da carteira fixa de clientes Thesa. A seleta clientela é cativa da unidade da Quadix porque a Thesa utiliza as normas internacionais e nacionais para a classificação e avaliação de riscos em máquinas, obtendo um laudo mais completo, tendo a NR-12 como principal norma a ser seguida, e possui tecnologia própria para projetos de proteções mecânicas, elétricas e fabricação de painéis inteligentes de monitoramento.
 
O escritório da Thesa está instalado à Avenida Vital Brasil, 495, Vila Areão, em Piracicaba (SP). Na web, outras informações sobre a unidade podem ser acessadas em thesa.com.br.

Legenda/foto: Trabalho em campo: funcionário da Thesa, Marcos Spadotto, realiza migração da tecnologia de segurança para máquina em chão de fábrica.

 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br