Fazemos acontecer

O mar está para líderes

Publicado em 13 de Abril de 2015.
Foto: Divulgação

Navegador David Schurmann é o convidado do Encontro de Líderes

 
Que a situação econômica está complicada, todo mundo sabe. Mas sintonizar uma energia positiva é tudo que um líder empresarial precisa para encontrar novas saídas. É com esse espírito que acontece o Encontro de Líderes de Piracicaba e Região, realizado pelo MBM Escritório de Ideias em parceria com a Plano Coaching. O convidado especial é o navegador e cineasta David Schurmann, também administrador dos negócios de sua família, que já navegou o mundo todo, em calmaria ou tempestade. O evento, que faz parte das comemorações dos 10 anos de atividades do MBM, será realizado no dia 26 de maio, das 13h às 22h, no Terrazas Acontecimentos. 
 
A programação une negócios, conteúdo e relacionamento, sendo voltada a empresários e tomadores de decisão. Reunirá 70 empresas de pequeno, médio e grande portes dos setores de serviços, comércio e indústria de Piracicaba e região.
 
Proporcionar networke gerar negócios entre empresas e profissionais é o principal objetivo. Tudo será desenvolvido de forma dinâmica. ´´Uma sequência matemática determinará a ordem de circulação pelas mesas. Todos os participantes assistirão a uma breve apresentação das empresas e terão a oportunidade de se apresentar para todos os demais. Para isso, cada um terá o mesmo tempo, de um minuto e meio, para expor sua marca, ideia ou produto´´, explica Bruno Chamochumbi, diretor do MBM Escritório de Ideias.
 
Depois das apresentações, haverá tempo entre os participantes para tirar dúvidas, trocar informações e estreitar os contatos e negociações. ´´É uma oportunidade ímpar de otimização de recursos. Durante a rodada de negócios, a empresa realizará contatos e possíveis parcerias, economizando tempo de prospecção, telefonemas, viagens e recursos, como internet, telefonia, salário, combustível e outros´´, comenta Silvana Gomes EstevesMeneghetti, diretora da Plano Coaching.
 
NAVEGADOR
A escolha de David Schurmann para abrilhantar o evento teve um propósito. Ele hoje exerce um papel fundamental em sua família, já que é o CEO (diretor executivo) das empresas do clã, além de ser cineasta e documentar as expedições que os Schurmann fazem pelo mundo.
 
David Schurmann faz uma analogia entre as expedições de sua família em alto-mar e os desafios enfrentados no mundo dos negócios. Para ele, existem vários paralelos entre a vida no mar e numa empresa. ´´Quanto à tomada de decisões, no barco é fundamental para saber se ele naufraga ou não. É exatamente igual numa empresa. Num momento de crise, é fundamental ter informações e tomar uma decisão para não ‘naufragar’ também´´, destaca.
 
Entre outros fatores importantes, Schurmann vai abordar, durante sua palestra no Encontro de Líderes, a importância do planejamento, da inovação e da manutenção da serenidade em horas difíceis. ´´Nenhuma grande expedição acontece sem um planejamento minucioso. Como navegadores, fazemos isso há mais de 30 anos, algo que as empresas do Brasil só aprenderam a fazer recentemente. Nós inovamos sempre em nossas expedições e fomos uns dos primeiros a transmitir via satélite pela internet´´, destaca. 
 
Sobre manter a calma, David Schurmann faz uma alerta importante para quem ‘sai do eixo’ mais do que seria aconselhável. Ele diz que, assim como o navegador, um empresário pode ter medo, o que é humano, mas não pode cair no pânico. Lembra uma frase de seu pai, o patriarca dos Schurmann, Vilfredo. ´´Ter medo é bom e necessário, pois pode servir de freio e cada um tem seu nível. Mas jamais se pode ter pânico´´. O pânico, segundo David, faz com que se tomem decisões desastrosas. ´´No mar enfrentamos muitos desafios e temos de manter a calma para resolvê-los´´, afirma.
 
VERSÁTIL
Enquanto prossegue com a atividade de navegador ao lado da família (os pais Vilfredo e Heloísa, os irmãos Pierre e Wilhem), o lado cineasta de David está a todo vapor. Além de terminar Expedição Oriente, documentário que investiga a teoria de que os chineses teriam sido os primeiros a dar a volta ao mundo pelo mar, tem mais dois projetos encaminhados: U-513, Em Busca do Lobo Solitário segue o estilo documental, e o outro, Pequeno Segredo, é sua primeira incursão pela ficção.
 
O primeiro acompanha a busca pelo submarino alemão que naufragou na costa catarinense na época da Segunda Guerra Mundial. O outro, apesar de ser ficcional, reconta uma história dramática e que abalou sua família: a morte da irmã caçula e adotiva, Kat, que morreu em 2006, aos 13 anos de idade, por complicações relacionadas ao vírus HIV, do qual era portadora desde o nascimento. A frágil Kat também teve destaque em seu documentário mais famoso, O Mundo em Duas Voltas, de 2007. A história foi tema do emocionante livro de Heloísa, O Pequeno Segredo – A Lição de Vida de Katpara a Família Schurmann. A menina também dá nome ao novo veleiro da família, que hoje chega à terceira geração aventureira: Emmanuel, filho de Pierre e Heloísa, já participa das expedições.
 
LADO SOCIAL 
O Encontro de Líderes terá parte da verba arrecadada direcionada ao CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba). A entidade sem fins lucrativos há 50 anos presta atendimento – nas áreas terapêutica, ocupacional e profissionalizante – a pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla. Conta com uma ampla equipe das áreas de educação, da saúde e social, que garantem o funcionamento da instituição.
 
Contatos para participação do Encontro de Líderes pelo telefone (19) 3371-5944 ou pelo site www.encontrodelideres.com.br
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br