Fazemos acontecer

Livro reúne projetos do arquiteto Celso Laetano

Publicado em 17 de Setembro de 2014.
Foto: Nilo Belloto

Obra será lançada dia 23, na Casa do Marquês, no Monte Alegre

 
Celso Laetano – Arquitetura e Interiores, livro que faz um balanço dos 33 anos da vitoriosa carreira do arquiteto, será lançado no dia 23 de setembro, a partir das 19h30, na Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre. O livro, da Mix Editores, de São Paulo, tem 250 páginas ricamente com material escolhido pelo próprio Laetano. 
 
O livro aborda o talento do arquiteto em três vertentes: projetos residenciais, projetos comerciais e participações em mostras e exposições. Nascido em Araraquara e formado pela PUC, em 1981, desde então o arquiteto baseou sua carreira em Piracicaba. Mantém na cidade um concorrido escritório, na Vila Sucrèrie, imóvel tombado pelo patrimônio histórico e onde moravam os franceses do Engenho Central. Hoje ele também mantém no espaço uma loja de móveis e objetos de decoração.
 
Após 33 anos de constante atuação nas três áreas abordadas no livro, Laetano afirma que hoje alia a experiência acumulada com o prazer de projetar. ´´Nesse momento da minha vida, me sinto privilegiado nessa conquista. Acho isso uma coisa importante. Porque não é o trabalho em si. Em todo o trabalho você tem dois caminhos: o seu e o de volta, do cliente. Esse respeito mútuo, essa cumplicidade, se transformou em um trabalho altamente de qualidade. Isso eu prezo muito´´, afirma.
 
O arquiteto conta que não consegue definir seu trabalho, afirmando não ser totalmente contemporâneo, nem apenas clássico. ´´Houve uma época em que fiquei mais conhecido pelo lado clássico por causa das restaurações de imóveis para serem transformados em restaurantes e lojas. As pessoas me viram como um profissional que trabalhava dentro dessa linguagem´´, conta. Por isso, revela que não se prende a rótulos. ´´O que prezo bastante é definir um conceito de trabalho que atende o que o cliente quer, mas que tenha a chancela do escritório.´´
 
Para Laetano, o exercício da arquitetura é complexo porque abrange várias áreas. ´´E todo arquiteto tem um pouco de veia artística. Uns  enveredam pelo teatro, outros pelas artes gráficas, alguns até pela dança´´, enumera. 
 
Laetano descobriu a inclinação para a arquitetura ainda cedo, quando era adolescente, e o pai, Aparecido, começou a construir uma casa na rua Samuel Neves, em frente à escola Mello Ayres. ´´Comecei a me interessar, a palpitar na escolha dos acabamentos, a me envolver na obra. Fui escolher todos os azulejos, desenhei a fachada da casa´´, conta.
 
Atualmente, ele se divide entre a arquitetura e a função de dono de loja, o que também adora. E confessa que se sente reabastecido a cada viagem. ´´Oxigena o conhecimento´´, define. De cada lugar que conhece, traz coisas novas. ´´O grande desafio do arquiteto é estar envolvido o tempo todo por um exercício entre funcionalidade e estética´´, define.
 

 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br