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7 orientações para falar bem em público

Publicado em 29 de Setembro de 2014.
Foto: Stockvault

Falar bem em público é uma necessidade imprescindível para quem quer se destacar profissionalmente. Sendo imprescindível ter uma comunicação verbal eficaz que possibilite conquistar o público, fazendo com que esse fique engajado com o discurso que foi feito.

 
Na realidade é bem fácil ser um bom orador, o difícil é conquistar o público, principalmente em uma apresentação empresarial, onde os receptores estão com uma visão crítica muito aguçada, na busca de possíveis brechas que possam ocorrer, pois isso será utilizado na hora da negociação. Mas qual a alternativa? Para uma comunicação empresarial eficaz, o grande segredo é o preparo, e isso não se resume apenas a questão da comunicação verbal, vai muito além.
 
Veja algumas dicas:
 
1)   Saiba tudo sobre o público com que irá lidar, e isso é necessário para qualquer apresentação, busque saber com antecedência sobre a organização, motivos da apresentação, questões positivas e negativas que possam ocorrer. Converse com networks que tiveram relacionamentos recentes com essas pessoas e busque entender o clima que ocorre;
 
2)   Busque ser pontual. Quando se fala em pontualidade deve se ter em mente que isso não se limita apenas ao horário de chegada, busque saber com antecedência quanto tempo terá disponível, e se organize para isso. Se você terá 45 minutos para fazer sua apresentação, você pode receber uma surpresa de que seu tempo foi reduzido para 30;
 
3)   Acredite no que vai falar e fale com paixão, só assim falará com convicção e terá credibilidade perante aos ouvintes, por isso, estude muito sobre o que irá apresentar, já que você terá que ser a maior referência sobre o tema;
 
4)   O show não pode parar, por isso, evite imprevistos, mas, mesmo que passe por alguma situação constrangedora, mantenha a frieza e retome de onde parou, pronto para fazer sua apresentação da melhor maneira possível;
 
5)   Fique atento as reações do público, é importante observar detalhadamente (expressões, participação, sonolência, saídas da sala, etc) como o público está se posicionando em relação a apresentação para poder redirecionar em caso de problemas ou mesmo ser mais certeiro;
 
6)   Reserve sempre parte do tempo para debates e dúvidas, sempre ouça o que as pessoas tem a dizer e busque esclarecer as dúvidas que possam aparecer, o objetivo de qualquer apresentação também é aprender;
 
7)   Tenha uma postura de humildade, mas isso não quer dizer ser submisso. As pessoas percebem rapidamente pessoas arrogantes e criam uma expectativa negativa da mesmas, assim ser humilde e simpático já é um grande início.
 
Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
 

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