Fazemos acontecer

Carioca e piracicabano vencem 12º Salãozinho de Humor

Publicado em 22 de Setembro de 2014.
Foto: Rafael Bitencourt

Cerimônia aconteceu no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, domingo, às 15h

 
A carioca Victória Eduarda Terra Matias, 7, e o piracicabano Enrico Romanelli Novais, 13, faturaram o primeiro lugar nas categorias de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos, respectivamente, na 12ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba. Os dois levaram para casa um iPad. A cerimônia de premiação ocorreu no domingo, 21, às 15h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. Este ano, o Salãozinho recebeu 2.600 desenhos, dos quais 207 estão expostos até o dia 12 de outubro, no Armazém 14ª.
 
O Salãozinho é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba. O patrocínio é da Águas do Mirante, Unimed, Uniodonto, CCR Autoban, Natura, Arcor, Raízen e Arcelor Mittal.
Victória, que estuda na Escola Municipal Tenente Coronel da PM Eduardo Villaça, no Rio, venceu com desenho do cantor Carlinhos Brown. Enrico, estudante do colégio Anglo Cidade Alta, em Piracicaba, retratou o técnico da Seleção Brasileira Dunga.
 
Na categoria de 7 a 10 anos, Arthur Ribeiro Abade, de Atibaia, ficou em segundo lugar e Pedro Fernandes, de Curitiba, em terceiro. Nicolas Brian Matos Correia, de Piracicaba, ganhou menção honrosa. Os outros ganhadores na categoria de 11 a 14 foram Renan Matthaus Amaral, de Piracicaba, que ficou com o segundo lugar e Cindy Kawano, terceiro lugar e também moradora de Piracicaba. Luis Henrique da Silva Ganhor, de Piracicaba, e Lia Tricoli, de Atibaia, receberam menções honrosas pelos seus trabalhos. Os segundos e terceiros lugares levaram um kit de desenho profissional. 
 
EMOÇÃO
Victória disse que ficou muito feliz com o primeiro lugar em sua categoria, mas que não imaginava que fosse vencer. Filha do também cartunista João Carlos Mattias do Nascimento, ela conta que quer seguir os passos do pai. ´´Eu gosto de desenhar desde pequena´´, afirmou ela, que vai usar o iPad para baixar jogos e brincar com o pai.
 
Enrico disse que queria muito ganhar e ficou feliz e surpreso com o resultado. ´´Eu tinha um desenho do Dunga e como ele voltou para a Seleção, decidi enviar´´, contou, sobre a escolha da caricatura vencedora do técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Em 2011, Enrico faturou o terceiro lugar em sua categoria com outra caricatura, desta vez do jogador Neymar. 
 
Todos os ganhadores vieram para receber os prêmios, que foram entregues pelo prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, pela secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, pelo presidente do 41º Salão Internacional de Humor, Evaldo Vicente, e pelo presidente do Conselho Consultivo, Adolpho Queiroz. O presidente da próxima edição do Salão de Humor, Jairinho Mattos, também participou da cerimônia.
 
O prefeito Ferrato salientou a importância do Salãozinho na construção de um cidadão crítico. ´´O Salãozinho é importante porque ensina uma nova linguagem às crianças e as ajuda a ter um maior processo de reflexão sobre os fatos, sobre as pessoas e sobre o mundo. Educação é isso. A nossa preocupação é que as novas gerações venham com um espírito aguçado, crítico sobre nossa sociedade, porque só com esse espírito conseguiremos construir uma cidade, um Estado e um país melhores´´, afirmou.
 
A secretária da Semac, Rosângela Camolese, citou a importância do Salãozinho na descoberta de novos talentos e lembrou o projeto Humor na Sala de Aula, que capacita professores para que eles repassem informações sobre humor gráfico aos alunos. “O Salãozinho é a menina dos nossos olhos, nossa lanterna, nosso futuro”, disse Rosângela, que também agradeceu à Secretaria da Educação, Diretoria Regional de Ensino e aos patrocinadores CCR-Autoban, Instituto Arcor e Arcelor Mittal.
 
Antes do anúncio dos vencedores, o coral Mergulho Musical, do Instituto Atlântico de Ensino, homenageou todos os estudantes inscritos no Salãozinho de Humor com uma apresentação. Sob a regência da professora Wana Carcagnolo Narval, eles interpretaram as canções Tem Gato na Tumba, Pé de Nabo, Menina Moleca e A Paz.
 
Após a cerimônia, quem foi ao Teatro Erotídes de Campos pode ficar e assistir à peça  Pra Onde Vão as Bolinhas de Sabão?, com o grupo Canto Cidadão. O espetáculo integra o projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal, uma das patrocinadoras do Salãozinho.
 
PARCERIA
Este ano, graças a uma parceria com a concessionária Autoban, patrocinadora da iniciativa, foram distribuídas 16 mil cartilhas a escolas das redes municipal e estadual de ensino. As cartilhas tiveram como objetivo principal servir de ferramenta para que os professores colocassem em prática as orientações que receberam durante os encontros do curso Humor na Sala de Aula, que capacitou educadores para serem multiplicadores dessa linguagem. O treinamento dos professores foi feito pelo cartunista Willian Hussar e pela professora de educação artística e artista plástica Elisângela de Freitas Mathias, a Belê.
 
Com textos de fácil entendimento, a cartilha apresentou aos estudantes o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salãozinho de Humor. Desenhos de artistas premiados no Salão servem de exemplo para explicar as categorias – charge, cartum, caricatura e tirinhas/HQ - julgadas e premiadas no evento, que está entre os maiores do mundo.
 
Para quem ainda não viu, a visitação a exposição vai até 12 de outubro, no Armazém 14ª (em frente à ponte pênsil), Engenho Central, Piracicaba.
Informações: (19) 3403-2615; (19) 3403-2620; (19) 3403-2621 e (19) 3403-2623. E-mail: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
Também no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br