Fazemos acontecer

Eliana Saliba inaugura loja-conceito em seu ateliê de cerâmica

Publicado em 22 de Junho de 2015.
Foto: Guilherme Miranda

 Espaço marca 20 anos de carreira da artista e começo da atuação no varejo 

A abertura da loja-conceito do Eliana Saliba Ateliê de Cerâmica, amanhã (terça-feira), marca não apenas os 20 anos de dedicação da artista ao estilo, mas o início da sua atuação diretamente com o público consumidor. A nova loja, que tem projeto da arquiteta Bartira Mendes, fica num espaço nobre do centro de Piracicaba – rua Governador Pedro de Toledo, 622 -, onde já funciona o ateliê.
 
Eliana continua a produção das peças exclusivas no mesmo imóvel onde inaugura a loja-conceito, ao lado dos colaboradores Mônica Bortolocci e João Bigoli. A loja, com decoração sóbria e contemporânea, expõe o trabalho que ela faz ligado à iluminação. Essa descoberta, conta Eliana, mudou o sentido de sua arte. “Eu comecei com o decorativo e utilitário, fazendo xícaras, vasos, porta-velas. Depois que expus uma luminária na primeira Casa de Noel, em 2000, comecei a trilhar esse caminho da iluminação. A cerâmica envolve, além da técnica, persistência, paciência e muita dedicação”, conta.
 
O novo espaço apresenta entre 60 a 70 peças. São luminárias, pendentes, arandelas, abajures, spots e balizadores para jardim. Eliana também está lançando as cubas de cerâmica para lavabos e banheiros. Até agora ela sempre trabalhou com lojistas nacionais de varejo. A nova relação, direta com clientes, tem sido vista por ela como uma oportunidade de enriquecer e ampliar o trabalho. Para o cliente, Eliana Saliba garante que a cerâmica tem muitas vantagens. “Penso que a principal é o fato de deixar o ambiente mais íntimo. A cerâmica tem um lado orgânico, romântico e acolhedor que é muito evidente”, afirma.
 
Para o artista, ela enumera vários benefícios. “A cerâmica é também terapêutica. Além do talento e técnica, você trabalha a perda e frustração. Existe também a memória da argila. Às vezes, você coloca dez peças no forno e não entende a razão de elas se quebrarem. Há um mistério e isso torna a cerâmica fascinante”, conta.
 
Eliana tem formação acadêmica em comunicação e marketing. A vida começou a mudar seus planos logo após a morte da mãe. “Foi aí que passei a repensar o que queria. Até que uma amiga, Eliana Siqueira, me convidou para fazer um curso de cerâmica, em Campinas, com a Vera Vicente, uma referência no Brasil. Depois fiz cursos com ceramistas internacionais, participei de um congresso na Holanda. O ‘bichinho’ da cerâmica me pegou de vez”, brinca.
 
Eliana já desenvolveu projetos para residências (inclusive de artistas, como a casa da cantora Juliana Diniz, em Trancoso ou do jogador Dejan Petković), restaurantes, hotéis e shoppings nacionais e internacionais. Já participou de exposições no Equipotel Nordeste, em Pernambuco; na Expolux (Feira Internacional de Iluminação), no Anhembi, em São Paulo; na Fiaflora Expogarden. Sem contar as participações em várias mostrar, como a Casa Cor: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Piracicaba, Indaiatuba, Limeira, Fortaleza e Minas Gerais. E sempre manteve uma parceria intensa com a empresa Arte Luz, de Piracicaba, dos irmãos Washington e Walter Bressan.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br