Fazemos acontecer

Música na ESALQ apresenta Duo Zani Dutra

Publicado em 22 de Agosto de 2014.
Foto: Divulgação
Em 28 de agosto, será realizada no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), mais uma edição do Projeto Música na ESALQ. Desta vez, os músicos convidados são o violinista Luís Fernando Fischer Dutra e a pianista Maria Luiza Zani Dutra que, juntos, compõem o Duo Zani Dutra.
 
A entrada é gratuita e tem início a partir das 17h45.
 
O Duo Zani Dutra foi formado em 1996, na cidade de Indaiatuba (SP). Entre Beethoven, Tchaikovsky, Johann Strauss e Heitor Villa-Lobos, a dupla, que já se apresentou em diversos palcos de São Paulo e do Rio de janeiro, promete criar uma proximidade com o público da ESALQ, comentando sobre as obras executadas e seus compositores. 
 
Duo Zani Dutra
Natural de Indaiatuba, Maria Luiza Zani Dutra iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade com a professora Maria de Fátima Ambiel. Formou-se no curso técnico em piano pelo Conservatório “Carlos Gomes” em Campinas, em 1986. Concluiu o bacharelado em Piano pela Faculdade de Artes “Alcantara Machada” (FAMM-FMU), no ano 1989. Maria Luiza foi pianista e cravista da Orquestra de Câmara de Indaiatuba de 1993 até 1997, onde atuou como camerista e solista. A pianista também solou na Orquestra Sinfônica de Americana em 1994. Desde 1995 a musicista desenvolve um trabalho de câmara com seu marido, o violinista Luiz Fernando Dutra.
 
Luiz Fernando Dutra é professor de violino e viola da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”. Nesta mesma escola iniciou seus estudos musicais em 1982. Participou de vários cursos de férias, lecionados por renomados professores, como Leopold La Fosse, Marcelo Gerchfeld, Marylou Speaker, Jerrol Rubeinstein e Ole Bohn. Dutra também teve a oportunidade de tocar sob a regência de grandes maestros como, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Eleazar de Carvalho, Lorinz maazel e muitos outros. Além dos trabalhos realizados com música erudita, como na Orquestra de Indaiatuba e na Orquestra Sinfônica de Limeira, em que Dutra atua como spalla, o violinista se apresenta com grandes músicos de MPB e Jazz. Entre os grupos em que atua paralelamente com o Duo Zani Dutra estão o Ternamente Eclético, Hot Club de Piracicaba, Banda JaQue, Falando da Vida e também as cantoras Pa Moreno e Olivia Genesi. 
 
Projeto Música na ESALQ
O Música na ESALQ surgiu, em abril de 2013, como um prospecto para o Salão Nobre, para divulgar a música de formação de plateia universitária e integrar a comunidade interna e externa do Campus. O projeto destaca a música de concerto, criando um espaço para compartilhar momentos e intercâmbios artístico-musicais. A próxima atividade está marcada para 25 de setembro, às 17h45, no Salão Nobre da ESALQ, com a apresentação do Duo de Piano e Canto, composto por Marcos Vinicius Vieira (piano) e Marcela Rahal (canto), ambos vencedores do III Concurso de Solistas da CMU&OCAM da USP edição 2014.
 
Programa
1 – Ludwig van Beethoven – Sonata nº 5 para violino e piano – “Primavera” – 1º movimento: Allegro
2 – Piotr Ilitch Tchaikovsky – Melodie
3 – Heitor Villa-Lobos – O canto do Cisne Negro
4 – Ernesto Nazareth – Odeon
5 – Bela Bartok – 6 Danças Romenas
6 – Fritz Kreisler – Prelúdio e Allegro
7 – Johann Strauss – Danúbio Azul – (Arranjo de Victor Herman)
 
 
 
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br