Fazemos acontecer

Que seja doce…

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 30ª Edição | Dezembro | 2017
Foto: Felipe Valim

Por Cristiane Bonin

Tem coisa mais prazerosa do que degustar um bom chocolate ou um doce feito com capricho, por mais simples que possa ser?
 
Os doces foram criados como alimento de grande valor enérgico para viagens longas, e as suas receitas já variavam conforme a região geográfica. Nos tempos de Noé, os viajantes consumiam uma pasta doce e pegajosa com frutas e cereais. Os egípcios faziam seus doces com mel e frutas. E a Índia foi a responsável por introduzir o açúcar. O cacau aparece no período pré-cristão como bebida alcoólica, processo repetido pelas civilizações maia e asteca, que também usavam a fruta como moeda – 10 favas valiam um coelho, por exemplo – mas o chocolate mesmo era reservado para cerimônias e só era consumido pela nobreza.
 
Hoje, o mundo dos doces cabe em muitos paladares, dos sofisticados a uma simples e tradicional caçarola. Para os que amam estas iguarias, a RevistaTutti selecionou três grandes profissionais com conhecimento para levar seupaladar a uma experiência memorável. Acompanhe!! 
 
Le Sucré


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Qualidade das renomadas chocolatarias mundiais aliada à alta confeitaria e preço acessível. Esta é a fórmula da Le Sucré, a doceria premium do chef chocolatier Fabrício Provenzano. Seja para eventos, festas ou no varejo, o profissional vive uma constante diária de criações para as suas receitas requintadas de bombons e doces finos. Cada um deles é planejado e desenvolvido com base nas técnicas aprendidas com grandes nomes do chocolate. “Apresento novas receitas todas as semanas”, conta ele.
 
Há cerca de dois anos, Provenzano saiu da cozinha industrial para se dedicar exclusivamente ao chocolate em forma de arte e escultura. Aos 26, já tem no currículo cursos com os chefs Diego Lozano (da Escola de Confeitaria, nome referência nas competições de esculturas de chocolate), Sérgio Shidomi (outra referência em esculturas e vencedor sul-americano do World Chocolate Masters) e Simone Izumi (conhecida como a arquiteta que ‘virou chocolate’).
 
Associada à técnica de temperagem (choque térmico) do cacau com a manteiga de cacau, o chef Provenzano trabalha com matérias-primas selecionadas para fazer brilhar suas receitas com chocolate temperado – tipo com sabor e qualidade superior, diferente do tradicional fracionado, que contém gordura vegetal.
 
O chocolate da marca Callebaut – de padrão internacional, feito com frutos africanos e processado em maquinário belga junto com o leite da mesma região – é o tipo utilizado na cozinha da Le Sucré. “Também não uso essências, apenas frutas e amêndoas ou pastas importadas elaboradas a partir do ingrediente”.

 
Seja para casamento ou para se deliciar em casa, a Le Sucré prepara seu chocolate tipo premium a partir de R$ 40 a caixa com 12 bombons. O chef também faz
doces tradicionais como brigadeiro gourmet, olho-de-sogra, camafeu, bem-casado e bolos (festas e casamento). Acompanhe as novidades do chef Provenzano
via WhatsApp.
 
Contatos – (19) 98131-9129 – doceslesucre@hotmail.com
Facebook e Instagram: doceslesucre
www.doceslesucre.com.br
 

 
Doces Ari

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ela encontrou na cozinha seu coração e profissão. Ariane Godoy Amaral, 29, colocou um ponto final, há um ano, no seu dia a dia estressante na área contábil para tornar-se uma profissional dos doces. “Fui assistente contábil durante oito anos, e sentia que não era o que eu queria. Estressada, não ficava legal mesmo em casa. O descontentamento vai afetando tudo. E, neste momento, a cozinha sempre foi meu escape”.
 
