Fazemos acontecer

Carnaval: Fígado sobrecarregado exige tempo para recuperação

Publicado em 19 de Fevereiro de 2015.

Ingestão de líquidos e alimentos leves são fundamentais para recuperar o órgão depois dos exageros do Carnaval

 
A Organização Mundial da Saúde recomenda, como limite, o consumo  de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de ou uma taça de vinho para as mulheres (por dia?). Mas, em meio à diversão do Carnaval essa recomendação é, muitas vezes, ignorada pelos foliões. Segundo o hepatologista Rogério Alves, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas aumenta o risco de sobrecarga do fígado.  ´´Após alguns dias de abuso pode haver uma intoxicação aguda, provocando náuseas e vômitos até desmaios´´, afirma.
 
De acordo com o especialista, se houver essa sobrecarga é necessário uma readequação na rotina para recuperação: adequar a alimentação, ingerir bastante líquido e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. ´´A ingestão de líquido é importante porque o álcool  causa desidratação e os alimentos leves ajudam evitar a hipoglicemia´´, explica o especialista.
 
Para garantir essa recuperação, a nutricionista Mirian Martinez, também da Beneficência Portuguesa de São Paulo, dá algumas dicas de alimentos que podem ser incluídos em uma dieta equilibrada e saudável com a função de preservar, proteger ou até melhorar as funções de uma pessoa com problemas hepáticos em estágio inicial:
• Abacaxi: a enzima chamada bromelina auxilia na digestão, ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas
 
• Gengibre: ajuda na secreção da bile, evitando a sobrecarga do fígado.
 
• Rabanete: Essa raiz tem uma essência responsável pelo sabor picante, que aumenta a secreção da bile pelo fígado.
 
• Frutas vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa): ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado, contêm importantes antioxidantes e melhoram a circulação a nível portal no fígado
 
• Alho: tem capacidade de ativar as enzimas do fígado que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.
 
• Laranja e limão: Ricos em vitamina C e antioxidantes, aumentam os processos naturais de limpeza do fígado, aumentando a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas.
 
• Vegetais de folhas verdes escuros (couve, espinafre, escarola, agrião...): Têm a capacidade de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, oferecendo limpeza e proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado.
 
Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 2.200 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 2.000 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br