5 dicas simples para ampliar espaços pequenos
Publicado em 01 de Dezembro de 2014.
Compartilhe:
Foto: Nenad Radovanovic
Arquiteta ensina truques para dar a sensação de amplitude
Com o ritmo acelerado de crescimento da população mundial, a tendência é que as moradias fiquem cada vez menores. Porém não há necessidade de se sentir apertado ou de investir uma fortuna para quebrar paredes e realizar uma reforma. A arquiteta Tatielly Zammar dá cinco dicas simples para deixar ambientes pequenos mais amplos.
Integrando e clareando
Espaços integrados e multifuncionais são uma boa pedida. A utilização de um mesmo piso em todos os ambientes, cores claras e suaves, além do uso de vidros e de luz natural, são alguns dos truques recomendados pela profissional. Ela afirma que em espaços pequenos, qualquer excesso de informação pode ser prejudicial. E as cores são, cada uma delas, uma informação diferente. Sendo assim, o ideal é criar uma base neutra, de tom claro para não sobrecarregar, ou então dar preferência para apenas uma cor, de maneira a deixá-la bem marcada no ambiente.
Refletindo
A utilização de espelhos é bastante recomendada, pois refletem a luz, o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude, mas devem ser colocados com cuidado, em posições estratégicas para levar o efeito desejado. ´´Escolha espelhos grandes e posicione em mais de uma parede no mesmo espaço para alcançar o efeito de infinito. Quando bem usado, o espelho desaparece do ambiente´´, explica Tatielly.
Mobiliando
Na hora de escolher os móveis, a dica é observar as proporções. Portanto, em locais pequenos é aconselhável que o mobiliário também seja reduzido. Uma outra dica interessante para racionalizar o uso dos espaços são os móveis que se transformam, pois desempenham diversas funções, mas utilizam uma mesma área. A arquiteta também aconselha mobílias soltas, já que são multiuso e podem ser retiradas do caminho quando necessário, como peças em rodízio, tendo as qualidades de serem versáteis e atenderem diversos ambientes.
Iluminando
A iluminação é outro fator importante. Quanto mais claro o ambiente, maior ele fica. Segundo a profissional, o uso de luzes diretas e indiretas, aliadas às cores claras e aos espelhos, podem surpreender no resultado.
Suspendendo
Uma boa dica é não encostar o topo dos armários no teto, e utilizar, quando possível, móveis suspensos. ´´Recursos e elementos que voltem a atenção para o alto, tais como painéis, molduras de teto, elementos verticais como espelhos ou quadros, fazem com que as diferentes dimensões sejam valorizadas e, com isso, os limites horizontais ficam menos evidentes, ampliando o espaço´´, completa Tatielly.
Sobre a Tatielly Zammar Arquitetura
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e pós-graduada em Design de Interiores pela UTFPR, a arquiteta Tatielly Zammar completou dez anos de atuação com escritório próprio em 2014. Com projetos arquitetônicos, de paisagismo e interiores, possui um estilo contemporâneo com pinceladas clássicas. Procura sempre trabalhar em conjunto com o cliente, buscando um resultado personalizado. Para se manter atualizada, participa dos mais variados eventos e acompanha mostras nacionais e internacionais. Neste ano, em sua primeira participação como expositora da Casa Cor Paraná, ganhou o Prêmio de Projeto com o Melhor Aproveitamento de Espaço.