Fazemos acontecer

Como variar o cardápio sem abrir mão do arroz integral

Publicado em 28 de Agosto de 2014.
Foto: Divulgação

A Josapar, através das linhas Variedades Mundiais e Arroz Tio João Integral, disponibiliza receitas para variar o cardápio de dietas, usando um tipo e um modo de preparo diferente a cada dia

O arroz integral é conhecido por ser benéfico à saúde e eliminar gordura abdominal, estando cada vez mais presente na dieta de muitos brasileiros. Pensando nisso, a Josapar desenvolveu receitas com seus arrozes integrais das linhas Variedades Mundiais e Arroz Tio João Integral, com o objetivo de não deixar a dieta cair na rotina e não deixar de aproveitar todo sabor do arroz integral.

Receitas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DOMINGO – SALADA DE VERÃO (ARROZ PRETO)
Salada de Verão 
Preparo
Cozinhe ½ xícara (chá) de Arroz Preto Tio João em meio litro de água (500 ml), seguindo o modo de preparo para ser servido frio.
Em uma frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo. Acrescente 1 maçã verde em cubos pequenos e caramelize em fogo alto por 3 minutos. Retire do fogo e misture a maçã com calda ao arroz cozido e escorrido. Espere esfriar e junte 1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio (120 g), 1 maço de miniagrião lavado e 2 colheres (sopa) de uvas passas.
Faça um vinagrete com ½ xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a gosto. Regue a salada de arroz e misture bem. Sirva como entrada.
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções como entrada e 2 porções como refeição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SEGUNDA-FEIRA -  ARROZ DO BEM (INTEGRAL)
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de Arroz Tio João Integral (150g)
- ½ colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de queijo minas branco picado em cubinhos
- 1 colher (chá) de mostarda Dijon
- ½ colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de mel
-Azeite de oliva
Para decorar:
- 1 caixa de tomates-cereja cortados em rodelas finas
- ½ pacote de minifolhas de agrião
 
Preparo:
Arroz: ferva 2 xícaras (chá) de água e acrescente o arroz. Tempere com o sal, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 26 minutos, ou até a água secar. Acrescente o queijo e reserve.
Molho: misture em uma vasilha a mostarda, o suco de limão e o mel. Dê o ponto com o azeite.
Montagem: sobre o prato de servir, enforme o arroz dentro de um aro. Decore com os tomates-cereja e as folhas de agrião. Sirva regado com o molho.
Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TERÇA-FEIRA – ARROZ SELVAGEM COM BACALHAU
Ingredientes:
-        1 embalagem de Arroz Selvagem – Variedades Mundiais Tio João (250 g)
-        2 xícaras (chá) de Arroz  Tio João cozido e aquecido (360 g)
-        1/4 xícara (chá) de azeite (50 ml)
-        400 g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas
-        2 tomates sem pele e sem sementes em cubos (340 g)
-        150 g de azeitonas verdes picadas
-        Sal, pimenta e cebolinha verde picada 
 
