Fazemos acontecer

30 momentos do humor gráfico brasileiro no século XIX

Publicado em 11 de Agosto de 2014.
Foto: Divulgação

A charge apresentada na gazeta pernambucana O Marimbondo, em 1822, foi o marco inaugural da caricatura, enquanto que os desenhos de Araujo Porto Alegre, anunciadas em 1837, constituíram o marco oficial da nossa caricatura, pois este tinha uma noção clara do seu papel e pioneirismo.

Com o propósito de apresentar o percurso dos pioneiros do humor gráfico nacional, o Museu e Centro de Ciências “Luiz de Queiroz”, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) abriga, de 01 a 29 de agosto, a mostra “30 momentos do humor gráfico brasileiro no século XIX”. Os trabalhos permeiam o panorama histórico da trajetória dos principais artistas da caricatura brasileira, incluindo os precursores e as principais revistas do humor gráfico daquele período. Com obras de célebres artistas e mestres como Angelo Agostini, Rafael Mendes de Carvalho, Manoel de Araújo Porto Alegre, Cândido Aragonez de Faria, Pedro Américo, Aurélio de Figueiredo, Sebastien Auguste Sisson, Pinheiro Guimarães, Joseph Mill, Bordalo Pinheiro, e tantos outros, a exposição lembra que foi no Jornal do Commercio , em 1837, em que foram anunciadas as primeiras caricaturas de Araujo Porto Alegre, patrono dessa arte no Brasil. 
 
Além do retrato histórico, a composição permite perceber nesse gênero de arte a importância dos artistas brasileiros que, em conjunto com caricaturistas estrangeiros que migraram para o Brasil, colocaram a arte da caricatura em um patamar de importância artística, social e política de grande relevância no cenário nacional.
 
Com acesso gratuito, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 8h as 17h. O Museu “Luiz de Queiroz” fica no Campus “Luiz de Queiroz”, da USP em Piracicaba, localizado na Avenida Pádua Dias, 11. Informações pelo telefone 19 3429.4305 ou e-mail museulq@usp.br .
 

 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br