Fazemos acontecer

Grande show do Papai Noel Cantor e banda conquista o interior

Publicado em 28 de Outubro de 2016.
Foto: Divulgação/Antonio Trivelin

Com incentivo do Proac/ICMS, espetáculo inédito será visto em seis cidades paulistas

 
Visto por mais de 300 mil pessoas desde o seu início em Piracicaba, em 2000, o espetáculo do Papai Noel Cantor e Banda amplia seu horizonte e chega agora a mais cinco cidades do interior paulista: Campos do Jordão, Guararema, Mogi das Cruzes, Nova Odessa e Pirassununga. A atração obteve esse ano o incentivo do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac/ICMS (Programa de Incentivo à Cultura), e espera alcançar um público de cerca de 30 mil pessoas nas cidades onde ele será encenado. O lançamento oficial da temporada 2016 da Casa de Noel aconteceu no último dia 26, no CCP (Clube de Campo de Piracicaba). Os shows seguem em dezembro para Nova Odessa (dia 5); Mogi das Cruzes (dia 8), Campos do Jordão (dia 10), Pirassununga (dia 15) e Guararema (dia 17).
 
Com grande elenco, coreografias criativas, repertório musical variado e figurino rico em cores, o espetáculo do Papai e Mamãe Noel Cantores inova as apresentações do gênero ao fugir das tradicionais cantatas natalinas, ao mesmo tempo em que resgata a magia do Natal e interage com o público. Papai Noel lidera o show com a Panetone Banda e emociona crianças e adultos, sem deixar de lado seu bom humor e carisma. A iluminação, som e efeitos especiais completam a experiência mágica das crianças e suas famílias.
O repertório tem duração aproximada de uma hora e traz músicas com ênfase nas tradicionais canções natalinas e ritmos brasileiros como MPB, infantojuvenis e regionais. Para este ano, o show apresenta a tradicional “Então é Natal (John Lennon/Simone)”; “A Paz” (versão em português para “Heal The World”, de Michael Jackson); “É de Chocolate” (Trem da Alegria) e “Superfantástico” (Balão Mágico); “Livre Estou” (música-tema do filme “Frozen”) e “Seguindo em Frente” (Almir Sater/Renato Teixeira), entre outros sucessos conhecidos do público (veja o repertório abaixo). 
 
O espetáculo tem direção geral do publicitário e criador do Papai Noel Cantor, Bruno Chamochumbi, direção artística de Carlos ABC, produção de Fabiane Ducatti e direção musical de Hermes Petrini. 
 
O início 
Chamochumbi encarnou o Papai Noel pela primeira vez em 1997, aos 15 anos de idade, quando atuava em lojas do comércio local. Após algum tempo, o publicitário decidiu usar a imagem do Bom Velhinho para divertir as pessoas, com caráter mais lúdico. Surgia então em 2000 o projeto cultural Casa de Noel, realizado pelo MBM Escritório de Ideias, sediado em Piracicaba, interior de São Paulo. O publicitário, diretor do MBM, conseguiu nesse ano a adesão de amigos e realizou a primeira Casa de Noel em um imóvel antigo, localizado na principal rua do comércio da cidade. Arquitetos e designers de interiores, junto de parceiros, acabaram promovendo a primeira mostra de arquitetura e decoração da cidade até então, com o tema natalino, que recebeu cerca de 12 mil visitantes.  
 
Nos anos seguintes, a Casa de Noel se transformou num projeto cultural e foi apresentado na sede da Società Italiana, instituição para a qual contribuiu em sua restauração.
Desde 2007, o espetáculo foi incorporado como atração musical do projeto Canta Noel, da Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba (Setur), abrindo oportunidade para ser uma atividade itinerante.
 
Em 2009, a Casa de Noel passou a integrar o projeto Luz & Arte, da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Secretaria de Turismo (Setur). A partir daquele ano, a Prefeitura da cidade passou a montar a casinha decorada e o MBM se dedicar aos shows. Hoje, o projeto percorre diversos pontos turísticos e culturais de Piracicaba e região, como um show musical itinerante. 
 
Para Chamochumbi, o crescimento do espetáculo mostra seu carisma junto ao público. “A Casa de Noel começou como o nome diz, uma casa. Evoluiu e hoje alcança milhares de pessoas a cada ano, como um show lúdico e cheio de magia natalina. De um sonho de menino, temos os sonhos de muitas crianças e suas famílias realizados, antes de tudo, com imagens e músicas para sempre em suas memórias. Por isso, a conquista do Proac aumenta as fronteiras da nossa atuação e reforça nossa responsabilidade diante de um sonho ainda maior: a sua nacionalização”. 
 
Inspiração 
O diretor teatral Carlos ABC assumiu esse ano o espetáculo, junto de Chamochumbi e Petrini. Ele conta que o tema Natal sempre esteve presente em sua vida, por causa das festas de família. “Liberei este meu lado lúdico, emocional desde muito cedo, e esta época do ano sempre me fascinou. Tenho uma coleção de presépios, uma grande árvore de Natal, feita somente com o bom velhinho, e também interpretei por diversas oportunidades o Papai Noel e produzi encenações do nascimento de Jesus. Tudo isso me inspirou o roteiro do espetáculo da Casa de Noel”, explica. 
 
