Fazemos acontecer

Schurmann revela os 7 passos para o sucesso

Publicado em 29 de Maio de 2015.
Foto: Guilherme Miranda

Palestra do navegador e cineasta David Schurmann foi destaque do Encontro de Líderes de Piracicaba e Região   

"Quem aqui pode dizer que realizou seu sonho de vida?"Aprovocação foi feita pelo navegador David Schurmann, palestrante da primeira edição do Encontro de Líderes de Piracicaba e Região. Sessenta representantes de empresas de pequeno a grande portes, dos setores de serviços, comércio e indústria, se reuniram na última terça-feira (26), no Terrazas Acontecimentos. O evento marcou a agenda empresarial da região como oportunidade de reciclagem sobre estratégias, conhecimentos sobre gestão, inovação e valores de empresas. A realização é do MBM Escritório de Ideias em parceria com a Plano Coaching.
  
A palestra de Schurmann reuniu aproximadamente 300 pessoas. Filho do meio de Vilfredo e Heloísa, David é CEO das empresas da família. A exposição do navegador e cineasta teve como base a história de vida dos pais que estão dando a terceira volta ao mundo.
  
O empreendedorismo é o grande destaque na família Schurmann. Um casal sem experiência alguma em navegação. Ela, proprietária de uma escola de idiomas - chegou a ter até 1.000 alunos. Ele, economista - e enjoava até com balanço de rede. E, no meio de uma vida pacata, depois de dois filhos nascidos, de um sonho, sucedido por uma meta, nasceu a navegadora família Schurmann.
  
Vilfredo, prometeu à mulher velejar com ela do Brasil ao Caribe. Largaram tudo após planejar a viagem com a família por quase dez anos. O que parecia sonho, até loucura, transformou-se em uma emblemática lição de empreendedorismo.
  
SETE PASSOS
Durante a palestra aos empresários piracicabanos, David destacou sete passos fundamentais para o sucesso:
1) Comprometimento e contribuição: bons profissionais vão além de cumprir com o horário do seu expediente. O relacionamento e a responsabilidade com o trabalho precisam de entusiasmo. Mas ser profissional e líder também não significa não ter bom humor.
 
2) Confiança: muitas vezes, por causa da hierarquia, não escutamos alguém com mais experiência. Escutar está relacionado a confiar em quem trabalha conosco.
 
3) Conflitos e comunicação: o ambiente de trabalho é como um barco, em que é preciso conviver com um grupo de pessoas em um determinado espaço físico. Reúna regularmente sua equipe e promova uma discussão franca para aparar arestas, se necessário.
 
4) Todos fazem parte: independente da função, do diretor à moça que serve o cafezinho, todos querem se sentir importantes. A motivação para a relação humana é o melhor caminho para a formação de uma equipe unida.
 
5) Coragem para mudar: se não houver competência é preciso automotivação. “Já vi marinheiro passar a capitão do próprio barco. É preciso gostar de mudanças e buscar inovações”.
 
6) Importância da liderança: todo mundo pode ser líder no seu segmento, mas o bom capitão, o líder central, precisa saber ‘passar o bastão’, delegar. Ao líder confere a tarefa de saber cobrar e praticar a comunicação com clareza.
 
7) Respeito: diferentes culturas sempre oferecem algum tipo de aprendizado.
  
EMPRESARIADO
A primeira etapa do evento proporcionouaos participantes a formação de uma rede de novos parceiros por meio de uma série de rodadas de negócios entre todos os empresários. O momento de troca de experiências e de contatos concentroubrevesapresentações individuais por empresa e mais de dez mesas de negociações durante toda a tarde.
  
