Fazemos acontecer

12º Salãozinho de Humor: inscrições vão até 8 de agosto

Publicado em 15 de Julho de 2014.
Foto: Renan M. Amaral

Evento é destinado a estudantes da rede pública e particular; vencedores vão levar um iPad

Estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil, com idade entre 7 e 14 anos, podem enviar seus trabalhos para o 12º Salãozinho de Humor de Piracicaba até o dia 8 de agosto. O primeiro colocado de cada categoria – cartum, charge, caricatura e tiras – ganhará um iPad. Os segundos e terceiros lugares levam um kit de desenho profissional. O evento, que faz parte da programação do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, será aberto no dia 23 de agosto, no Engenho Central. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba. O patrocínio é da Águas do Mirante, Unimed, Uniodonto, CCR Autoban, Natura, Arcor, Raízen e Arcelor Mittal.

Cada aluno poderá inscrever até dois trabalhos, com tema livre, em qualquer técnica. A divisão será feita em dois grupos: de 7 a 10 anos e entre 11 e 14 anos e o envio dos desenhos poderá ser feito pelos Correios ou direto no CEDHU, no Engenho. O regulamento completo está em link no endereço salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/humor/
Caberá a um júri, formado por Célia Ribeiro de Aguiar (representante da Arcor), Marta Valeria Zemella Calha   (representante da CCR-Autoban) e o arte-educador e consultor visual Danilo D'Angeli, selecionar os trabalhos e escolher os vencedores.
 
´´O Salãozinho de Humor, que em 2014 chega a sua 12ª edição, pode ser considerado a ‘menina dos nossos olhos’. Destinado a estudantes da rede pública e particular de 7 a 14 anos, tem sido possibilitado pelo trabalho em conjunto entre a Semac,por meio do CEDHU, Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino, que levam o desenho de humor para dentro das salas de aula. O resultado desse importante processo pode ser conferido no Engenho Central, com trabalhos de grande valor, produzidos por nossas crianças e adolescentes´´, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
 
CARTILHA
Este ano, graças a uma parceria com a concessionária Autoban, patrocinadora da iniciativa, foram distribuídas 16 mil cartilhas a escolas das redes municipal e estadual de ensino. As cartilhas, que levam o mesmo nome do curso, têm como objetivo principal servir de ferramenta para que os professores coloquem em prática as orientações que receberam durante os encontros do curso Humor na Sala de Aula, que capacitou educadores para serem multiplicadores dessa linguagem. O treinamento dos professores foi feito pelo cartunista Willian Hussar e pela professora de educação artística e artista plástica Elisângela de Freitas Mathias, a Belê..
Com textos de fácil entendimento, a cartilha apresenta aos estudantes o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salãozinho de Humor. Desenhos de artistas premiados no Salão servem de exemplo para explicar as categorias – charge, cartum, caricatura e tirinhas/HQ - julgadas e premiadas no evento, que está entre os maiores do mundo.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br