Fazemos acontecer

Carnaval na Rota Cervejeira do Rio de Janeiro é uma festa de sabores e belas paisagens

Publicado em 09 de Fevereiro de 2015.
Foto: Divulgação

Seja numa escapada a partir da capital ou em uma estadia mais ampla, o novo roteiro turístico fluminense é uma excelente pedida para o feriado

 
Destino mais procurado por turistas no Carnaval, o Rio de Janeiro reserva muitas atrações além do samba durante a festa de Momo. Uma combinação interessante e que deve agradar a muitos foliões é unir a cerveja ao roteiro. 
 
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro (www.rotacervejeirarj.com.br) reúne atrações em seis cidades da Serra Fluminense, em passeios que podem ser feitos a partir do Rio de Janeiro em um único dia ou em um período mais longo, ideal para provar com mais tranquilidade um dos 60 estilos de cerveja oferecidos pelo roteiro.
 
Fazem parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena. Em cada uma delas o turista encontra uma experiência marcante para amantes de cerveja, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.
 
O roteiro de visitas inclui cervejarias de grande porte, micros cervejarias e brewpubs que já oferecem opções para todos os gostos e estilos. Em breve, a visita será apoiada por aplicativo, onde o turista poderá localizar alguns dos mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes, fazendo um passeio por diferentes tipos de cerveja, oferecidos em um raio de 100 quilômetros. 
 
Cervejarias
Barão Bier, Nova Friburgo – a micro cervejaria produz quatro tipos artesanais com a marca Barão (blonde ale, red ale, pale ale e weiss). Para visitas, o turista pode acessar o site www.baraobier.com.br.
Buzzi, Santa Maria Madalena – a micro cervejaria tem uma linha com bebidas artesanais do tipo Weiss, Stout, Red Ale, Blond e Bock (esta, oferecida somente no inverno). Todas são produzidas na fazenda do proprietário da marca. Uma curiosidade é a Rumbier, cerveja feita a partir do melado de cana. Contatos para visitação podem ser feitos pela página no Facebook (www.facebook.com/cervejariabuzzi).
 
Cervejaria Bohemia, Petrópolis – A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.
São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa.
 
Em 2013, foi eleita a novidade do ano no Prêmio O Melhor do Guia Brasil, do Guia Quatro Rodas. Para os amantes da boa gastronomia, o Restaurante Bohemia, localizado no terraço do Complexo, conta com um espaço privilegiado e um charmoso deck, com vista para o Centro Histórico da cidade Imperial, e oferece cardápio 100% harmonizado com cervejas, drinks feitos com a bebida e chopes exclusivos.
 
Funciona de terça a domingo. Há música ao vivo aos sábados no Restaurante Bohemia e aos domingos no Bar Bohemia. Em todos os últimos sábados do mês, é possível fazer um curso intensivo sobre cervejas (a atividade inclui o tour interativo e almoço harmonizado no Restaurante Bohemia). Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br. 
 
Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis – visitas à fábrica da família Orleans e Bragança, em que são feitas as cervejas Pilsen e Helles (claras de baixa fermentação) e a Dunkel (escura), podem ser agendadas por telefone ou email. O tour, oferecido de segunda a sexta, apresenta todo o processo de fabricação de chope e de cerveja, segundo os preceitos da Lei de Pureza alemã. É possível também adquirir as marcas da cervejaria no local. Informações: www.cidadeimperial.com.br.
 
Cervejaria Petrópolis, Petrópolis – o beer tour na fábrica em Itaipava é oferecido de terça a sábado. Gratuito, deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.
 
O passeio dura cerca de uma hora e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa. Mais informações: www.grupopetropolis.com.br
 
Cervejaria Sankt Gallen, Teresópolis – a Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais das marcas Therezópolis e St. Gallen são destaques entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece.
 
Visitantes podem deixar as crianças sob os cuidados de recreadoras e se entregar às opções de lazer e cultura - como jogar sinuca, ou participar de uma visita guiada para conhecer a história da bebida mais antiga do mundo e seus diversos estilos, além de aprender com o mestre-cervejeiro como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos de teoria e prática, com um dia de duração, com certificação para Cervejeiro Artesanal. Vale a pena também conferir se há programação musical para a data da visita. Informações: www.vilastgallen.com.br.
 
Ranz, Nova Friburgo – situada no bairro Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro de Lumiar. No local, também há uma loja da marca. Em breve, abrirá a fábrica para visitação. Informações: www.ranzbier.com.br.
Outras micro cervejarias, cervejeiros artesanais e espaços para difusão da cultura cervejeira na região, como a Otten Braun, em Petrópolis, podem ser conhecidos a partir das associações dos cervejeiros artesanais, as Acervas (www.acervacarioca.com.br).
 
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br