Fazemos acontecer

Saiba como reduzir custos em condomínios

Publicado em 13 de Outubro de 2014.
Foto: Alessandro Maschio

Inúmeras causas que podem aumentar os custos dos condomínios e trazer, inclusive, mais inadimplência. Um recente levantamento feito pela Qualiti Imóveis sobre a situação de um grupo de prédios na cidade de São Paulo, aponta os ´ralos´ do orçamento em condomínio. 

´´Mudar comportamentos e hábitos dos condôminos, assim como motivar síndicos e administradoras a terem mais iniciativa, são o ponto de partida para reduzir custos´´, explica o diretor da Qualiti Imóveis Wilson Neaime.
 
Confira a lista de possíveis custos e como reduzir suas despesas:
- Água e piscinas
Quando o condomínio não possui a cobrança de água individualizada, qualquer medida para redução de custos pode refletir muito na economia. Vazamentos, descargas, torneiras, uso de mangueiras para limpezas e manutenção dos jardins, entre outros, devem ser revistos para diminuir custos. “Despesas de água podem chegar a 15%. Torneiras e descargas podem ser substituídas pode modelos mais modernos e com menos vazão, vassouras e panos podem substituir o uso frequente da mangueira, além disso, nem toda área comum precisa de limpeza diária”, avaliar Neaime.
 
- Iluminação
Os custos com energia elétrica podem chegar a 6% e as medidas são simples, como substituir lâmpadas atuais por modelos mais econômicos, instalar sensores de presença em áreas comuns, principalmente as que possuem mais circulação de pessoas, como garagens e portaria, desligar as luzes das áreas de lazer após o horário de encerramento das atividades, checar as luzes dessas áreas durante o dia e, também, orientar condôminos sobre a responsabilidade de cada um.
 
- Folha de Pagamento
Nesta lista entram salários e seus encargos, como férias, folgas, horas extras, 13º salário, INSS, FGTS, PIS, vale transporte, dissídio anual, etc. Estas despesas podem representar até 65% dos custos do condomínio, por exemplo. “Otimizar as funções dos colaboradores, cortar horas extras e nomear um responsável para cobrar as atividades dos demais podem representar o começo de uma redução de despesas”, explica Neaime.
 
- Manutenção de equipamentos
Elevadores, para-raios, portões eletrônicos, câmeras de segurança, interfones, fiação, geradores, entre outros equipamentos, podem representar até 12% dos custos, quando não recebem os cuidados ideais. ´´Condomínios mais antigos podem ter mais despesas, pois os equipamentos podem estar desatualizados, aumentando a necessidade de correções. Substituir peças e rever os contratos de manutenção, principalmente dos elevadores, são bons caminhos para reduzir custos nesta área. Prevenção, antes de qualquer dano maior, é sempre melhor´´, afirma Neaime.
 
- Compra de insumos
Organizar as compras e tabelá-las é uma boa saída para evitar gastos desnecessários. Muitas vezes menos é mais e comprar produtos com melhor qualidade pode ser mais vantajoso. ´´Produtos de limpeza, por exemplo, podem ser adquiridos em atacado, pois são mais baratos. Orientar funcionários sobre o uso consciente deles também faz parte do trabalho. O mesmo vale para a compra de insumos para a piscina, que geralmente são mais caros´´, explica Neiame.
 
Por onde começar?
Para Wilson Neaime, implantar uma gestão de custos é possível em qualquer condomínio, independente do tamanho. Para isso é necessário empenho e compromisso, que podem começar por:
 
- Análise da documentação contábil;
 
- Análise de contratos de prestadores de serviços;
 
- Avaliação de processos de compras de insumos associada às rotinas administrativas e operacionais;
 
- Avaliação de desempenho dos funcionários do condomínio;
 
- Revisão, sugestão, avaliação de novos projetos e implantação.
 
Sobre Qualiti Imóveis
Com 19 anos de atuação no mercado imobiliário, a Qualiti Imóveis é especializada na venda, locação e administração de imóveis nacionais e no exterior. No Brasil, comercializa imóveis nos bairros de Moema, Campo Belo, Itaim-Bibi, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, Brooklin, Chácara Santo Antônio, Vila Mascote e Alto da Boa Vista. Já no exterior, atua em cidades como Miami e Orlando, locando e vendendo imóveis para temporada, férias e moradia. Além disso, também oferece administração de locação imobiliária.
 
A Qualiti Imóveis também é uma das responsáveis por pesquisas, estudos e levantamentos de dados do setor, contribuindo, assim, como grande produtora de conteúdo do mercado imobiliário.
 
Atualmente, a Qualiti Imóveis está localizada no bairro de Moema, em São Paulo, e oferece estrutura completa com departamento jurídico próprio e mais de 30 corretores de imóveis disponíveis para atendimento aos clientes. www.qualitiimoveis.com.br
 

 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br