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14 dicas de etiqueta empresarial, por Ricardo Barbosa

Publicado em 16 de Janeiro de 2015.
Foto: Pixabay

 Veja algumas dicas de etiqueta empresarial que Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, preparou:

 
1.     Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Assumindo  um compromisso, esse se torna sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não  será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
 
2.     A vestimenta diz muito para as outras pessoas, assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes, cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, para não perder com a seriedade. Também tenha muito cuidado com higiene pessoal.
 
3.     O ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ deve ser levado à sério, assim, sempre seja cordial e prestativo desde um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
 
4.     Sempre ao entrar em um local solicite licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado.
 
5.     Se comunique corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção  no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
 
6.     Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira, como também sente na beirada da cadeira. É importante uma boa acomodação, porém ereto e de forma adequada.
 
7.     A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a serem seguidos. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
 
8.     Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, em um local onde qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
 
9.     Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
 
10.  Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
 
11.  Além do celular, também é necessário cuidados com outras ferramentas tecnológicas,principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização dessas, por isso busque saber os limites;
 
12.  Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente dentro da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
 
13.  Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Todavia, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
 
14.  Busque ter “jogo de cintura”  na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É preciso saber argumentar e, principalmente, ceder.
 

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