Preparo:
Prepare o arroz selvagem: lave-o rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de  25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido.
Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates, as azeitonas e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz, verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUARTA-FEIRA – TABULE DE ARROZ INTEGRAL
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 cebolas grandes picadas
1 dente de alho pequeno
1 ½ xícara (chá) de Arroz Tio João Integral (170 g)
4 tomates grandes picados sem pele e sem sementes
Folhas de 1 maço de hortelã lavadas e picadas
1 pepino japonês cortado em cubos
Suco de 1 limão médio
Sal
Preparo:
Aqueça o óleo por 2 minutos e frite ½ cebola com o alho picado até dourar. Junte o arroz e refogue por mais 3 minutos. Adicione 2 xícaras (chá) de água quente, tempere com sal e cozinhe em fogo alto até ferver. Reduza a chama, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos ou até que a água seque. Retire do fogo e deixe na panela abafada por 5 minutos. Transfira para um refratário e, quando o arroz estiver bem frio, junte a cebola restante, os tomates, as folhas de hortelã, o pepino e o suco de limão. Misture tudo e tempere com sal. Sirva como entrada sobre cama de alface americana.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUINTA-FEIRA – ARROZ VERMELHO À MARINHEIRA
Tempere 5 lulas frescas em rodelas ou 400 g de lula congelada com suco de ½ limão siciliano, cubra e leve à geladeira por 15 minutos.
Cozinhe 1 xícara (chá) de Arroz Vermelho Tio João, seguindo o modo de preparo para ser servido quente. Acrescente ½ xícara (chá) de vinho branco (100 ml) antes de adicionar a água.
Em frigideira antiaderente, aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, junte ½ bandeja de ervilha torta em tiras (100 g) e refogue por 3 minutos. Adicione a lula com o suco, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por 5 minutos. Acrescente ¼ de maço de salsa, 2 talos de cebolinha, folhas de 1 ramo de alecrim e folhas de 3 ramos de manjericão, tudo picado, e raspas de ½ limão siciliano,e refogue por mais 2 minutos. Despeje a lula com o refogado sobre o arroz e sirva quente ou frio.
Tempo de Preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SEXTA-FEIRA – SALADA DE MANGA COM CAMARÃO
Ingredientes:
Arroz:
-          2 colheres (sopa) de óleo
-          1 xícara (chá) de Arroz Tio João Integral (170 g)
-          1 ½ colher (chá) de sal
-          ¼ de manga grande em tirinhas
-          2 ramos de coentro lavados e picados
Camarão:
-          1 cebola picada
-          2 dentes de alho picados
-          1 ½ colher (sopa) de azeite
-          250 g de camarão 7 barbas limpos
Molho:
-          ¾ de manga grande
-          6 colheres (sopa) de leite de coco
-          ½ xícara (chá) de azeite (100 ml)
-          3 colheres (sopa) de suco de limão
-          ½ colher (chá) de sal
-          pimenta-do-reino moída na hora
-          ¼ de xícara (chá) de coco em flocos para decorar
 
Preparo:
Arroz: aqueça o óleo, junte o arroz e deixe fritar, mexendo bem. Adicione 2 xícaras (chá) de água quente e o sal. Cozinhe em fogo alto até ferver.
Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque. Retire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos. Deixe o arroz esfriar e acrescente a manga e o coentro.
Camarão: refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os camarões e frite-os por aproximadamente 5 minutos em fogo alto até perderem a transparência. Quando esfriar, acrescente-os ao arroz.
Molho: bata a manga, o leite de coco, o azeite e o suco de limão até obter um molho homogêneo. Coe e tempere com o sal e a pimenta.
Misture  ¼ de molho com o arroz e o restante disponha em uma molheira. Sirva o arroz com um mix de folhas e decore com o coco em flocos.
Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Dica: você também pode servir o arroz quente, como preparação principal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÁBADO – SALADA DE SELVAGEM
Leve ao fogo 1 xícara (chá) de Arroz Selvagem Tio João em 3 xícaras (chá) de caldo de legumes fervente (600 ml) e cozinhe por cerca de 40 minutos.
Enquanto isso, faça um vinagrete com 1 ¼ de xícara (chá) de suco de laranja (2 a 3 laranjas), raspas de 1 laranja, 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino. Escorra o arroz e misture-o ainda quente ao vinagrete e deixe esfriar.
Ao arroz frio, adicione 1 xícara (chá) de ervilha fresca cozida, ½ xícara (chá) de nozes quebradas e 1 colher (sopa) de uva passa.
Sirva como entrada, ao lado de 4 figos maduros cortados em 4 e grelhados em 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio por 1 minuto. Regue com 1 fio de mel e guarneça com 1 fatia de presunto cru. 
Tempo de Preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções (entrada)
 
Sobre a Josapar
Produzindo qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, possui unidades industriais em Pelotas (RS), em Recife (PE), Itaqui (RS) e Campo Largo (PR). Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju, a linha de alimentos em pó à base de proteína isolada de soja - SupraSoy, entre outras marcas, como Azeite Nova Oliva, Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto. Visite o site www.josapar.com.br e conheça mais sobre a empresa.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br