Fazemos acontecer

Professor de Administração da USF dá dicas para o planejamento financeiro 2015

Publicado em 13 de Janeiro de 2015.
Foto: Divulgação
Poupar uma parte do 13º é fundamental para evitar dívidas ao longo do ano
 
A maioria das pessoas já recebeu o tão esperado 13º e têm dedicado os últimos dias de dezembro para realizar compras natalinas. Porém, o final do ano deve ser também uma época importante para se planejar financeiramente para 2015.  
 
Começamos janeiro sempre com contas extras, como IPVA, IPTU, compra de material escolar, seguro do carro e tantas outras. Ter dificuldades para pagar essas contas pode prejudicar o planejamento do resto do ano. 
 
Para não se perder na hora de pagar as contas, o professor do Curso de Administração da Universidade São Francisco (USF), Leonel Oliveira Mattos, orienta o planejamento do orçamento da família para os próximos meses, mesmo que em valores aproximados, é importante para evitar dívidas que comprometam demais o orçamento. ´´O recebimento do 13º pode ser uma grande ajuda para equilibrar o orçamento familiar. É uma ótima oportunidade para guardar um pouco de dinheiro para se preparar para os gastos maiores de começo de ano. Também é uma boa oportunidade para quitar dívidas pendentes ou atrasadas, para evitar que os juros aumentem excessivamente. A recomendação é que não se gaste todo o 13º no final do ano e poupe uma parte para o começo do ano ou quitar as dívidas da família´´, explicou o professor.
 
O professor dá dicas para se organizar financeiramente e começar 2015 no azul: 
 
 - Procure escrever sempre um planejamento das finanças domésticas, ou seja, planejar o quanto quer gastar naquele mês. Colocar na ponta do lápis o quanto se gastou no mês com aluguel, cartão de crédito, alimentação, mensalidades, plano de saúde, combustível, etc.
 
- Evite as compras por impulso, ou seja, tentar se planejar com antecedência antes de fazer uma compra, principalmente de coisas caras, como eletrodomésticos, celulares, tvs, etc. É muito importante fazer pesquisa de preços, pois há muita variação entre as lojas e algumas vezes o preço dos produtos mudam em diferentes lojas.
 
- Evite usar o cheque especial e os pagamentos "mínimos" de cartão de crédito, pois são justamente os maiores juros.
 
- Também é muito importante procurar poupar um pouco do seu orçamento todo mês, para fazer um fundo de reserva para emergências e gastos extraordinários. Não existe um número mágico e varia de caso a caso, mas poupar algo como 10% do orçamento mensal pode ser considerado um número muito bom.
 
SOBRE A USF 
A Universidade São Francisco (USF) é uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, com 38 anos de tradição e mais de 10 mil alunos matriculados. Presente nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo, oferece estrutura completa para mais de 40 cursos de graduação e 30 de pós-graduação, incluindo três programas Stricto Sensu. Em parceria com a ESADE Business School de Barcelona, oferta também programas de educação executiva.
 
Os alunos da instituição contam ainda com o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e o Núcleo de Relações Internacionais, que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Inspirada no lema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade. 
 
Amanda Artioli – Mtb 45.830
Ana Paula Moreira – Mtb 55.928
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br