Fazemos acontecer

Dr Adolpho Lindenberg completa 90 anos e em atividade

Publicado em 04 de Junho de 2014.
Foto: Maurício Gil
Empresário comemora também momento especial da empresa, que chega aos 60 anos
 
Fundador de uma das mais conceituadas e tradicionais construtoras do Brasil, reconhecida como a ‘grife’ do mercado imobiliário brasileiro, o engenheiro e arquiteto Adolpho Lindenberg acaba de comemorar 90 anos de idade. Chegar a esta idade e ainda em fase produtiva é um raro privilégio. Atualmente, ele ocupa a presidência do conselho da empresa que leva seu nome e que comemora 60 anos de fundação em 2014.
 
Nessas seis décadas de atuação ininterrupta, a construtora soube se refazer, se reposicionar no mercado, sem abrir mão das suas características principais: bom-gosto e acabamento de primeira qualidade. Lindenberg começou escolhendo o estilo colonial nos primeiros anos de atividade profissional. Porém, notabilizou-se pelo estilo neoclássico que caracteriza boa parte de suas obras, muitas delas localizadas nos Jardins, em São Paulo, região que se tornou sinônimo de elegância, riqueza e tradição. 
 
O arquiteto foi novamente arrojado ao adotar o estilo mediterrâneo em diversos projetos emblemáticos e, hoje, compreendendo as novas regras do mercado, inclui em seu mix de produtos apartamentos de luxo mais compactos, que elegem o conforto e a praticidade, sempre aliados à sofisticação.
 
Luxo e bom-gosto não são as únicas características do trabalho de Adolpho Lindenberg. Ele também se destaca pelo pioneirismo e pela visão sempre à frente de seu tempo. São dele projetos ousados como o primeiro flat de São Paulo; o primeiro edifício com piscina nas sacadas; o edifício comercial em que os carros vão de elevador até o andar do escritório; um dos primeiros prédios comerciais da marginal Pinheiros, entre vários outros.
 
TRAJETÓRIA - Adolpho Lindenberg nasceu em 3 de junho de 1924, em São Paulo. O pai, Adolpho Carlos, era médico e o primeiro professor catedrático da cadeira de dermatologia na Faculdade de Medicina de São Paulo. A mãe, Eponina Ribeiro dos Santos, veio de tradicional família paulistana. Já o lado paterno vem da Alemanha e a família está no Brasil desde 1818, quando aqui chegou o engenheiro Ludwig Linderberg, bisavô de Adolpho. 
 
Formou-se em engenharia e arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Logo depois da formatura, tornou-se engenheiro da Light, antiga fornecedora de energia elétrica.
 
Porém, no início dos anos 1950, deixou o emprego promissor e resolveu investir a pequena herança recebida com a morte do pai na construção de três casas no recém-criado bairro do Ibirapuera. Foi durante as comemorações do quarto centenário da capital paulista que a Construtora Adolpho Lindenberg foi criada e o momento histórico não poderia ser mais apropriado: a industrialização crescia e São Paulo, então com 2 milhões de habitantes, passou a ser mais importante economicamente que o Rio de Janeiro, ainda capital da
República.
 
Os negócios logo cresceram. O PIB crescia 8% ao ano. Grandes empresas se instalavam no país e o surto desenvolvimentista, depois incentivado pelo presidente Juscelino Kubitscheck, estava no auge. A construtora passou a ser conhecida nacionalmente. Lançou o primeiro edifício, em 1962, o Princesa Imperial, na rua Piauí, em Higienópolis. Começava um período de grande produtividade. A empresa chegou a tocar 140 obras ao mesmo tempo. 
 
A partir dos anos 70, o Brasil enfrentou várias crises. Diversos planos econômicos foram implementados até o final dos anos 80, culminando com o confisco orquestrado pelo então presidente Fernando Collor, em 1990. Para garantir a continuidade, as empresas brasileiras tiveram de repensar seus conceitos nos anos 90.
 
Em 1997, Lindenberg entregou a Adolpho Lindenberg Filho a missão de comandar a reestruturação administrativa e reposicionar a empresa no mercado. Mais recentemente, passou a investir também no interior e no litoral de São Paulo, especialmente em Piracicaba e Santos. A Construtora Adolpho Lindenberg é, atualmente, a 27ª. maio construtora do país em metros quadrados em construção.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br