Fazemos acontecer

1 de cada 6 usuários brasileiros não acredita em ciberameaças

Publicado em 10 de Novembro de 2014.
Foto: Stockvault

Segundo pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em parceria com a B2B Internacional, 17% dos usuários brasileiros de Internet não acreditam que ataques cibernéticos são reais e acham que a ameaça é um exagero das empresas de segurança online. Contudo, essa crença os deixa sem nenhum tipo de proteção contra riscos que ameaçam seus dados e vidas virtuais.

De acordo com as estatísticas, mesmo as pessoas que aceitam que as ciberameaças são reais, nem sempre estão convencidas que precisam de proteção. De fato, somente 28% dos entrevistados no Brasil acreditam que possam ser objeto de ataques por cibercriminosos. No entanto, na realidade, o dispositivo de qualquer pessoa pode ser de interesse para criminosos. Mesmo quando o proprietário não armazena dados valiosos no dispositivo e não realiza transações financeiras online, os cibercriminosos podem fazer uso de qualquer computador, smartphone ou tablet - talvez convertendo-o em um bot que envie spam -, para executar ataques DDoS ou enviar links de phishing por meio de mensagens instantâneas e e-mails.
 
Quase um terço (27%) dos usuários no Brasil não estão preocupados com a possibilidade de que suas contas online possam estar comprometidas ou estão alheios a este risco. O mais importante é que isso não somente se aplica a páginas pessoais em sites de redes sociais, mas também a contas bancárias online, que poderiam entregar as finanças pessoais do usuário a um cibercriminoso. Muitas pessoas sentem que as perdas financeiras resultantes de ataques cibernéticos são pouco prováveis - 35% dos entrevistados desconhecem ou não estão preocupados com a possibilidade de tais perdas. Eles não se dão conta de que tais perdas podem não necessariamente ser devidas ao roubo direto de dinheiro de suas contas bancárias. Uma infecção por malware também pode conduzir a gastos imprevistos, incluindo custos relacionados aos serviços de um especialista em TI, a reinstalação de software ou a indisponibilidade temporária de um dispositivo. Em geral, 21% dos entrevistados que tiveram malware em seus dispositivos tiveram perdas financeiras como resultado do incidente.
 
Segundo os resultados da pesquisa, 18% dos entrevistados não estão conscientes que o uso de redes Wi-Fi públicas é arriscado, uma vez que os dados que trafegam nestas redes podem ser interceptados por cibercriminosos. A mesma proporção de usuários, 18%, está consciente desta ameaça, mas não acredita que deva se preocupar com isso. Ao mesmo tempo, 56% dos entrevistados utilizam redes públicas e 6% colocam suas informações pessoais em sites enquanto estão conectados por esse tipo de rede.
 
´´As pessoas que pensam que estão seguras, porque os cibercriminosos não as atacariam ou não estariam interessados, simplesmente não entendem a natureza das ameaças online. Os hackers não tendem a se concentrar em objetivos específicos, e tratam de obter quantas vitimas possível. Este é o motivo de porquê é muito arriscado utilizar Internet sem uma solução de segurança´´, afirmou Elena Kharchenko, chefe de Administração de Produtos de Consumo da Kaspersky Lab.
 
O Kaspersky Internet Security - multidispositivos 2015 é uma solução que protege contra as ameaças mais recentes da Internet sem distrair o usuário ou deixar o dispositivo mais lento. Pode proteger dispositivos com sistemas operacionais Microsoft Windows, Apple OS X ou Android, do Google. Bloqueia malware, detecta phishing e sites perigosos, adverte o usuário dos riscos associados ao uso de conexões Wi-Fi inseguras e oferece navegação segura para usuários de Apple iOS e Microsoft Windows Phone.
 
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor de capital fechado do mundo de soluções de Proteção de Endpoint. A empresa está classificada entre as quatro maiores do mundo fornecedoras de soluções de segurança para usuários de endpoint*. Ao longo de sua história de mais de 17 anos a Kaspersky Lab manteve-se como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab, tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Saiba mais em www.kaspersky.com.br
 
*A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2012. A avaliação foi publicada no relatório IDC "Worldwide Endpoint Security 2013-2017 Forecast and 2012 Vendedor Shares (IDC n º 242618, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2012.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br