Inspirada pela mãe Luzia e incentivada pela família, ela mudou de vida. Lançou sua marca, Doces Ari, há um ano. Fez cursos técnicos em instituições profissionalizantes como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e cursos livres em lojas do segmento varejista e via on-line, inclusive com a chef pâtissier Janaína Suconic. Da confeitaria à chocolataria, Ari preparou-se para atender aos pedidos mais diversos, de festas de casamento a datas comemorativas, como Páscoa e Natal. “Este é um mercado que tem novidades constantes, então estou sempre me atualizando para inovar na cozinha e surpreender meu cliente.”
 
Suas receitas de bolo incluem técnicas com pasta americana, papel de arroz, naked e drassed cake, e cobertura com placas de chocolate. “O diferencial de todos os meus bolos é uma quantidade generosa de recheio”, conta. Pão de mel recheado, bolo de rolo e de pote também integram este cardápio.
 
Entre os doces unitários, ela destaca os bombons de avelã, prestígio, de cachaça; brigadeiros nobres, como o com pistache e hortelã; brownie recheado de doce de leite; e os tradicionais como mousse e cajuzinho. Para o casamento, Ari tem 14 opções e os destaques são o fudge e tartufos de coco com chocolate e os tradicionais, apresentados com base em suas receitas originais, o camafeu e o bem-casado.
 
A profissional desenvolve receitas com 100% cacau e trabalha com chocolates nobres da Garoto, Melken e da Sicao, marca da famosa Callebaut. “Cozinho com os melhores ingredientes e com amor. O que me faz mais feliz é receber o retorno positivo do cliente”.
 
Contatos – (19) 2533-1865 e 98182-7079
Facebook.com/DocesAri
Instagram: @docesari_ariane_rodrigo
 
 
 
 
   
  
Sil Tortas e Bolos Caseiros

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cozinha de mãe. Esta é a linha gastronômica da autodidata Silvana Ribeiro. Tudo começou com uma receita de bolo inglês, apresentada por uma amiga recém-chegada da Europa. Com o sucesso da iguaria nasceu a marca Sil Tortas e Bolos Caseiros. Atualmente, a profissional desenvolve na mesma receita as versões
diet, fitness, integral e vegana, com a aprovação de uma profissional de nutrição.
 
À base de nozes, maçã, uvas-passas, canela, trigo integral e aveia, o bolo inglês da Sil tem zero açúcar e gordura, e é rico em fibras, ideal para quem mantém uma dieta por saúde ou para malhar. A versão vegana tem toda garantia de não levar produtos de origem animal, como ovos e leite.
 
A torta de morango com maçã é destaque do menu dedicado e singular de Silvana. Para os apaixonados por chocolate, ela faz a torta de morango com adição de brigadeiro. Mousse de chocolate meio- -amargo recheado de bolo e o escondidinho de chocolate coberto com merengue também fazem parte da confeitaria da Sil – as sobremesas são preparadas em porções individuais ou sob encomenda; o escondidinho também é vendido em tamanho grande para ser servido após um almoço em família ou em um jantar entre amigos.

Os salgados também são elaborados com muito capricho. Em porção individual ou para aproximadamente 10 pessoas, a Sil faz tortas integrais nos sabores de frango com azeitona preta coberta de queijo parmesão, brócolis com requeijão e queijo e palmito com azeitona verde e queijo parmesão.
 
Todos os produtos têm entrega no endereço solicitado pelo cliente e também são comercializados durante a semana em visitas aos melhores pontos da cidade. “O meu diferencial é a comida caseira, feita na hora com o conceito de cozinha de mãe. Trabalho com as melhores marcas de ingredientes e não cozinho nada com conservantes. Minhas receitas são desenvolvidas à base de muita inspiração, por isso, gosto de cozinhar sozinha, apenas acompanhada por uma boa música.”
 
Contatos – Whatsapp (19) 98273-6983
Facebook.com/silvanatortasebolos
Instagram: @sil_tortas_bolos_caseiros
 
 
 
 

 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br