Fazemos acontecer

Open Day reúne imprensa e profissionais da mostra

Publicado em 08 de Maio de 2017.
Foto: Felipe Valim

Organizadores Bruno Chamochumbi e Eduardo Pelaes apresentaram na última quinta-feira (4) a nova casa do evento para cerca de 150 convidados

 
Cerca de 150 convidados participaram na última quinta-feira (4) pela manhã do Open Day do Village Arte Decor 2017, e conheceram o novo local onde será realizada a segunda edição da mostra que reúne arquitetura, design e decoração em Piracicaba. O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri e do secretário de Obras e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Arthur Ribeiro Neto, além dos profissionais participantes da mostra, parceiros, imprensa e influencers. 
 
A primeira edição do Village Arte Decor aconteceu em 2015 no bairro Monte Alegre, e dessa vez será realizado em uma residência histórica no tradicional bairro da Vila Rezende. A partir de 1º de agosto, aniversário de 250 anos de Piracicaba, o público poderá conferir seus 18 ambientes, distribuídos em uma casa de três pisos, com cerca de 1 mil metros quadrados. 
 

Os empresários Bruno Fernandes Chamochumbi e Eduardo Pelaes, que representam o MBM Escritório de Ideias e a Public Art, respectivamente, estão novamente à frente da organização do evento. “O primeiro Village foi um sucesso, e agora estamos abraçando esse novo desafio. Muitos acreditaram no nosso trabalho, por isso estamos mais uma vez fazendo o evento”, destaca Chamochumbi. 
Para Pelaes, conquistar novamente o visitante que conheceu o Village Arte Decor 2015 é um desafio. “Na primeira edição fizemos o evento em ambientes separados, e agora todos eles estão reunidos em uma casa. É uma outra proposta, que com certeza irá agradar ao público visitante”, avalia. 
 
Junto aos profissionais, as empresas também têm na mostra uma grande oportunidade. “Este evento movimenta o trade de arquitetura, decoração e paisagismo de Piracicaba. Os lojistas querem e precisam mostrar suas novidades numa vitrine super atual e antenada aos desejos dos clientes de profissionais do setor”, destaca Chamochumbi.

 
HISTÓRIA
Novamente, o local escolhido pelos organizadores tem grande importância histórica para Piracicaba. A residência está localizada na Vila Rezende, em uma área que muitos moradores chamam de Vila Francesa, por conta de suas casas elegantes com pés direitos altos e tijolos à vista. Boa parte delas foi construída por Holger Jensen Kok, engenheiro dinamarquês-superintendente do Engenho Central, com a parceria do empreiteiro Paulo Elias Pecorari.
A casa foi construída em 1912, com estilo francês (influência da Societè de Sucreries Brasiliennes, dona do Engenho Central, datado de 1881) e 4 metros de altura em cada pavimento. Com área total de quase 1.000 m2, está localizada numa da avenida com vista para o principal cartão postal da cidade, o Rio Piracicaba.
O imóvel foi restaurado a partir de 1993 com projeto do arquiteto Celso Laetano, que manteve toda a sua originalidade. Os alicerces são com pedras do Rio Piracicaba e por isso suas estruturas não possuem rachaduras ou umidade.
 
PROFISSIONAIS E AMBIENTES
Além dos ambientes destacados abaixo, ainda há dois espaços a serem definidos pela organização do evento. Conheça os profissionais já confirmados na mostra e suas propostas para os ambientes escolhidos: 
Bruno Caffeo (técnico de edificações e designer de interiores), Lari Andrade e Denise Mokreys (designers de interiores)
Hall, escadaria e lavabo
 
Caio Pellegrino (arquiteto e urbanista) e Isadora Ferreira (arquiteta)
Bistrô Munnier: O espaço alia a gastronomia ao convívio, criando ambientações diferenciadas para receber desde casais até grupos de amigos e famílias. O projeto traz contemporaneidade e um toque de design nas composições, em um espaço aconchegante que visa o conforto e o bem-estar do público.
 
