Fazemos acontecer

Sebrae-SP em Piracicaba comemora o Dia do Empreendedor com semana especial

Publicado em 07 de Outubro de 2014.
Foto: Stockvault

Comemorado em todo o país para incentivar o crescimento das micro e pequenas empresas, o Dia Nacional do Empreendedor, celebrado no domingo (5/10), terá destaque especial na programação do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba. A data será estendida durante uma semana, entre os dias 13 e 18 de outubro, com oficina, palestras e o Sebrae Móvel. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (19) 3434-0600, e-mail piracicaba@sebraesp.com.br ou pessoalmente na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende – Piracicaba.

 
De acordo com Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, “nossos consultores estarão disponíveis para orientações e apresentações dos produtos e serviços aos interessados na melhoraria da gestão e para quem deseja deixar de ser empregado e abrir o próprio o negócio. Será um excelente momento para tirarem as dúvidas, profissionalizarem seus empreendimentos e terem novas expectativas futuras”, explica.
 
A programação da Semana do Empreendedor começa com a oficina “Transforme sua ideia em modelo de negócios”, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 18h às 22h, na sede do ER Piracicaba. O objetivo é capacitar o potencial empresário e o empresário formalizado para aumentarem as chances de sucesso no atual ou futuro empreendimento, utilizando criatividade e inovação como diferenciais no mercado.
 
A oficina é baseada no modelo Canvas, usado pelos criadores do Google e Facebook, onde são trabalhados nove ícones do negócio: Proposta de Valor, Segmento de Clientes, Canais de atendimento, Relacionamentos com os clientes, Fonte de receita, Recursos, Atividades principais, Parcerias e Estrutura de custos. “Transforme sua ideia em modelo de negócios” tem investimento de R$ 190,00. 
 
A programação também terá atividades gratuitas. Uma equipe que veste a camisa e enfrenta os desafios para ajudar a empresa crescer precisa de reconhecimento dos gestores e dos empreendedores. O que fazer diante deste desafio fará parte do conteúdo da palestra “Como criar e manter uma equipe motivada”, que ocorrerá no dia 15, das 19h às 21h. Em “Divulgue sua Empresa”, no dia 16, das 19h às 21h, será possível entender quais são os meios de divulgação existentes, como identificar o público-alvo e o planejamento do mix de marketing. 
 
Na sequência da Semana do Empreendedor, o dia 18 será marcado por uma intensa programação gratuita com as palestras “Como se tornar microempreendedor individual” e “Como usar o Facebook para Empresa”, ambas das 10h às 12h. Na primeira, entre os aspectos abordados estão a simplificação do pagamento de imposto, a cobertura previdenciária que a pessoa passa a ter direito e outros benefícios da lei do MEI. Na segunda, consultores do Sebrae-SP ensinarão como transformar o Facebook em uma ferramenta eficiente de relacionamento com os clientes, gerando novas oportunidades e negócios. 
 
Para encerrar, no período da tarde, das 14h às 16h, mais duas palestras capacitarão empresários e empreendedores: “O caminho para o próprio negócio” apresentará as principais questões sobre o empreendedorismo e o que deve ser considerado antes de abrir um negócio próprio. Já “Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro” mostrará como deve ser usado o fluxo de caixa para administração dos recursos financeiros das empresas. Também dará ênfase à gestão do caixa do ponto de vista operacional e estratégico, ao calendário comercial, ao uso do pró-labore e outros assuntos.
 
SEBRAE MÓVEL
A Semana do Empreendedor também contará com a Caravana do Sebrae Móvel em três cidades de abrangência do Escritório Regional. Na unidade veicular equipada com mesas, computador, internet sem fio e ar-condicionado, os consultores realizarão atendimento individual, fornecendo informações detalhadas sobre finanças, marketing, qualidade e administração. Todos os produtos e serviços do Sebrae-SP serão apresentados de acordo com a área de interesse. 
 
O objetivo é orientar e informar os interessados em abrir a própria empresa; empresários que desejam formalizar o seu negócio, além dos já formalizados que buscam melhorias e capacitação em gestão.
 
Em Piracicaba, quatro vans estarão na praça José Bonifácio (em frente ao Poupa Tempo estadual), nos dias 13 e 14 de outubro, das 10h às 16h. Limeira receberá três unidades na praça Toledo Barros (Centro), dia 13, no mesmo horário. A praça  Comendador Muller (Centro), de Americana, sediará o Sebrae Móvel em 14 de outubro, também entre 10h e 16h. Três veículos serão liberados para a cidade.
 
PARCEIROS
Para fortalecer o sucesso das atividades, a Semana do Empreendedor conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre). Em Limeira: Prefeitura, Ciesp, Acil, Sicomércio e PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor). Em Americana, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba terá apoio da Prefeitura, Acia, Sincomercio, Ciesp e Sinditec.
 
Programação – Semana do Empreendedor  - 13 a 18 de outubro de 2014
Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba (Avenida Rui Barbosa, 132 - Vila Rezende – Fone 3434-0600)
13 a 15/10 18h às 22h Oficina Transforme sua ideia em modelo de negócio
15/10 19h às 21h Palestra - Como criar e manter uma equipe motivada
16/10 19h às 21h Palestra - Divulgue sua empresa 
18/10 10h às 12h Palestra - Como se tornar microempreendedor individual
18/10 10h às 12h Palestra - Como usar o facebook para empresa
18/10 14h às 16h Palestra - Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro
18/10 14h às 16h Palestra - O caminho para o próprio negócio
 
Caravana do Sebrae Móvel
13 e 14/10 10h às 16h Piracicaba - Praça José Bonifácio (em frente ao Poupa Tempo - Centro)
13/10 10h às 16h Limeira - Praça Toledo Barros - Centro
14/10 10h às 16h Americana – Praça  Comendador Muller  - Centro
 
DATA ESPECIAL
Em 5 de outubro de 1999, quando o governo Fernando Henrique Cardoso instituiu a lei 9.841, nasceu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O documento revogava o decreto anterior a respeito do tema (9.317/1996), que dispunha sobre o regime tributário dessas companhias e criava também o Simples Nacional. De acordo com o texto, o então novo registro vinha assegurar às pequenas empresas um tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Constituição Federal. O estatuto de 1999, que deu origem à data na qual o Dia do Empreendedor é comemorado, valeu até a assinatura da lei complementar 123/2006. Sancionada pelo governo Lula, a lei surgiu para tratar de critérios que definissem as micro e pequenas empresas, como suas faixas de rendimento anual e formas pelas quais elas pagariam os tributos. O texto seria novamente alterado em 10 de novembro de 2011, pela lei 139, que vigora até hoje.
 
SOBRE O ESCRITÓRIO REGIONAL DO SEBRAE-SP
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba é responsável pelo atendimento de empresas e empreendedores de 17 municípios da região, o que representa uma população de 1.290.046 habitantes e 59.189 empresas formais. As cidades de abrangência são: Águas de São Pedro, Americana, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Maria da Serra e São Pedro. A sede do ER Piracicaba fica na Avenida Rui Barbosa, 132 – Piracicaba/SP – telefone: (19) 3434.0600. 
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br