Dois roteiros diferentes e movimentados que mostram uma parte da Europa ainda nem tão explorada pelas agências de turismo, ou seja, as paradas não incluem nem Roma nem Paris. É o que a Geográfica Turismo oferece neste meio do ano, para quem deseja aproveitar o final de junho e o início das férias de julho para uma viagem estimulante em vários sentidos.
“Eu pensei em passar por lugares diferentes para quem já conhece a Europa. São culturas diferentes de tudo o que temos no Brasil. São lugares onde se pode aprender não apenas visitando cidades e monumentos, mas também vendo o respeito pelo cidadão que existe nesses locais”, conta o diretor da agência, Lorenzo Stefani.
Tanto que Stefani lembra que sempre esses países são colocados em primeiro lugar na lista de Desenvolvimento Humano divulgada a cada ano. “São países da Escandinávia, com muitas belezas naturais, mas nosso roteiro será basicamente urbano, com passagens pelas capitais de cada um”, detalha.
A saída acontece no dia 26 de junho, com primeira escala em Amsterdam, na Holanda. Depois o roteiro prossegue por Copenhague (capital da Dinamarca), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Helsinque (Finlândia). O trajeto termina no dia 10 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. Tudo com direito a acompanhamento em todo o percurso, e ligações entre as cidades feitas por trem ou trem noturno com cabine.
O segundo roteiro tem saída prevista do Brasil para o dia 7 de julho, mas Stefani diz que é possível fazer os dois programas em conjunto. Aqui o destaque é o Leste Europeu, região que vem passando por uma série de mudanças. “Já foi considerada a parte mais pobre da Europa, mas hoje está se levantando. E aquela característica da migração para outros já vem diminuindo bastante”, conta Stefani.
O itinerário começa em São Petersburgo, na Rússia, prossegue por Moscou e Kiev (na Ucrânia), passa por Minsk (Bielorrússia) e vai até Varsóvia e Cracóvia, na Polônia. A chegada acontece no dia 24 de julho em Berlim, capital da Alemanha. Também é oferecido acompanhamento durante todo o trajeto e hospedagem em hotéis de categoria superior.
E para provar que não deixou a tradição europeia de lado, a Geográfica também organiza um grupo chamado Itália Básica. O percurso, de nove dias, começa no dia 1º de agosto e inclui Veneza, Verona, Florença e Roma. (por Ronaldo Victoria)