Fazemos acontecer

Esalq abre inscrições dia 15 para pesquisadores mirins

Publicado em 03 de Setembro de 2014.
Foto: Divulgação

O projeto Pesquisadores Mirins abre as inscrições de 15 e 22 de setembro para estudantes do ensino fundamental, na faixa etária entre 13 e 14 anos. Para efetuar o cadastro no programa é preciso contatar a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) pelo telefone (19) 3429-4305 ou pelo e-mail museulq@usp.br . Oferecido semestralmente à comunidade externa à universidade, o programa tem capacidade para 20 jovens e o tema é o acervo de máquinas exposto no Museu Luiz de Queiroz.

 
A primeira etapa dos estudos levará os alunos a conhecerem e escolherem um dos itens do museu da escola. Após esta fase, o jovem passará às pesquisas sobre a história do inventor da máquina e o princípio do seu funcionamento e o confronto das épocas, passada e atual.
 
Os conteúdos abordados são sempre associados ao currículo escolar e são apresentados de forma expositiva e prática, finalizando com atividades artísticas e visitas aos departamentos da Esalq relacionados com o tema.
 
Desde 2005, cerca de 250 alunos participaram do Pesquisadores Mirins, projeto que já abordou temas como Microscópio: O mundo invisível; Disco de Newton; Máquina fotográfica; Cultura do Café; Teodolito; Parafuso de Arquimedes; A Química na Vida.
 
A responsável pelo projeto é a professora Sônia Maria de Stefano Piedade, do Departamento de Ciências Exatas (LCE). A realização é da Comissão (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq e do Museu Luiz de Queiroz.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br