Fazemos acontecer

Comemore o Ano-Novo Chinês com deliciosas receitas

Publicado em 26 de Janeiro de 2015.
Foto: Divulgação

O Ano Novo Chinês tem lindas tradições para atrair a prosperidade, valorizar os antepassados e até homenagear amigos e familiares. Você pode fazer parte desta comemoração preparando delícias da culinária chinesa em casa, com as receitas da Lig-Lig.

 
As comemorações iniciam no dia 19 de fevereiro. A data, aliás, marca apenas o início das comemorações, que na China duram 15 dias. Nesse período, os chineses preparam uma série de rituais para garantirem um ano mais próspero e cheio de saúde. Veja:
 
1º dia – No dia do Ano-Novo Lunar, os chineses não comem carne. Esse é o dia do ´acolhimento dos deuses do céu e da terra´, quando eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz. Se você quer seguir esse costume, aproveite as receitas que a Lig-Lig (rede especializada em comida chinesa) preparou sem carne (estão logo abaixo).
 
2º dia – Os chineses valorizam muito seus antepassados porque reconhecem que eles são a base de tudo o que têm e são. No segundo dia do ano novo, portanto, eles rezam para seus antepassados e para todos os seus deuses. O segundo dia também é especial para os animais, porque é o dia em que se comemora o aniversário de todos os cães da China!
 
3º e 4º dias - São dias muito especiais também porque filhos que não veem seus pais esforçam-se para estar com eles e os homenagear. Quem já não tem seus pais vivos presta homenagens mesmo assim.
 
5º dia – Este dia é chamado de Po Woo e ninguém visita ninguém, porque visitas podem trazer má sorte para ambas as partes. No Po Woo, a tradição manda ficar em casa para acolher o Deus da Riqueza. Somente do 6º ao 10 º dia começam as visitas a parentes e amigos e também aos templos, para rezar por saúde, prosperidade, boa sorte...
 
7º dia – Este é considerado o dia de aniversário de todos os seres humanos. É dia de comer macarrão para promover a longevidade. Quer participar desta tradição? Confira a receita da Lig-Lig abaixo!
 
8º e 9º dias – A noite do oitavo dia é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar oferendas ao Imperador de Jade.
 
10º ao 12º dia – Os chineses realizam verdadeiros banquetes nestes dias, com familiares e amigos, sempre nos jantares. Depois, no 13º dia, para limpar o organismo após tanta comilança, alimentam-se apenas de mostarda e arroz.
 
14º - Este dia é totalmente dedicado aos preparativos do Festival da Lanterna da noite seguinte. Crianças e adultos preparam os enfeites, que encherão o céu de luz e cor.
 
15º dia – É nesta noite que se realiza o famoso Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual conforme suas posses, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que culmina na ascensão das lanternas ao céu.
 
Com tanta festa, dá até vontade de ser chinês!
 
 
Para o dia do Ano Novo (1º dia), pratos sem carne:
 
Macarrão Chop-Suey (yakissoba) vegetariano Lig-Lig
 
Modo de Preparo (porção para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
 
- Macarrão do tipo talharim ou do tipo lámen (200 gramas)
- couve-flor (60 gramas) 
- cogumelo (20 gramas)
- acelga (100 gramas) 
- cenoura (30 gramas)
- brócolis (30 gramas)
- 2 colheres de chá de glutamato
- 6 colheres de sopa de shoyu 
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 ´´fios´´ de óleo de gergelim
 
Preparo:
- Colocar o wok (panela tradicional) em fogo forte até ficar bem quente.
- Adicionar a couve-flor, cogumelo, acelga, cenoura e brócolis e acrescentar os temperos, refogando até que fiquem al dente.
- Adicionar o amido de milho, misturando bem.
- Retirar o wok do fogo e acrescentar o óleo de gergelim, mexendo para misturar o mesmo.
- Depois, é só juntar o molho ao macarrão, que pode ser frito ou cozido.
 
 
 
BATATA MANDARIM
 
Ingredientes:
300 g de batata tipo palitos
1 colher de sobremesa de alho picado
1 pitada de sal
cebolinha picada
 
Modo de Preparo:
 
- Frite as batatas em óleo quente até que fiquem bem douradas (aproximadamente 5 minutos).
- Escorra bem o óleo.
- Aqueça o wok, unte com óleo e acrescente o alho picado e a cebolinha. Doure o alho com cuidado para que não queime e altere o sabor.
- Acrescente as batatas fritas ao alho e à cebolinha já fritos. Mexa bem, Após apagar o fogo, polvilhe o sal.
 
 
Para promover a longevidade, pratos à base de macarrão no sétimo dia:
 
Bifum Lig-Lig
 
Ingredientes:
- 150 gramas de lombo de porco em tiras
- óleo suficiente para dourar o lombo
-150 gramas de bifum cru (macarrão de arroz bem fininho, vendido nas prateleiras de produtos orientais de qualquer supermercado)
- ¼ de cebola picada (30 gramas)
- 1 tira larga de pimentão verde (40 gramas)
- 1 tira fina de pimentão vermelho (20 gramas)
- rodelas de broto de bambu ou palmito (40 gramas)
- 4 cogumelos em conserva fatiados (20 gramas)
- 1 ovo batido
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de glutamato monossódico
 
Preparo:
- Fritar a carne até dourar, separando-a bem para obter uma fritura homogênea.
- Adicionar as verduras, fritar brevemente, escorrer e reservar.
- Fritar o ovo em frigideira à parte, mexendo para que ele fique granulado.
- Hidratar o bifum em água quente: aquecer a água até o ponto de fervura, desligar a panela, juntar o bifum e escorrer imediatamente.
- Numa panela grande, em fogo baixo, juntar ao ovo o bifum, misturando sem quebrar.
- Adicionar as carnes e verduras reservadas.
- Acrescentar o sal e o glutamato monossódico.
- Retirar do fogo e acondicionar na caixinha.
 
 
Lig-Lig Salada Especial
 
Ingredientes:
 
- 150 gramas de harussame (macarrão de feijão) cozido;
- 1 bastão de kani-kama desfiado;
- 60 gramas de alface crespa cortada em tiras finas;
- 50 gramas de pepino (tipo nacional) ralado;
- 50 gramas de cenoura ralada;
- 30 gramas de batata palha
 
Montagem:
 
Pesar aproximadamente 150 gramas do macarrão cozido num recipiente e, por cima, a alface crespa picada. Em seguida, acrescentar a cenoura, o pepino e o kani-kama desfiado. A batata palha deve ser colocada por cima da salada.
 
Molho:
 
Ingredientes:
 
- 100 gramas de molho shoyu;
- 30 gramas de vinagre;
- 2 gramas de glutamato;
- 15 gramas de óleo de soja.
 
Basta misturar tudo e servir. 
 
 
Sobre a rede Lig-Lig 
A Lig-Lig está presente em diversos endereços da cidade de São Paulo; na zona metropolitana paulista - Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes; em Santos (SP); Campinas (SP), Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Fora do estado paulista está no Paraná (Curitiba. Foz do Iguaçu); Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Rio Grande do Norte (Natal). A empresa opera, no total, quase 40 lojas pelo sistema de franquias.
 
Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa, tanto em casa ou no trabalho, quanto na própria loja.
 
 
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br