Fazemos acontecer

Construtora Adolpho Lindenberg faz descarte responsável de resíduos

Publicado em 31 de Março de 2017.
Foto: Divulgação

Só o canteiro de obras do Maralta, em Santos, destina aproximadamente 500 quilos de latas de tinta vazias para reciclagem no segundo semestre de 2016

 
 
O descarte responsável de aproximadamente 500 quilos de latas de tinta vazias, pelo canteiro de obras do empreendimento Maralta, em Santos, no segundo semestre do ano passado, significou a redução da emissão de gás carbônico equivalente a uma viagem entre São Paulo e Guarujá (172 km). A informação é de Marcelo Guaranha, gerente da qualidade da Construtora Adolpho Lindenberg. O material foi destinado ao Prolata Reciclagem, uma associação sem fins lucrativos formada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.
 
“O respeito ao meio ambiente, juntamente com a segurança do trabalho e a qualidade em todas as suas dimensões constituem importantes valores de nossa empresa. Ações para a redução da geração – desde a fase de concepção dos empreendimentos – bem como o descarte responsável de todos os resíduos gerados nos canteiros de obras estão no DNA da construtora”, salienta Guaranha.
 
Ele conta que a parceria com o Prolata foi firmada no ano passado como resultado do extenso trabalho capitaneado pelo Proteq (área responsável pelos processos, tecnologia e qualidade da construtora), junto a órgãos setoriais responsáveis pelo fornecimento de insumos para a construção civil, visando à implementação da logística reversa dos resíduos originados nos canteiros de obras. 
 
“A Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) e a Abeaço (Associação Brasileira da Embalagem de Aço) nos apresentaram ao Prolata”, conta Juliana Catanzano, integrante da equipe da qualidade da Lindenberg.
 
O gerente da qualidade afirma que a parceria com o Prolata representa um passo importante na evolução do processo de gestão responsável dos resíduos, uma vez que promove o retorno do descarte metálico, como matéria-prima, ao processo de transformação do aço.
 
“Essa parceria, além de promover a logística reversa por meio do descarte responsável do resíduo, também tem seu apelo social, uma vez que promove a inclusão e melhoria das cooperativas de reciclagem filiadas ao programa”, explica. Guaranha ressalta, ainda, que essas cooperativas, por sua vez, podem se tornar novos pontos de recepção de resíduos. “Essa multiplicação é benéfica não só para a construção civil, mas para a sociedade de forma geral”, destaca.
 
Juliana diz que todos os canteiros de obras da Construtora Adolpho Lindenberg realizam o descarte responsável dos resíduos gerados. “Promovemos tanto a separação como a destinação adequada, sempre priorizando a reciclagem à destinação aos aterros. No caso das latas de tintas, a construtora já estendeu o conceito de descarte responsável aos fornecedores dos serviços de pintura; a separação, o transporte e a destinação das latas vazias ao Prolata estão sendo feitos diretamente pelas empresas parceiras sob supervisão da construtora, inclusive com a retenção dos registros associados ao descarte”, explica.
 
De acordo com Guaranha, as cooperativas associadas ao Prolata,  além da assessoria sobre gestão do negócio, recebem treinamento, equipamentos e orientação para realização do trabalho de forma segura. Até o momento, o programa conta com 19 cooperativas associadas, totalizando 627 cooperados beneficiados e aproximadamente 7.200 EPIs (equipamentos de proteção individual) doados.
 
Maralta by Lindenberg
Com previsão de entrega para abril deste ano, o Maralta by Lindenberg é um empreendimento residencial, com torre única, em construção na rua Dr. Egydio Martins, 170, um dos pontos mais nobres da Ponta da Praia, em Santos. Com apartamentos studio, de 1 e 2 dormitórios, de tamanhos que variam de 48 a 77 metros quadrados, o empreendimento ainda tem unidades disponíveis para comercialização.
No térreo haverá lavanderia com wi-fi, espaço leitura, praça de convívio, luau place com wi-fi e dog bar. No skyclub® (área de laser na cobertura), o morador contará com fitness, salão de festas, churrasqueira, sala de massagem, piscina descoberta com deck/solarium e spa.
Serão oferecidos no condomínio serviços de concierge, portal de serviços e arrumação diária de segunda a sábado. Entre os serviços pay-per-use estarão manutenção, lavanderia, pet care, terapias e massagens, dog walk, personal trainer e gourmet.
Mais informações comerciais podem ser obtidas pelo telefone (13) 3345-5450 ou diretamente no local, onde além da central de atendimento, há um apartamento decorado na torre, disponível para visitação.

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br