Além de própria vivência, Carlos ABC observa que se baseou também no Papai Noel feito por Bruno, que apresenta essa característica musical. “A obra consiste no encontro mágico entre crianças e o Papai e Mamãe Noel. Traz momentos de ‘superstar’ em contraponto com a submissão e veneração diante do Menino Jesus, misturando momentos cotidianos de extrema ternura na relação com a Mamãe Noel e as crianças! Uma ode à paz entre os seres humanos!”. 
 
O diretor musical Hermes Petrini acompanha o espetáculo desde o seu surgimento. “Temos uma cumplicidade e sintonia muito grande, eu e Papai Noel. Isso transparece nesses 17 anos de Casa de Noel. A experiência nos convida a repetir o que acreditamos que toca o coração das pessoas e precisa ser mantido, por ser muito importante no Natal, além de ser nossa identidade. A partir dessa premissa, queremos manter a ternura, a gentileza, a esperança e o espírito natalino”, detalha. 
 
Para Petrini, o ponto importante do espetáculo é que o Papai Noel sabe que é o segundo símbolo maior de Natal, o que não descaracteriza essa festa religiosa cada vez mais ecumênica, e não se revela consumista e capitalista. “Assim, valores são essenciais para fazer parte de nosso repertório. A inspiração maior é a necessidade de amor e esperança que todos temos, ainda mais em tempos turbulentos como o nosso”, afirma.
 
“A inspiração do espetáculo é unir a tradição dessa época do ano com os novos movimentos da humanidade, tendo a música como elemento principal e requalificando de forma delicada os símbolos do Natal”, finaliza Chamochumbi. 
 
PARCEIROS 2016
O projeto Casa de Noel 2016 é uma realização do MBM Escritório de Ideias. A apresentação é do Governo do Estado de São Paulo, através do ProacSP Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, e da Panco. O patrocínio é da Glovis e Supermercados Pague Menos. Os apoiadores são Café Morro Grande, Centerval Industrial Ltda., Lojas Kacyumara e Samapi Distribuidora. Apoio cultural de Revista Tutti, Thais Fantasias, Fale Fácil, Estampas Express, Gráfica Santa Edwiges, Lavanderia Santa Clara, Gazeta de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio POP FM, Rádio Educativa FM, Programa Muito Mais, Prefeitura de Piracicaba, Setur (Secretaria de Turismo de Piracicaba), Prefeitura de Nova Odessa, Prefeitura de Mogi das Cruzes, Prefeitura de Campos do Jordão, Conventions & Visitors Bureau – Campos do Jordão e região, Prefeitura de Pirassununga, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga, Prefeitura de Guararema. 
 
REPERTÓRIO
 
1. Jingle da Casa de Noel – Hermes Petrini
 
2. Introdução Planeta Sonho (somente instrumental) – 14 Bis
 
3. Então É Natal (cantada pelos backings e banda) – John Lennon/Simone
 
4. Do-Re-Mi – Richard Rodrigues (“A Noviça Rebelde”)
Dorme a Cidade – Chico Buarque (“Os Saltimbancos”)
 
5. A Paz – Michael Jackson/Roupa Nova
 
6. Deixei Meu Sapatinho – Cantiga popular
Natal das Crianças – Versão Blecaute/Simone
Sino de Belém – J.Pierpont/Flávia Monteiro
Quero Ver – Edson Borges/Raça Negra
 
7. Faz Um Milagre Em Mim – Regis Danese
Noites Traiçoeiras – José Carlos Papae/Voz da verdade
 
8. Boas Festas – Assis Valente/Exaltasamba 
 
9. Semente do Amanhã – Gonzaguinha
Redescobrir – Elis Regina/Gonzaguinha
 
10. É de Chocolate – Trem da Alegria 
Superfantástico – Balão Mágico 
 
11. We Wish You A Merry Christmas – Versão Hermes Petrini
 
12. Livre Estou – Kristen Anderson-Lopes/Taryn Szpilman (“Frozen”) 
 
13. Natal Branco – Irving Berlin/Simone
 
14. Se Uma Estrela Aparecer – Sandy 
 
15. O Homem de Nazaré – Claudio Fontana/Raça Negra
  Jesus Cristo – Roberto Carlos
 
16. A Cidade Ideal – Chico Buarque (“Os Saltimbancos”) 
 
17. Tente Outra Vez – Raul Seixas 
Pais e Filhos – Renato Russo
 
18. O Que Cantam as Crianças – Balão Mágico/José Luís Pelaes
 
19. Tocando em Frente – Almir Sater/Renato Teixeira
 
20. Natal Todo Dia – Roupa Nova
 
22. Jingle da Casa de Noel (Hermes Petrini)
 
Serviço:
Casa de Noel Temporada 2016 (17 anos)
Informações: (19) 3371-5944
casadenoel.com.br
facebook.com/casadenoel
Youtube: casanoelpiracicaba
Use #casadenoel2016
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Contato para entrevistas:
Andrea Mesquita
andrea.mesquita@casadenoel.com.br
(19) 99603-0962
 
 
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br