Fazemos acontecer

Pluralismo da arte contemporânea é marca registrada do Village Arte Decor 2017

Publicado em 20 de Julho de 2017.

Segunda edição do evento ocorre entre os dias 3 de agosto e 17 de setembro, em Piracicaba

 
A arquitetura contemporânea, marcada por diferentes influências e manifestações, é característica presente em praticamente todos os espaços que compõem a segunda edição do Village Arte Decor. Em 2017, o evento chega à segunda edição e transforma um imóvel construído em 1912, na Vila Rezende, em Piracicaba (SP), em referência no segmento arquitetônico, entre os dias 3 de agosto e 17 de setembro.
 
A data de lançamento do evento foi pensada para coincidir com o aniversário de 250 anos de Piracicaba. “Teremos gastronomia, espaços culturais e, claro, os ambientes maravilhosamente projetados por importantes arquitetos, designers e paisagistas de Piracicaba, como um presente à cidade”, conta Bruno Chamochumbi, um dos criadores do evento.
 
A primeira edição do Village Arte Decor aconteceu em 2015, no bairro Monte Alegre. Nesta segunda edição, o público pode conferir os 18 ambientes, distribuídos em casa de três pisos, com cerca de mil metros quadrados.
 
O evento é organizado pelos empresários Bruno Fernandes Chamochumbi e Eduardo Pelaes, com chancela do MBM Escritório de Ideias.
 
França
Neste contexto, a tradição francesa reconhecida por ser sofisticada, luxuosa, clássica e elegante, inspirou as arquitetas Marcela Rossi e Mônica Alexandra Gonçalves.  A dupla assina o Le Petit Théâtre (Home Theater), um espaço confortável e agradável para passar o tempo ao lado da família ou ainda receber amigos. 
 
Nessa mesma atmosfera, a arquiteta Cristiane Furlan criou a “Sale de la musique”, um espaço contemporâneo com circulação cruzada, pois possui várias portas, que dão acesso a outros ambientes, deixando o sofá no centro do ambiente ser o protagonista. “O sofá favorece a circulação, o convívio e a interlocução. Este tipo de layout é uma tendência, assim como as cores mais escuras utilizadas no ambiente, que favorecem a introspecção”, conta Cristiane. 
 
Preservar o estilo europeu do imóvel onde acontece a mostra e trazer elementos modernos que harmonizam com a linguagem existente foram os pontos analisados por Carol Grimalde e Gabriela Bufarah, responsáveis pela Sala de Banho. “Muito mais que simples banheiros, as Salas de Banhos entram em cena para atender um novo estilo de vida. Além disso, o espaço é ideal para relaxar”, explicam as arquitetas.
 
A bancada personalizada do ambiente e a combinação de materiais como madeira, porcelanato marmorizado e estrutura dourada imprimem uma atmosfera refinada. 
 
Manter as características originais do edifício também foi a opção de Mayara Cristina Pereira e Bruno Bottene Cunha, que trazem o requinte da França para a Sala Íntima. No ambiente, a dupla mistura o clássico e o moderno.
 
“A arte cumpre papel fundamental para uma decoração essencialmente elegante. Marcado pela preservação das cores claras nas paredes e do piso de madeira, misturamos a mobília clássica combinada com peças de design moderno. O estilo do ambiente lembra o apartamento tipicamente parisiense, o chamado ‘Appartement Haussmanien’, que remetem as construções do século XIX”, explicam os profissionais.
 
Projetada para um casal moderno e sofisticado, que adora conhecer o mundo, a Suíte Máster do Casal Viajante está entre os espaços que se inspiraram no país europeu. Em um ambiente clean, elegante, que mescla o moderno e o clássico de forma harmônica e atual, Gustavo Rocha busca resgatar e preservar as memórias do casal, com peças e fotos pinçadas em cada viagem.
 
Estilo
Gustavo Alonso Borges assina a Cozinha e Sala de Jantar que evidenciam o estilo clássico em uma roupagem contemporânea. “Traz a lembrança do passado com a consciência de um futuro ainda a ser vivido”, explica o arquiteto.
 
Ambientes sociais
A entrada da casa tem um apelo à natureza, com um grande muro verde. O projeto é da arquiteta Livia Ferreira. “Além disso, teremos uma cobertura iluminada com pendentes lembrando estrelas”, conta.
 
A Piscina Natural da casa traz o que há de mais inovador em piscinas com tratamentos feitos por sistemas biológicos, no qual plantas e peixes convivem em harmonia com seus usuários. De autoria de Cibele Zanforlim, o espaço apresenta ainda painéis decorativos para paredes externas e uma gama de plantas aquáticas e terrestres.
 
A poesia e a arte por trás do Engenho Central inspiraram Bruno Caffeo, Lari Andrade e Denise Mokreys a criar a área que compreende hall de entrada, lavabo e escadarias de acesso ao segundo andar. “Vamos transformar história em cores, texturas e composições que refletem a importância da cana-de-açúcar e do desenvolvimento de Piracicaba. Tudo será relembrado em vários artistas que fizeram da cidade uma referência”, explica Caffeo.
 
A Praça Sucrerie é um dos pontos de encontro dos visitantes do Village Arte Decor. No espaço, Maria Paula Orlando apresenta vegetação em paredes e vasos. 
 
Outro local de confraternização, o Studio 296, de autoria de Marcelo Camargo, propõe a união da arquitetura, design, arte e música. A intenção é aguçar os sentidos e levar o público a uma atmosfera diferente. 
 
Ainda na linha de reunir pessoas, Celso Laetano está à frente da Sala da Lareira. O local conta com design e mobiliário vintage. Além de valorizar o conforto, o ambiente é atemporal.
 
Gastronomia
Caio Pellegrino e Isadora Ferreira assinam o Bistrô Munnier, que alia gastronomia e o convívio entre os visitantes. O espaço traz uma ambientação diferenciada para receber diversos grupos de pessoas. 
 
“O projeto apresenta contemporaneidade e um toque de design nas composições, em um ambiente aconchegante”, explica o profissional.
 
Já o Café Villa Savoye conta com uma mistura de sensações ao unir arquitetura, design e paisagismo. Ele foi desenvolvido pelo arquiteto Djansen Grecco e a engenheira Carol Grecco.
 
O evento tem patrocínio master de Construtora Adolpho Lindenberg e da Indusparquet.
 
Serviço:
Village Arte Decor
De 03 de agosto a 17 de setembro
Endereço: Av. Maria Elisa, 296 - Vila Rezende - Piracicaba - SP
 
Quinta a domingo
Quintas e sextas-feiras: 16h às 21h30
Sábados, domingos e feriados: 11h às 21h30
 
Valor: R$12 (inteira) e R$6 (meia entrada)
 
Mais informações: (19) 3371-5944 / Facebook e Instagram: @villageartedecor

Mais Notícias Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua XV de Novembro, 1809  Nova América  CEP 13416-756  Piracicaba  SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br