Fazemos acontecer

5 dicas para dar entrada no imóvel com o FGTS

Publicado em 26 de Setembro de 2014.
Foto: Stockvault

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um patrimônio pago pelo empregador ao colaborador, que serve como reserva para, entre outros fins, financiar imóveis. Este recurso fica depositado na Caixa Econômica Federal e pode ser utilizado sempre que o empregado solicitar, mas é necessário se enquadrar em alguns quesitos para usufruir deste benefício. “Muitos querem utilizar o FGTS para comprar o próprio imóvel, mas não sabem como e quando empregar o dinheiro da maneira correta”, afirma Tonico Dias, fundador da imobiliária on-line Imóvelbid (www.imovelbid.com.br).

Abaixo, o empresário lista as principais dicas para prosseguir com a negociação.
 
1. Certifique-se que pode utilizar o recurso antes de prosseguir com os planos: Muitas pessoas não sabem, mas só é possível levantar o Fundo de Garantia após três anos de serviço registrado em carteira, trabalhar ou morar no município que pretende comprar o imóvel, não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e não possuir outro imóvel, já que o objetivo deste fundo é contribuir na aquisição da primeira moradia.
 
2. O Imóvel: Ele não poderá ser utilizado para reformas, compras de terreno, pontos comerciais, material de construção e aquisição de imóveis para terceiros — exceto compra de terreno com objetivo de construção de residência própria. O imóvel ainda precisa ser avaliado em no máximo 750 mil reais (válido para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e DF) ou no máximo 650 mil reais (válido para os demais estados) para que se enquadre neste tipo de financiamento imobiliário.
 
3. Em dia com a documentação: O próximo passo é verificar a documentação. Para os compradores, será necessário documento oficial de identificação e comprovante de renda. Para os vendedores pessoa física, documento oficial de identificação e comprovante do estado civil; e para os vendedores pessoa jurídica, documento oficial de identificação do representante legal, documento de constituição e certidão simplificada da junta comercial de empresa Ltda. ou firma individual, ou estatuto social e ata de eleição da última diretoria de empresas S/A.
 
4. Aquisição na planta: E possível comprar imóveis na planta com FGTS, mas as regras são diferenciadas. Neste caso, são levados em conta a renda familiar, que não pode ultrapassar 5.400 reais; o limite de financiamento, de até 170 mil reais; e o prazo de amortização, que implica na quota do financiamento — até 240 meses, a quota é de 100%.
 
5. Não se esqueça de fazer uma simulação: Fazer uma simulação para minimizar eventuais surpresas em relação às exigências. Em seguida, procure agência da Caixa. Lá, você será informado dos detalhes da transação e das taxas a pagar (conforme tabela vigente de tarifas da Caixa). O processo é burocrático e meticuloso. Assim, algumas idas-e-vindas podem ser necessárias. Não desanime. 
Quanto ao tempo de liberação da verba, o empresário diz que a transferência acontece em aproximadamente cinco dias, já a aprovação do financiamento: “esse já é um processo mais longo, que pode levar de dois a três meses”.
 
Sobre a Imóvelbid.com
A Imóvelbid é uma imobiliária online focada na venda de imóveis novos, atendendo incorporadores como vendedores e clientes finais como compradores. O objetivo é realizar atendimentos de forma 100% eletrônica, com informações relevantes para que o cliente possa tomar a maior parte da decisão sem necessidade de interferência de um corretor, que estará disponível para as etapas off-line: visitação, negociação e o fechamento do negócio. São mais de 6.000 unidades e R$ 3 bilhões de VGV disponíveis no inventário do site, aberto ao público interessado. Inicialmente com atuação na região metropolitana de São Paulo e Flórida, EUA, a empresa busca expandir sua atuação para outras praças, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo, em 2015.A empresa é uma unidade de negócios do Grupo Superbid - especializado na avaliação e venda de ativos físicos por meio de leilões oficiais via internet - que já transacionou mais de R$ 4,5 bilhões por meio de leilão online e atua em diversos países da América Latina.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br