Fazemos acontecer

Dicas para revitalizar o seu jardim nesta primavera

Publicado em 02 de Outubro de 2014.
Foto: Stockvault

O início da primavera é o período ideal para a manutenção das áreas verdes. Com a mudança do clima, as plantas precisam de alguns cuidados especiais para que consigam florescer durante toda a estação. 

Para que esse trabalho seja feito de forma ágil e segura, Paulo Figueiredo, técnico de produtos da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes que completa 325 anos em 2014, recomenda o uso de equipamentos para a limpeza, poda e corte de gramados. O objetivo é conseguir transformar a área verde com o mínimo de esforço e de forma simples. 
 
´´O mercado de equipamentos evoluiu muito nos últimos anos e já contamos com soluções para os diferentes perfis de usuários. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade no jardim é importante identificar quais são as melhores opções de equipamentos, sempre levando em consideração a produtividade, ergonomia e potência dos produtos utilizados´´, explica o técnico de produtos. 
 
Confira as dicas de Paulo Figueiredo para que o seu jardim floresça forte e cheio de vida durante toda a primavera.
 
1- Limpar, soprar e rastelar
O primeiro passo é limpar todos os restos de folhas, galhos, pinhas e outros detritos que caem e são deixados pelas outras estações, para dar aos gramados e aos canteiros uma chance de respirarem. A folha ocasional não constitui um perigo, mas pilhas ou camadas de folhas podem prejudicar a aeração da grama ou até fazê-la se decompor. Use um soprador de folhas para isso.
 
Dicas de produtos: Soprador Husqvarna 125BVx, ideal para atividades domésticas, combina potência com facilidade de uso e já vem com kit de aspiração para coleta. Para uso profissional e intensivo em espaços com grande circulação de pessoas, como metrôs, praças e condomínios, o soprador costal Husqvarna 356BTx é mais indicado, pois possui baixos níveis de ruído, além de suporte ergonômico com elementos antivibratórios.
 
2- Limpar as ervas daninhas e arejar o solo
Livre-se de todas as ervas daninhas o mais cedo possível, antes que o sol acelere o crescimento delas. Também não se esqueça de cortar as folhas secas, as gramas altas e fique atento para não prejudicar os caules das plantas, pois isso pode danificar as raízes.
 
Não deixe também de descompactar o solo, isso faz com que o oxigênio atinja as raízes das plantas e, ao mesmo tempo, dê uma melhor aparência ao canteiro.
 
Dica de produto: Motocultivador Husqvarna TR430, que se movimenta para frente e para trás, sendo que as lâminas giram no sentido anti-horário. 
 
3- Podar as árvores
Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. Uma árvore frutífera é podada em cinco etapas:
 
1. Retire os ramos mortos (às vezes isso pode ser a única coisa que você tem de fazer);
2. Remova os ramos do cruzamento, ou seja, os galhos que encostam uns nos outros;
3. Remova caules e ramos que apontam para cima em linha reta;
4. Remova todos os ramos apontando para dentro, para o tronco da árvore;
5. Se necessário, deixe a árvore menos espessa.
 
Dica de produto: Podador de galhos Husqvarna 327P5x, oferece um alcance que pode chegar a 5 metros, possibilitando a poda de árvores altas em lugares de difícil acesso. Em casos de galhos mais grossos, a Motosserra T435 da Husqvarna é compacta, pesando menos de 4 kg e foi desenvolvida especialmente para o trabalho de poda de galhos.
 
4- Aparar as cercas-vivas
A melhor maneira de se obter uma boa cobertura para as cercas vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser cortada durante o início da primavera. 
 
Dica de produto: Podador de cerca-viva 226HD60S daHusqvarna é indicado para serviços de pequena envergadura, alta precisão e qualidade.
 
5- Cortar o gramado
O gramado precisa de tempo para se recuperar após as outras estações. Lembre-se de não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Com uma altura de 5 a 9 cm, você terá um gramado padrão e com uma bonita aparência.
 
Dica de produto: Cortador de grama Husqvarna LB155S, possui alta capacidade de corte, design robusto, guidão ergonômico e dobrável, revestido para garantir melhor aderência das mãos e controle durante o trabalho, e rodas reforçadas. Já a Roçadeira Husqvarna 128R, indicada para uso doméstico, é ideal para acabamentos em áreas inclinadas e onde o cortador de grama não alcança. Possui a tecnologia Smart Start® para facilitar a partida do motor e já vem com fio de náilon e lâmina de 4 pontas. 
  
Para mais informações sobre os equipamentos ou para localizar a revenda mais próxima, acesse www.husqvarna.com.br ou entre em contato com o SAC: 0800 77 323 77.
 
Sobre o Grupo Husqvarna
O Grupo Husqvarna, que em 2014 comemora 325 anos de história, é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo cortadores de grama robôs, tratores de jardim, motosserras e roçadeiras. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos de corte e ferramentas diamantadas para indústria de pedras e construção. Seus produtos e soluções atendem desde consumidores ocasionais até profissionais e são vendidos em revendas autorizadas e varejistas em mais de 100 países. Em 2013, o Grupo obteve receita líquida de 30 bilhões de coroas suecas (cerca de 4,7 bilhões de dólares) e totalizou em média 14.000 funcionários em mais de 40 países. A sede está localizada em Estocolmo, Suécia, e suas ações são listadas na bolsa NASDAQ OMX Stockholm Exchange.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br