Fazemos acontecer

Fundação Educar DPaschoal comemora 25 anos com palestra de Cortella

Publicado em 01 de Setembro de 2014.
Foto: http://ferrazcortella.com.br/

A entidade, reconhecida por promover e incentivar a educação que já contribuiu para o estimulo da leitura de aproximadamente um milhão de crianças e pais, traz para Campinas, como parte da comemoração de seus 25 anos, uma das palestras mais conceituadas do Brasil.

 
Em 1989, quando a palavra filantropia era conhecida por assistência social e a responsabilidade social das empresas era pouco compreendida, a DPaschoal dava início à Fundação Donato Pascoal, hoje conhecida por Fundação Educar DPaschoal. 
 
Acreditando que somente a educação e a escola seriam capazes de transformar a vida das pessoas e minimizar a injustiça social, Luis Norberto Pascoal, Presidente do Conselho do Grupo, decidiu ir além das doações assistenciais, para criar programas de formação de líderes juvenis, produção de livros infantis e premiar empreendedores sociais.
 
Neste ano, a Fundação Educar DPaschoal completa mais do que 25 anos, já que são três mil jovens beneficiados pela Academia Educar, 35 milhões de livros produzidos e distribuídos gratuitamente e 15 anos do Prêmio Trote da Cidadania. 
 
Para comemorar tudo isso, a organização quer fazer o que já faz de melhor: inspirar ideais e conhecimento, por meio do ensino. Por isso, no próximo dia 9 de setembro, cerca de 500 pessoas participarão da palestra “Escolhas”, promovida pelo mestre em educação Prof. Dr. Mario Sergio Cortella.
 
O evento, que será realizado no teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi Campinas, desperta para as escolhas que a vida nos replica e a angústia decorrente dessas escolhas individuais em nome da convivência em sociedade. Quantas respostas certas há em uma só pergunta? Porque muitas vezes devemos abrir mão de uma vontade própria para que haja convívio em grupo? Essas e muitas outras ideias serão analisadas por Cortella.
 
Para Luis Norberto, a comemoração vai ao encontro do que a Fundação Educar se propõe desde sua criação: incentivar crianças, jovens, adultos e idosos a refletir e transformar o seu entorno. ´´Essa nossa trajetória, só foi possível pelo apoio de muitos parceiros que também acreditam na educação como forma de transformação social. Decidimos que a melhor forma de comemorar nossos 25 anos, é dando um presente para a população de Campinas. A palestra do Professor Mario Cortella fala sobre ética, política e as escolhas que fazemos ao longo da vida. A escolha correta pode mudar o futuro, pode mudar o mundo´´.
 
 
A Fundação Educar e seus pilares
Em 1989, a Fundação Educar DPaschoal foi idealizada por seus criadores com o objetivo de desenvolver e aplicar programas de estímulos à leitura e à educação, como motor de transformação social. Nasceu com o Programa Academia Educar, que desenvolve núcleos de lideranças juvenis em escolas públicas de Campinas, criando oportunidades para que o jovem descubra seu potencial e melhore seu entorno. O Programa, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, já capacitou mais de três mil jovens, se aprimorou e anualmente investe também em capacitações para os educadores parceiros.
 
Quem a viu nascer, sabe bem sobre a sua importância em promover valores. Para Alexsandro da Silva, gerente do SAFF da DPaschoal, que participou por dois anos dos projetos da Fundação, a entidade cumpre muito bem o que promete desde seu início. ´´Cheguei à Fundação Educar em 1990 e lá ganhei conhecimento e suporte para galgar novas funções, até chegar onde estou hoje. Posso afirmar com toda certeza que ela me ajudou a construir a minha ética pessoal e profissional´´, conta.
 
Mas não é só da Academia que a organização se orgulha em oferecer inspiração e incentivo. Em 1999, ela criou o Trote da Cidadania, que estimula o empreendedorismo social de universitários do País, por meio da premiação de projetos que incentivam o trote solidário.
 
Em 2000, nasce o Projeto Leia Comigo!, que produz e distribui gratuitamente livros infantis para escolas públicas, organizações sociais, bibliotecas e voluntários de todo o País. Os conteúdos, que somam mais de 250 títulos, são alinhados com os Quatro Pilares da Educação, estabelecidos pela UNESCO: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Agir. Nesses 14 anos, já foram distribuídos gratuitamente mais de 35 milhões de livros em 25 estados brasileiros. O número de beneficiados, indicado pelos próprios solicitantes, é de cerca de 1.184 milhão de pessoas, entre adultos, crianças e idosos. 
 
Para complementar, o Projeto Leia Comigo! acredita que um mediador de leitura pode impulsionar a aprendizagem e o gosto pelos livros. Por isso, investe no desenvolvimento da metodologia de contações de histórias para a formação desse mediador. Em 2012, foi lançado o primeiro vídeo com dicas de como contar a história de forma lúdica e encantadora, o que estimula a criatividade, a imaginação e o gosto pela leitura. A metodologia é simples e mostra que qualquer pessoa pode construir as ferramentas e contar a sua história.
 
Evento: Aniversário Fundação Educar
Palestra ´´Escolhas´´ – Prof. Mario Sergio Cortella
Data: 09 de setembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Teatro Brasil Kirin (Shopping Iguatemi Campinas) – Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas/SP.
Vagas limitadas. Necessária confirmação de presença, pelo e-mail fundacao@educardpaschoal.org.br.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br