Fazemos acontecer

CLÍNICA: Crianças conhecem a realidade de um árbitro de futebol

Publicado em 09 de Setembro de 2016.

Cerca de 35 crianças representadas pelas equipes de futebol do projeto Educando para o Esporte, CTJR – Centro de Treinamento de Jovens Revelações e dos condomínios Reserva do Engenho e Alphaville Piracicaba participaram na última segunda-feira de uma Clínica de Arbitragem realizada no próprio Alphaville. O evento foi organizado pelo árbitro da Federação Paulista de Futebol Lucas Belotte e Éder Cintra Júnior, diretores da Quality Ville, com o objetivo aproximar a realidade deste profissional dos garotos com idade entre 04 e 12 anos.

Na primeira etapa os participantes se familiarizaram com o material de trabalho do árbitro (apito, cartões e bandeira eletrônica), tendo em seguida noções básicas sobre como assinalar laterais, tiro de meta, tiro de campo, faltas, infrações e substituições.  Na segunda etapa algumas crianças foram convidadas para comandar um “rachão” como árbitros e assistentes.
Alexandre Luís Rodrigues, que atua como voluntário no CTJR, disse que a entidade participou da clínica com 12 crianças. Ele achou a iniciativa válida porque apresentou uma nova realidade aos seus comandados. “Foi a 1ª vez que eles tiveram um contato tão próximo com um árbitro da Federação Paulista de Futebol”.
 
Um dos mais animados foi o garoto Gabriel Rosa, 10 anos, da equipe do Reserva do Engenho, que atuou como árbitro e assistente. “Foi uma experiência legal. Atuar como bandeirinha foi bem mais difícil do que como juiz”.
 
Outro garoto que aceitou o desafio de arbitrar foi Gabriel de Oliveira Kirschner, 10, do CTRJ. “Foi a 1ª vez que apitei uma partida. Confesso que fiquei um pouco nervoso porque tinha muitas regras para decorar. Agora eu entendo o que os árbitros passam dentro de campo”.
 
Alexandre Maniero, diretor técnico do Alphaville, lembrou que o condomínio sempre realiza intercâmbios com outras equipes. “Mas desta vez foi diferente porque a ênfase foi dada nas regras da partida”. O pequeno Luigi, 08 anos, filho de Alexandre, também gostou da atividade, mas não quis apitar . “Fiquei com vergonha”, confessou o atleta. 
 
Apoio: a Clínica de Árbitros contou com o apoio do Condomínio Alphaville Piracicaba. Ao término do evento a Quality Ville sorteou um uniforme completo de árbitro e a Ice Creamy Shopping Piracicaba distribuiu sorvetes para as crianças.
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br