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Piracicaba revela seu Mapa da Pamonha

Publicado em 21 de Julho de 2014.
Cidade tradicional do quitute de milho tem quatro pontos de vendas, de foodtruck a franquia, além de uma festa anual
 
Piracicaba, 16 de julho de 2014 – Referência no que hoje é o hit da comida de rua, os food trucks, a pamonha, um ícone de Piracicaba (SP), ganhou status de franquia e pode ser encontrada para consumo em diferentes contextos turísticos no município do interior paulista. A venda da iguaria em Piracicaba é um convite para diferentes roteiros propícios à época de férias: um passeio pela ponte pênsil sobre o rio Piracicaba; pelo Mercado Municipal e sua arquitetura com mais de 120 anos; no turismo rural ou recém-ampliado complexo de compras da cidade; ou, sem muitas desculpas, para conferir a tradição da produção com receita de família.
 
O roteiro da pamonha pode começar pelos quiosques turísticos concentrados em três pontos às margens do Rio Piracicaba – na entrada do Engenho Central, via ponte pênsil (na avenida Beira-Rio, Centro); no final da Rua do Porto (avenida Alidor Pecorari), próximo ao núcleo de restaurantes; e em frente ao Parque da Rua do Porto. Os pontos de vendas funcionam aos sábados e domingos entre 11h e 19h.
 
Em um dos quiosques localizado na ponte pênsil, e no estilo food truck, o turista pode encontrar a pamonha por R$ 3,50, além de suco de milho e o curau em porções individuais. “A pamonha tem muita procura, principalmente dos turistas ´de fora´. E o suco de milho, eu garanto: é o melhor que existe”, conta o proprietário do quiosque, Pedro Luiz Julho, que busca o milho verde na roça e aprendeu ´na raça´ a receita há quase 30 anos.
 
No tradicional Mercadão (rua Governador Pedro de Toledo, 1.336, Centro) há comerciantes que oferecem o produto em seus boxes. A loja Fábrica Di Pamonha, por exemplo, vende o produto tradicional a R$ 4 a unidade e, por R$ 5, é possível comprar as especiais, com queijo e com linguiça, por exemplo. No mesmo local também é possível comprar milho, cuscuz, pães e até cupcake.
 
A matéria prima é plantada pela família Assarisse, que processa o milho no sítio Santo Agostinho (rodovia Hermínio Petrin/SP-308, km 192, bairro Rocinha). A propriedade recebe visitas no horário comercial, inclusive aos fins de semana – para melhor receber os turistas, há a recomendação de agendamento do passeio pelo telefone (19) 3486-1506 ou (19) 3377-2285. 
´´No sítio, há a nossa cozinha profissional, mas, se o turista quiser acompanhar a receita, vai ter que acordar cedo. A nossa pamonha é feita de madrugada para chegar fresca aos pontos de venda´´, conta o empresário Valdemir Assarisse, que vende seus produtos também no atacado para varejistas em varejões e mercados.
 
Quase homônimo ao negócio da família Assarisse, a Fábrica de Pamonhas Piracicaba (rua Benjamin Constant, 3.112, bairro Paulista) oferece receitas passadas de mãe para a filha. ´´Produzimos há 19 anos com a tradição da família´´, garante a empresária Giovana Cristina Santos. A sua loja funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h, e comercializa a pamonha por R$ 3, além do curau, bolo e suco de milho.
 
O mercado para o milho verde com referências ao nome do município e à iguaria também marca outro pioneirismo em Piracicaba. O slogan pamonhas, pamonhas, pamonhas de Piracicaba batizou a franquia que tem sua primeira loja aberta no Shopping Piracicaba. No cardápio das Famosas Pamonhas de Piracicaba instalada no complexo de compras, há a versão tradicional (doce e salgada) sem recheio (R$ 7) e recheadas, com queijo (doce e salgada), doce com goiabada, doce com coco e salgada com calabresa. O menu ainda conta com curau, bolo de milho cremoso, suco de milho, trufas de pamonha, cone de chocolate com milho (casquinha recheada de chocolate e creme de milho). O shopping fica na avenida Limeira, 722, Vila Areão, e a praça de alimentação funciona das 10h às 22h de segunda-feira a sábado e das 11h às 22h aos domingos e feriados.
 
´´Há outras franquias que vendem produtos a base de milho, mas a nossa carrega toda a fama e responsabilidade das pamonhas de Piracicaba. O nosso foco é resgatar o sabor do puro creme do milho, num produto elegante e sofisticado, com orgulho de nossa história e cidade. Queremos fazer do ato de comer nossas pamonhas um evento´´, observa o diretor da marca, Paulo Ferreira, revelando que outras três franquias devem ser abertas até o fim deste ano.
 
O bairro rural e distrito de Piracicaba, Tanquinho, promove anualmente, nos meses de março, uma festa com pratos à base de milho verde. Integrante do calendário turístico do Estado de São Paulo e de Piracicaba, em 2015, será realizada a 41ª Festa do Milho de Tanquinho. A comunidade local possui uma agroindústria projetada pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e infraestrutura para o recinto da festa. Tanquinho fica na rodovia Piracicaba - Rio Claro, km 14,5 (rodovia Fausto Santomauro/SP-127, com acesso no trevo de Iracemápolis).
 
SERVIÇO
- Fábrica di Pamonha, no Mercado Municipal: (19) 3377-2285; www.fabricadipamonha.com.br.
- Fábrica de Pamonhas Piracicaba, no bairro Paulista: (19) 3402-4777; fabricapamonhaspiracicaba.com.br.
- Quiosque As Famosas Pamonhas de Piracicaba, no Shopping Piracicaba: (19) 3042-2286; www.aspamonhasdepiracicaba.com.br.
 
A visita aos pontos de venda da pamonha e derivados do milho verde em Piracicaba (SP) está entre as sugestões da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) para o período de férias no contexto de passeios de longa duração. Para contatar a Setur, envie e-mail para setur@piracicaba.sp.gov.br.
 
O turista pode conseguir informações da administração municipal pelos seguintes canais: Setur pelo telefone (19) 3403-1270; Casarão do Turismo e Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua do Porto, 1.433, aberto de quarta-feira à sexta-feira das 13h às 17h30 e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.
 
Piracicaba pode ser acessada pela rodovias Luiz de Queiroz (SP-304/São Paulo e Campinas), Fausto Santomauro (SP-127/São Carlos e Ribeirão Preto), rodovia Cornélio Pires (SP-373/Tietê) e do Açúcar-Comendador Mario Dedini (SP-308/Sorocaba).
 

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