“Não é todo dia que uma empresa, seja ela grande ou pequena, tem disponíveis mais de 50 outras para falar de seu portfólio com imediata possibilidade de alavancar algum tipo de comércio ou parceria”, destaca Bruno Chamochumbi, diretor do MBM Escritório de Ideias e idealizador do Encontro de Líderes. Silvana Esteves, diretora da Plano Coaching, lembra o físico Albert Einstein para explicar o momento atual econômico e empresarial brasileiro.“Tem uma frase de Einstein que já é bastante conhecida, mas eu gostaria de relembrar: ‘Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes’. Mas ela serve muito bem para esse evento. Nós estamos estimulando a criatividade de vocês e propondo coisas novas. Os resultados com certeza serão diferentes.”
  
O clima de expectativa tomou conta dos momentos antes do início do primeiro Encontro de Líderes. “É um evento importantíssimo para divulgação da nossa marca e para estreitar relacionamentos. Veio ao encontro de uma necessidade nossa, pois a parte de vendas empresariais ainda é relativamente nova na Hyundai e pretendemos desenvolver mais. Por isso, o Encontro de Líderes veio em boa hora”, declarou Camila Jardim Cabrera, da HMB Aversa.
  
Para Marcelo Ribeiro da Silva, da Caixa Econômica Federal, a participação da instituição financeira no encontro demonstra alinhamento com os novos tempos. “A Caixa tem solução para todos os segmentos e está em sintonia com a cidade. Não temos dúvida de que sairemos daqui com resultados gloriosos.”
  
Da expectativa à satisfação. Ao final da última rodada de negócios, Luis Fernando Rebel Machado, da Isopoly, classificou como ‘fantástico’ o encontro. “Sem dúvida é o melhor investimento que qualquer empresário possa fazer. Estou extremamente satisfeito.”
  
Diferente, exclusivo e com muito potencial, resumiu Braulio Barros, da TAM Viagens Piracicaba e Limeira. Wilson Tietz, da Gazeta de Piracicaba, destacou que foi uma oportunidade ímpar de apresentar seu produto para pessoas com as quais não tem contato.
  
Os patrocinadores ouro do encontro são a Caixa Econômica Federal e a MGA Recursos Humanos. Os patrocinadores prata são Gazeta de Piracicaba, LeNoblesse, Revista Tutti Condomínios, Uniodonto Piracicaba, HMB Aversa, Buffet Splendore, Construtora Adolpho Lindenberg e Terrazas Acontecimentos.
 
Encontro de Líderes teve parte da verba arrecadada direcionada ao CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba). A entidade sem fins lucrativos há 50 anos presta atendimento – nas áreas terapêutica, ocupacional e profissionalizante – a pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla. Conta com uma ampla equipe das áreas de educação, da saúde e social, que garantem o funcionamento da instituição.
  
PARTICIPANTES –  Participaram do primeiro Encontro de Líderes de Piracicaba e Região as empresas: 4 Talentos Propaganda, Aloc, Acipi, Atual Automação, Bolo da Madre, Buffet Splendore, Café Morro Grande, Canatec, Cartório Postal, Caixa Econômica Federal, CentroComp,  Centro de Reabilitação Piracicaba, Cooperativa de Táxi de Piracicaba, Construtora Adolpho Lindenberg, Danieli English Training, Davanzo Contabilidade, Doble Cultura + Social, Eco VapCar, Enterprise Filmagem Aérea, Esfera Produções, Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, Estação Lub, Estampas Express, Gazeta de Piracicaba, HMB Aversa, Hotel Jerubiaçaba, Inforçato Contabilidade, Interini Móveis Planejados, Isopoly, K20 Tour, KenkoPatto, Le Noblesse, MC Refeições, MGA Recursos Humanos, Nayruas Consultoria de Imagens, NET, Neuronio Adicional, PiraWeb, Popim Eventos, Quanta Consult, Quiosque Chopp Brahma Carlos Botelho, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan FM, Revista Tutti Condomínios, Santa Casa Saúde Piracicaba, Senac Águas de São Pedro, Shop Mix, SMS Digital, Solucione, TAM Viagens Piracicaba, Terrazas Acontecimentos, Terra Europa, Tratech-Vivo, Uniodonto Piracicaba, Usecred, VecolVeículos, Villa Sebrian e W&Med Medicina Ocupacional.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br