Fazemos acontecer

Meu filho faz chantagem

Publicado em 29 de Agosto de 2014.
Foto: Stockvault

Muitos pais crêem que frases como "te levo ao parque se não bater no seu irmãozinho" ou "se você ficar quietinho te compro um chocolate" são eficazes para garantir o bom comportamento dos filhos. No entanto, segundo especialistas, "negociar" pode ser nocivo para a educação da criança, pois ela aprende a sempre recorrer a isso para obedecer aos pais.  

´´O bom comportamento que o pai ou mãe consegue dos pequenos através da chantagem é momentâneo, dura somente até a recompensa ser recebida´´, explica a psicóloga Susana Orio, coordenadora da unidade Infantil e Fundamental I do Colégio Madre Alix, em São Paulo.
 
Para a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano, as recompensas devem ser dadas pelos pais sem serem prometidas, como uma surpresa. ´´Dessa maneira, a criança entende que, obedecendo aos pais, pode ser recompensada´´, ensina. ´´Isso gera um bom comportamento contínuo, não momentâneo´´ Susana complementa. ´´O prêmio deve representar o reconhecimento dos pais pela boa ação do filho, não uma troca´´.
 
Geralmente, a criança interpreta o ´´se´´ como se os pais não acreditassem que ela não é capaz de fazer algo caso não receba nada em troca. Ela incorpora esse pensamento e é capaz de agir mal para comportar-se bem caso os pais prometam recompensa. ´´Os pais acabam ajudando a criança a se tornar chantagista´´, define Ana Cássia.
 
Ana Cássia Maturano é psicóloga clínica em São Paulo, co-autora do livro Puericultura - Princípios e Práticas (Ed. Atheneu), onde aborda aspectos relacionados a ´estimulação cultural da criança´ e colunista de Educação do G1
Clínica: Edifício Morumbi Medical Center Rua José Janarelli, 199, cj 126
(11) 3722-4646
Email: cmaturano@hotmail.com
 
Suzana Orioé psicóloga e coordenadora pedagógica do colégio Madre Alix
Colégio Madre Alix: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1555/1755 - Jd Paulistano
Tel: (11) 3082-8455
www.madrealix.g12.br
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br