Publicado em 26 de Janeiro de 2015.
As comemorações iniciam no dia 19 de fevereiro. A data, aliás, marca apenas o início das comemorações, que na China duram 15 dias. Nesse período, os chineses preparam uma série de rituais para garantirem um ano mais próspero e cheio de saúde. Veja:
1º dia – No dia do Ano-Novo Lunar, os chineses não comem carne. Esse é o dia do ´acolhimento dos deuses do céu e da terra´, quando eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz. Se você quer seguir esse costume, aproveite as receitas que a Lig-Lig (rede especializada em comida chinesa) preparou sem carne (estão logo abaixo).
2º dia – Os chineses valorizam muito seus antepassados porque reconhecem que eles são a base de tudo o que têm e são. No segundo dia do ano novo, portanto, eles rezam para seus antepassados e para todos os seus deuses. O segundo dia também é especial para os animais, porque é o dia em que se comemora o aniversário de todos os cães da China!
3º e 4º dias - São dias muito especiais também porque filhos que não veem seus pais esforçam-se para estar com eles e os homenagear. Quem já não tem seus pais vivos presta homenagens mesmo assim.
5º dia – Este dia é chamado de Po Woo e ninguém visita ninguém, porque visitas podem trazer má sorte para ambas as partes. No Po Woo, a tradição manda ficar em casa para acolher o Deus da Riqueza. Somente do 6º ao 10 º dia começam as visitas a parentes e amigos e também aos templos, para rezar por saúde, prosperidade, boa sorte...
7º dia – Este é considerado o dia de aniversário de todos os seres humanos. É dia de comer macarrão para promover a longevidade. Quer participar desta tradição? Confira a receita da Lig-Lig abaixo!
8º e 9º dias – A noite do oitavo dia é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar oferendas ao Imperador de Jade.
10º ao 12º dia – Os chineses realizam verdadeiros banquetes nestes dias, com familiares e amigos, sempre nos jantares. Depois, no 13º dia, para limpar o organismo após tanta comilança, alimentam-se apenas de mostarda e arroz.
14º - Este dia é totalmente dedicado aos preparativos do Festival da Lanterna da noite seguinte. Crianças e adultos preparam os enfeites, que encherão o céu de luz e cor.
15º dia – É nesta noite que se realiza o famoso Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual conforme suas posses, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que culmina na ascensão das lanternas ao céu.
Para o dia do Ano Novo (1º dia), pratos sem carne:
Macarrão Chop-Suey (yakissoba) vegetariano Lig-Lig
Modo de Preparo (porção para 2 pessoas)
Ingredientes:
- Macarrão do tipo talharim ou do tipo lámen (200 gramas)
- couve-flor (60 gramas)
- cogumelo (20 gramas)
- acelga (100 gramas)
- cenoura (30 gramas)
- brócolis (30 gramas)
- 2 colheres de chá de glutamato
- 6 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 ´´fios´´ de óleo de gergelim
Preparo:
- Colocar o wok (panela tradicional) em fogo forte até ficar bem quente.
- Adicionar a couve-flor, cogumelo, acelga, cenoura e brócolis e acrescentar os temperos, refogando até que fiquem al dente.
- Adicionar o amido de milho, misturando bem.
- Retirar o wok do fogo e acrescentar o óleo de gergelim, mexendo para misturar o mesmo.
- Depois, é só juntar o molho ao macarrão, que pode ser frito ou cozido.
BATATA MANDARIM
Ingredientes:
300 g de batata tipo palitos
1 colher de sobremesa de alho picado
1 pitada de sal
cebolinha picada
Modo de Preparo:
- Frite as batatas em óleo quente até que fiquem bem douradas (aproximadamente 5 minutos).
- Escorra bem o óleo.
- Aqueça o wok, unte com óleo e acrescente o alho picado e a cebolinha. Doure o alho com cuidado para que não queime e altere o sabor.
- Acrescente as batatas fritas ao alho e à cebolinha já fritos. Mexa bem, Após apagar o fogo, polvilhe o sal.
Para promover a longevidade, pratos à base de macarrão no sétimo dia:
Bifum Lig-Lig
Ingredientes:
- 150 gramas de lombo de porco em tiras
- óleo suficiente para dourar o lombo
-150 gramas de bifum cru (macarrão de arroz bem fininho, vendido nas prateleiras de produtos orientais de qualquer supermercado)
- ¼ de cebola picada (30 gramas)
- 1 tira larga de pimentão verde (40 gramas)
- 1 tira fina de pimentão vermelho (20 gramas)
- rodelas de broto de bambu ou palmito (40 gramas)
- 4 cogumelos em conserva fatiados (20 gramas)
- 1 ovo batido
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de glutamato monossódico
Preparo:
- Fritar a carne até dourar, separando-a bem para obter uma fritura homogênea.
- Adicionar as verduras, fritar brevemente, escorrer e reservar.
- Fritar o ovo em frigideira à parte, mexendo para que ele fique granulado.
- Hidratar o bifum em água quente: aquecer a água até o ponto de fervura, desligar a panela, juntar o bifum e escorrer imediatamente.
- Numa panela grande, em fogo baixo, juntar ao ovo o bifum, misturando sem quebrar.
- Adicionar as carnes e verduras reservadas.
- Acrescentar o sal e o glutamato monossódico.
- Retirar do fogo e acondicionar na caixinha.
Lig-Lig Salada Especial
Ingredientes:
- 150 gramas de harussame (macarrão de feijão) cozido;
- 1 bastão de kani-kama desfiado;
- 60 gramas de alface crespa cortada em tiras finas;
- 50 gramas de pepino (tipo nacional) ralado;
- 50 gramas de cenoura ralada;
- 30 gramas de batata palha
Montagem:
Pesar aproximadamente 150 gramas do macarrão cozido num recipiente e, por cima, a alface crespa picada. Em seguida, acrescentar a cenoura, o pepino e o kani-kama desfiado. A batata palha deve ser colocada por cima da salada.
Molho:
Ingredientes:
- 100 gramas de molho shoyu;
- 30 gramas de vinagre;
- 2 gramas de glutamato;
- 15 gramas de óleo de soja.
Basta misturar tudo e servir.
Sobre a rede Lig-Lig
A Lig-Lig está presente em diversos endereços da cidade de São Paulo; na zona metropolitana paulista - Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santo André, Mogi das Cruzes; em Santos (SP); Campinas (SP), Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Fora do estado paulista está no Paraná (Curitiba. Foz do Iguaçu); Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Rio Grande do Norte (Natal). A empresa opera, no total, quase 40 lojas pelo sistema de franquias.
Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa, tanto em casa ou no trabalho, quanto na própria loja.