Papai Noel cantor visita crianças em hospitais
Publicado em 12 de Dezembro de 2014.
Compartilhe:
Foto: Silvia Audi
Programação inclui Instituto Boldrini de Campinas e Santa Casa de Piracicaba
O lado solidário do Projeto Casa de Noel prossegue este ano com força total. Em 2014, Papai e Mamãe Noel vão novamente cantar e levar alegria para as crianças internadas na Santa Casa de Piracicaba, o que começou em 2005, e também visitar a Brinquedoteca Pedagógica Ayrton Senna localizada no Instituto Boldrini de Campinas, o maior hospital especializado em câncer pediátrico da América Latina.
A primeira visita acontece no Boldrini. Está marcada para o dia 15, mas não será aberta ao público. Inaugurado em maior de 1986, desde então o Boldrini tem se tornado uma referência não apenas na área de oncologia pediátrica, mas também como Hospital de Ensino. Facilita para isso seu corpo clínico e a proximidade com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Foi construído exclusivamente por meio de empresas e da sociedade de Campinas e região. A doação inicial, de 1.500 metros quadrados de construção, foi feita pelo Instituto Robert Bosch do Brasil, e o hospital inaugurado em maio de 1986. Hoje conta com 30 mil metros quadrados e sua estrutura modular facilita a ampliação. Tem 77 leitos apenas na área de internação, além dos dedicados à terapia intensiva e ao transplante de medula óssea.
Já a visita à Santa Casa de Piracicaba foi marcada para o dia 22. Representa um desejo do publicitário Bruno Chamochumbi, diretor do MBM Escritório de Ideias, idealizador do projeto Casa de Noel. “Fazemos esta visita desde que o meu filho mais velho, Antonio, ficou internado 12 dias na UTI neo-natal. E continuamos a visitar até hoje”, lembra. Para essa ação, o Grupo Samapi, patrocinador da ação, vai entregar kits de presente para os pacientes. Nas duas ocasiões, o repertório tem músicas que surgem ao sabor do momento e do contato com os pacientes.
O projeto Casa de Noel é uma realização do MBM Escritório de Ideias, em parceria com a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e empresas regionais. Integra o projeto Luz & Arte, idealizado para promover o turismo, a cultura e o comércio por meio de apresentações culturais, iluminação de espaços públicos e shows da Casa de Noel. O Projeto Luz & Arte, em sua sexta edição, é o resultado da parceria entre Prefeitura de Piracicaba – por meio das secretarias de Turismo e de Ação Cultural – e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
PROGRAMAÇÃO
A programação da Casa de Noel tem eventos variados. Dia 13 (sábado), o destaque, a partir das 20h, é a descida de Papai e Mamãe Noel pelo rio Piracicaba em um barco iluminado. No dia 20 há duas atrações: à tarde Papai Noel percorre o Supermercado Pague Menos, em Santa Teresinha, a partir das 15h, interage com funcionários e clientes e aceita pedidos de música. À noite, com início marcado para as 20h, canta no novo espaço para eventos de Águas de São Pedro, o Calcadão João Batista de Azevedo. O encerramento da temporada de shows está marcado para o dia 21, domingo, às 20h, na Societá Italiana de Piracicaba.
Duas mostras de decoração também estão em cartaz. A Casinha de Noel, que este ano conta com trabalhos feitos pelas alunas do curso de design de interiores do Senac, está no Casarão do Turismo. Na Casa do Artesão, o destaque é a Fábrica de Brinquedos de Papai Noel. Ambas ficam até dia 24 de dezembro. A Casinha funciona de quinta e sexta-feira, das 17h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 21h. A Fábrica permanece aberta quinta e sexta das 17h às 19h, sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Na véspera de Natal, o horário de funcionamento é das 10h às 15h.
HISTÓRIA E MOTIVAÇÃO
A Casa de Noel surgiu no ano 2000, como resultado de um sonho de Bruno Chamochumbi. Ele contou com a adesão de amigos, que disponibilizaram uma casa antiga da família, localizada à rua Governador Pedro de Toledo, principal rua de comércio de Piracicaba. Foi a primeira mostra de arquitetura e decoração da cidade até então. “Era um local onde o Papai Noel recebia os milhares de visitantes que passaram por lá”, conta Chamochumbi. Depois a Casa de Noel se transformou num projeto cultural e aconteceu na sede da Società Italiana, instituição para a qual contribuiu na restauração. E hoje, apresenta shows itinerantes em diversos locais da região.
PARCEIROS 2014
O patrocínio máster é dos Supermercados Pague Menos, NET, Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre FM e Revista Tutti. O patrocínio é da Thais Fantasias, Fale Fácil, Construtora Adolpho Lindenberg, Lindenhouse, Samapi Distribuidora e My Center. O apoio é da Rádio Educativa, Projeto Luz & Arte, Ação Cultural, Acipi, Fundo Social de Solidariedade, Bolo da Madre, Florense, Hotel Jerubiaçaba, PiraGesso, Index Soluções, Prime Locações e Lavanderia Santa Clara. O apoio cultural é da Rádio Jovem Pan, Grupo Júlio Simões, Gafab, LZTV Filmes, Usina da Imagem, Rádio Antena 1, Senac Piracicaba, Clube Cristóvão Colombo, Società Italiana, Programa Simplesmente Mulher, Café Morro Grande, Quatro Talentos Propaganda, FarrawiKids, Verde Total Decorações, Estampas Express, Popin Moving Light, Ballet Jussara Sansigolo e Fábrica di Pamonha.