Carolina Grimalde (designer de interiores) e Gabriela Bufarah (arquiteta) 
Sala de Banho: Muito mais que simples banheiros, as Salas de Banho atendem um novo estilo de vida e conceito, se transformando também em um espaço para relaxamento. 
O projeto preserva o estilo francês da casa, usando elementos modernos que se harmonizam com a linguagem existente. A bancada personalizada e a combinação de materiais, como a madeira, o porcelanato marmorizado e a estrutura dourada, imprimem uma atmosfera refinada.
O destaque do espaço é um pórtico revestido de porcelanato marmorizado que valoriza a banheira e ganha imponência com a iluminação embutida e um pendente luxuoso. 
O aconchego fica por conta dos acessórios decorativos e da vivacidade das plantas.
 
Celso Laetano (arquiteto) 
Sala da Lareira: Espaço contemporâneo para um usuário antenado em design e mobiliário vintage. Aconchegante para receber e trabalhar, valorizando o conforto e a atemporalidade. 

Cibele Zanforlim (arquiteta e paisagista)
Piscina Natural: O ambiente traz o que há de mais inovador em piscinas com tratamentos naturais feitos por sistemas biológicos, onde plantas e peixes convivem em harmonia com seus usuários.
O espaço conta com novidades em painéis decorativos para paredes externas e apresenta uma gama de plantas aquáticas e terrestres.
A iluminação está sendo pensada para criar um ambiente cênico e aconchegante.
 
Cristiane Furlan (arquiteta) 
Living

Djansen Grecco (arquiteto), Carol Grecco (engenheira) e Amauri Neto (arquiteto e paisagista) 
Café

Gustavo Borges (arquiteto) 
Sala de jantar e cozinha
 
Gustavo Rocha (arquiteto, designer de interiores e paisagista) 
Suíte do Casal 
 
Marcela Rossi e Mônica Alexandra Gonçalves (arquitetas)
Le Petit Théâtre (Home Theater): O ambiente é um pequeno home theater, confortável e agradável para passar o tempo com a família e receber amigos.   Projetado em estilo contemporâneo, traz algumas referências parisienses para a decoração, fazendo um belo composê da atualidade com o clássico.
 
Marcelo Camargo (arquiteto) 
Studio 296: O ambiente aguça os sentidos, levando o público visitante a uma atmosfera diferente da tradicional utilizada pelo espaço. New York, Paris, New Orleans, jazz, blues, vinhos, música e pop art, entre outros, estão nas referências inspiradoras. O conceito utilizado na elaboração do projeto apresenta um ambiente acolhedor e contemporâneo, com um toque especial.
 
Maria Paula Orlando (arquiteta e paisagista) 
Praça Sucrerie: É o local de encontro dos visitantes, um espaço para colocar a conversa em dia, contemplar a vegetação em paredes e vasos, sentir seu cheiro e ouvir o barulhinho da água que cai de bicas.
 
Mayara Cristina Pereira e Bruno Bottene Cunha (arquitetos)
Sala Íntima: Partindo do objetivo de preservar a característica original do edifício, o espaço busca inspiração no estilo francês de morar contemporâneo, onde se misturam o clássico e o moderno, e a arte cumpre papel fundamental para uma decoração essencialmente elegante. Marcado pela preservação das cores claras nas paredes e do piso de madeira, e a mistura de mobília clássica combinada com peças de design moderno, o estilo da sala íntima lembra o apartamento tipicamente parisiense, o chamado appartement haussmanien (este estilo refere-se aos edifícios que em grande parte foram construídos no século 19 e hoje são muito valorizados na capital francesa). A seleção de objetos de design e obras de arte de artistas locais completa a atmosfera luxuosa e aconchegante deste ambiente, que deverá ser multifuncional para os habitantes da casa (home office/ sala de TV/ copa/ biblioteca/galeria).
 
VISITAÇÃO
Além dos ambientes, o público visitante poderá conhecer um ateliê itinerante de doces, bistrô, cafeteria, participar de exposições de arte e oficinas, mini-cursos, degustações e eventos gastronômicos.
 
A mostra estará aberta ao público entre os dias 3 de agosto e 17 de setembro de 2017, às quintas e sextas-feiras, das 16h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h30. Os ingressos para visitação custam entre R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira). Professores, idosos acima de 60 anos e estudante pagam meia entrada. Pessoas com mobilidade limitada terão acesso livre à casa. 
 
Mais informações e contato para entrevistas: 
Andrea Mesquita 
(19) 99603-0962
andrea.mesquita@mbmideias.com.br
 

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br